Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

5 dicas: saiba como se alimentar de forma saudável no verão

Nutricionista indica cuidados necessários com a alimentação na época mais quente do ano

06/02/2020 - 09h49
5 dicas: saiba como se alimentar de forma saudável no verão - Nutricionista indica cuidados necessários com a alimentação na época mais quente do ano

Foto: Camila Cunha

Durante o verão é comum que as pessoas procurem alternativas de alimentação mais leves e refrescantes para combater o calorão da estação. As altas temperaturas do verão fazem com que naturalmente o corpo sue e perca mais água. A professora Rochele Rodrigues, especialista em Qualidade de Alimentos, dá cinco dicas de como se alimentar de forma saudável e segura na hora de preparar refeições saborosas.

1. Saudável durante o ano todo: adotar uma alimentação balanceada é fundamental, independente da estação. Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, é importante dar preferência aos alimentos in natura ou minimamente processados.

  • Frutas, verduras e legumes são ótimas fontes de vitaminas, minerais, fibras e água, além de serem leves e refrescantes nos dias quentes. Uma sugestão é consumir as frutas da estação, como o morango, melão e pêssego.
  • As carnes brancas e cortes de carne bovina magra são as mais indicadas para esta época. Varie entre grelhados, cozidos e assados, evitando as frituras, que não combinam com o clima quente do verão e são extremamente calóricas.
  • Evite comer alimentos industrializados e congelados em excesso, como salgadinhos, bolachinhas recheadas e embutidos. Eles costumam apresentar grande quantidade de sódio, gorduras e açúcares.

2. Beba bastante água: durante o verão, época em que as temperaturas ficam mais elevadas, é preciso ter mais atenção para consumir alimentos ricos em líquidos.

  • A melhor forma de manter a hidratação em dia é por meio da ingestão de líquidos. O consumo de chás, sucos naturais sem açúcar, água de coco, saladas cruas, legumes e frutas também pode auxiliar na hidratação do organismo.
  • Uma dica legal e saborosa é adicionar pedaços de gengibre, laranja, limão, hortelã e outras frutas para aromatizar a água de acordo com a sua preferência.
  • Os refrigerantes são contraindicados pelo alto índice de açúcar, assim como sucos industrializados. Por isso o consumo deve ser restrito, da mesma forma que as bebidas alcoólicas.
5 dicas: saiba como se alimentar de forma saudável no verão - Nutricionista indica cuidados necessários com a alimentação na época mais quente do ano

Foto: Camila Cunha

3. Cuidados com a higiene e conservação: Com as altas temperaturas, aumenta o risco de contaminação dos alimentos, gerando toxinfecção infecção alimentar.

  • Reduza o risco da contaminação higienizando corretamente os alimentos, frutas, verduras e legumes. Você pode utilizar uma solução de água sanitária com água filtrada, por exemplo. Utilize uma colher de sopa para cada litro de água, deixe de molho por 15 minutos e depois enxague bem os alimentos.
  • Não deixe comidas fora da refrigeração após o consumo ou preparo. Elas devem ser guardadas na geladeira para evitar a contaminação.

4. Refeições leves para não deixar o dia pesado: De preferência para alimentos mais leves e ricos em água e nutrientes para evitar a sensação de cansaço. Não fique longos períodos sem se alimentar durante o dia.

  • Frituras e alimentos gordurosos costuram deixar a digestão mais lenta, piorando sintomas como mal-estar e fadiga, sensações comuns durante o verão devido ao calor.
  • Também é corriqueiro que algumas pessoas tenham menos apetite durante essa época do ano. É importante lembrar de se alimentar corretamente para que seu corpo se mantenha saudável.

5. Saiba a procedência dos alimentos: Além de conferir se a comida não está vencida, vale levar em consideração a procedência do que você consome.

  • Verifique sempre a data de validade dos alimentos e se a embalagem não está com alguma alteração, amassada ou estufada.
5 dicas: saiba como se alimentar de forma saudável no verão - Nutricionista indica cuidados necessários com a alimentação na época mais quente do ano

Foto: Bruno Todeschini

Faça você mesmo

A nutricionista e professora Rochele Quadros preparou três dicas bônus para você fazer sucos que combinam com esse período do ano. Confira:

Suco de abacaxi com hortelã digestivo

Ingredientes

  • 1 fatia grossa de abacaxi
  • 4 folhas de hortelã
  • 150ml de água de coco
  • 4 cubinhos de gelo de couve

Modo de preparo

Coloque os ingredientes no liquidificador e bata. Tome em seguida. Para os cubinhos de gelo de couve, utilize: três folhas de couve higienizada para cada 200ml de água. Bater no liquidificador e depois colocar este suco em formas de gelo. Desenforme na hora de fazer o suco.

Suco vermelho energético

Ingredientes

  • 1 maracujá (polpa sem as sementes)
  • 1 cubo pequeno de beterraba
  • 4 fatias finas de gengibre
  • 200ml de água de Coco

Modo de preparo

Coloque os ingredientes no liquidificador e bata. Tome em seguida. Cuide para bater o maracujá sem as sementes.

Suco do bronzeado perfeito

Ingredientes

  • 1/3 cenoura pequena
  • Suco de 2 laranjas
  • 2 fatia de manga
  • 1 fatia de gengibre

Modo de preparo

Coloque os ingredientes no liquidificador e bata. Tome em seguida.

 

Sobre a professora

Rochele de Quadros Rodrigues é coordenadora do curso de Gastronomia, especialista em Qualidade de Alimentos e Alimentação Saudável e leciona também no curso de Nutrição.

Os cursos de Gastronomia, Nutrição e Alimentação Saudável

O Pós PUCRS Online oferece a especialização em Alimentação Saudável, ministrado por grandes nomes da área, como Bela Gil, apresentadora e chefe-de-cozinha. Nesse curso os mundos da gastronomia, da nutrição e do empreendedorismo são vistos sob a ótica teórica e prática, com foco na criação, produção e comercialização de alimentos saudáveis.

O curso de Gastronomia tem uma proposta criativa e empreendedora, com competências e conhecimentos científicos para planejar, gerenciar e operacionalizar produções culinárias, atuando nas diferentes faces dos serviços de alimentação.

Já em Nutrição, você aprenderá a tratar o alimento além dos nutrientes. A comida está relacionada ao afeto, os sentidos e transforma as pessoas, comunidades e sociedades. Você será preparado para atuar com a prevenção, promoção e reabilitação da saúde, buscando sempre o bem-estar das pessoas por meio da alimentação.

Ambos os cursos estimulam o trabalho em equipe interdisciplinar, no processo educativo e terapêutico. Os alunos vivenciam a história, a cultura, a ciência e a arte culinária, valorizando a cadeia produtiva e o tratamento dos alimentos em prol da saúde.