5 dicas para se motivar a estudar um novo idioma

Confira como exercitar o aprendizado para além da sala de aula

22/11/2022 - 10h00

Foto: Bruno Todeschini

Aprender um novo idioma é uma tarefa que leva tempo e, sem dúvida, esforço. Não importa como você prefira estudar, seja por contra própria ou com um professor em um curso, é essencial ter foco e disciplina nessa jornada – e se manter motivado durante o processo. Para quem quer tornar esse aprendizado ainda mais rápido e dinâmico, o Centro de Idiomas da PUCRS (Lexis) está com inscrições abertas para os cursos intensivos de alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês, mandarim e russo, que iniciam em janeiro.  

Separamos 5 dicas para manter a motivação no estudo de um novo idioma e incrementar ainda mais o seu aprendizado. Confira: 

1. Estude pelo menos 15 minutos por dia

Todo novo conhecimento, quando adquirido, precisa ser fixado na memória. E nada melhor para memorizar novos aprendizados do que tirar um tempo do seu dia para revisar o que estudou. Os métodos de estudo variam de pessoa para pessoa: alguns conseguem um estudo efetivo apenas lendo, outros se dão melhor anotando/grifando o conteúdo, outros fazem mapas mentais, etc. Encontre o método que funciona melhor para você. 

2. Trace objetivos e metas

Outra excelente forma de se manter motivado a estudar um novo idioma é ter em mente o(s) seu(s) objetivo(s) nesse processo: pode ser uma viagem, um intercâmbio, uma melhor oportunidade profissional ou simplesmente a vontade de aprender algo novo. Também é importante estabelecer metas de aprendizado e se orgulhar do seu próprio progresso, tendo sempre em mente de que cada pessoa tem seu ritmo e seu tempo.  

3. Forme grupos de conversação

Tão importante quanto estudar e fixar algo na teoria é exercitá-lo na prática. Quando você está aprendendo um novo idioma, está estudando não apenas para conseguir ouvir e ler na língua em questão, mas também se expressar nela – logo, praticar a fala é fundamental. Reúna amigos que estejam estudando o mesmo idioma que você e formem um grupo de conversação – pode ser muito útil tanto para praticarem a fala quanto para vocês tirarem dúvidas e corrigirem os erros uns do outros, criando um processo de aprendizagem colaborativo.

4. Invista em autoconhecimento

Essa dica vale principalmente como um complemento para a primeira: é preciso autoconhecimento para saber qual método de estudos funciona melhor para você. Quanto mais nos conhecemos, melhor identificamos estratégias eficazes para fixar o conhecimento que adquirimos. Procure entender como é o seu jeito de aprender, o que surte efeito no seu processo de aprendizagem e o que não faz sentido. 

5. Insira práticas de aprendizagem no dia a dia

Um jeito muito interessante – e eficaz – de estar fixar o aprendizado de um novo idioma é por meio da imersão pelo lazer. Ouça música prestando atenção nas palavras, use aplicativos e assista a vídeos nos idiomas que você está estudando. Ler livros na língua estudada também é uma boa opção para praticar a língua. 

Leia também: 5 filmes e séries disponíveis em serviços de streaming para praticar idiomas 

Inscreva-se nos cursos intensivos de idiomas do Lexis 

Que tal começar 2023 complementando seu currículo e fazer uma imersão em uma nova cultura? As inscrições para os cursos intensivos de idiomas do Lexis vão até o dia 16 de janeiro, quando começam as aulas. Inscreva-se antecipadamente e garanta desconto!

Estude um novo idioma em 2023


Leia Mais Veja todas