5 dicas: filmes para assistir durante o verão

Fabiano Grendene, coordenador do curso de Produção Audiovisual, indica obras cinematográficas

16/01/2020 - 14h56
fabiano_grendene

Professor Fabiano Grendene / Foto: Cassiana Martins

Além do entretenimento, bons filmes sempre agregam culturalmente. Quem nunca se viu envolvido com um enredo, emocionado com a história de um personagem ou encantado com a produção cinematográfica?

Para quem deseja adquirir conhecimento profissional sobre o mercado audiovisual, atuando na criação em diversas áreas do setor, a especialização em Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais é a dica. E o melhor: está com inscrições abertas.

Já para quem quer entrar no clima da premiação do Oscar, que acontece no dia 9 de fevereiro e consagra as melhores obras do cinema mundial produzidas em 2019, o professor Fabiano Grendene, coordenador do curso de Produção Audiovisual da PUCRS, sugere dois indicados à Melhor Filme. Para completar as cinco dicas, obras já premiadas no Festival de Cannes. Confira a lista completa de sugestões para aproveitar o verão assistindo grandes produções do cinema:

2020_01_16-historia_casamento1. História de um Casamento, direção de Noah Baumbach (2019)

“O filme já arrebata desde a abertura fulminante. Sabemos que um casal vai se separar, mas ficamos impactados pela maneira como Baumbach inicia essa jornada: um protagonista falando do outro, geralmente de forma elogiosa. Trabalham juntos, cuidam do filho, são felizes. Ou melhor, eram”.

Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante para Laura Dern no Globo de Ouro. Seis indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme.

2020_01_16-o_irlandes2. O Irlandês, direção de Martin Scorsese (2019)

“Em mais de três horas, Scorsese faz uma reflexão sobre o tempo, as transições da vida e o fim. Em primeiro plano, há uma história de máfia, permeada por traição, sangue e culpa. Mas ainda há algo por trás, a meditação sobre o encerramento de uma fase épica no cinema, personificada por Robert De Niro, Al Pacino, Joe Pesci e Harvey Keitel.  Em homenagem a todos eles, vale a pena ver sem interrupção”.

Dez indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme.

2020_01_16-atlantique3. Atlantique, direção de Mati Diop (2019)

“O filme mostra uma trama que se passa nos subúrbios de Dakar (cidade que costumamos associar ao famoso rali). No filme, os primeiros minutos já nos apresentam a dura realidade do local, marcado pela exploração dos trabalhadores que pegam pesado na construção e ainda não recebem salário”.

Vencedor do Grande Prêmio do Júri, no Festival de Cannes, em 2019.

2020_01_16-retrato_jovem_em_chamas4. Retrato de uma jovem em chamas, direção de Céline Sciamma (2019)

“Ao mostrar o nascimento de um amor aparentemente sem futuro, Retrato de uma Jovem em Chamas capta a beleza dos instantes únicos que marcam o início de uma relação. De quebra, sublinha como a arte pode espelhar a subjetividade humana. O plano final, um dos desfechos mais poderosos do cinema recente, comprova isso”.

Prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes de 2019.

2020_01_16-vida-invisivel5. A vida Invisível, direção de Karim Aïnouz (2019)

“Eurídice e Guida, duas irmãs separadas pelo machismo paterno, acabam vivendo na mesma cidade, mas nunca se encontram. Os enquadramentos elípticos valorizam não só a imagem vista, mas o que não é mostrado. O som, rico em texturas que evocam a natureza, ajuda a transformar A Vida Invisível em uma experiência sensorial”.

Prêmio de Melhor Filme na Mostra Um Certain Regard, no Festival de Cannes de 2019.

 

Sobre o professor

Fabiano Grendene é roteirista e diretor de cinema e televisão desde 1996, tendo realizado oito curtas-metragens e os longas-metragens A Última Estrada da Praia (2010) e Nós Duas Descendo a Escada (2015). É coordenador do curso de Produção Audiovisual e professor na especialização em Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais.

Curso de Produção Audiovisual

O diplomado em Produção Audiovisual pela PUCRS poderá atuar em roteiro, produção, direção, captação e edição de imagem e som e pós-produção, para obras de diferentes gêneros e formatos.

O curso também possui integração com o Centro Tecnológico Audiovisual do Rio Grande do Sul (Tecna), referência na produção audiovisual gaúcha. Já passaram pelo Centro cenas de cinema, filmes publicitários, séries do Netflix, conteúdos para internet e games.

Ficou interessado no curso? Ele está com inscrições abertas para o próximo semestre. Saiba mais sobre como ingressar em Produção Audiovisual.


Leia Mais Veja todas