5 dicas como se organizar para 2022 antes da virada do ano

Confira sugestões de como planejar sua vida pessoal, profissional e acadêmica

23/12/2021 - 17h45

Foto:Pexels

Com a chegada do novo ano que se aproxima, costumamos ficar mais reflexivos e começamos a revisitar nossas resoluções de vida. Junto disso, chega também um novo semestre para se reconectar, se reencontrar, se redescobrir na Universidade. Para embarcar com mais segurança e assertividade em 2022, que tal aproveitar esse período para se planejar? Confira algumas dicas que preparamos para te ajudar:  

1. Dê os primeiros passos na organização da sua rotina acadêmica  

Aproveite as férias para recarregar as energias! E para garantir um retorno ainda mais tranquilo, já é possível dar o primeiro passo para a organização do próximo semestre e fazer o seu Planejamento de Matrícula. Fique atento/a a sua escala rematrícula! 

Neste momento, também pode ser bom prever o que cabe no seu dia a dia e o que deseja realizar no próximo semestre. Uma boa forma de manter a disposição ao longo dos meses de aula, por exemplo, é dividir as tarefas em partes gerenciáveis. Saiba como criar uma rotina de estudos que faça sentido para você. 

2. Planeje sua carreira

Um mesmo curso possibilita várias atuações no mercado e essa é uma estratégia que precisa ser pensada em diferentes momentos da vida. Saiba como planejar a sua carreira desde a graduação e ao longo da sua trajetória profissional 

Já acompanha o Instagram do PUCRS Carreiras? Se você estiver pensando em fazer uma transição de carreira, confira como tornar seu currículo atrativo e como produzir conteúdo para LinkedIn, a maior plataforma profissional do mundo. Se oficinas e programas de desenvolvimento ligados a temática do empreendedorismo e inovação estão no seu radar, siga o Idear. 

Se você sonha em seguir para o Mestrado e Doutorado, é possível iniciar esse processo ainda durante a graduação. Conheça o programa Integra Pós, que possibilita que você realize disciplinas dos Programas de Pós-Graduação da PUCRS, conecte-se com áreas de pesquisa e tenha contato com novas temáticas por meio do G-PG e do G+1. 

3. Seja presença responsável por onde for

Este também costuma ser um período de reencontros e, felizmente, graças à vacinação, cada vez mais eles se tornam possíveis. Com a retomada integral das aulas presenciais no próximo semestre, será necessário um ajuste na rotina para o retorno ao Campus.  

Estamos te esperando e prontos para auxiliar nessa volta que será muito especial e pautada pela presença responsável. A qualidade do nosso ensino presencial será potencializada por novas experiências digitais que irão complementar o dia a dia acadêmico garantido ainda mais autonomia, praticidade e aprofundamento dos conteúdos de sala de aula. 

Seguiremos colocando a proteção e saúde das pessoas em primeiro lugar, atendendo a todos os protocolos sanitários e aprimorando medidas e cuidados de segurança. É importante lembrar que a pandemia não acabou e é necessário ser presença responsável por onde for e relembrar protocolos sanitários. Confira nossas dicas para uma convivência segura.

4. Descubra o que você quer fazer em 2022

Pode parecer clichê, mas quando se faz o que gosta, o trabalho deixa de ser apenas um emprego e os estudos passam a ser um investimento em quem você quer se tornar. Saiba como se preparar a rotina do trabalho e das aulas após as férias para retornar com entusiasmo e novas ideias.  

5. Pratique o autoconhecimento

Saber identificar suas competências, vulnerabilidades, desejos e comportamentos é uma habilidade fundamental para o desenvolvimento individual. Praticar o autoconhecimento, no entanto, nem sempre é fácil. Confira 5 dicas de como se conectar com seu eu interior e ter novas experiências.  


Leia Mais Veja todas