5 dicas de como se preparar para fazer a prova online do Vestibular

Confira sugestões e detalhes importantes que você não pode esquecer no dia do exame

27/10/2022 - 07h59
redação, aula online

Foto: Unsplash

Se você já fez a sua inscrição para o Vestibular 2023, agora é só se preparar e se concentrar para o dia da prova de redação online. A prova tem duração total de 1h ininterrupta, contada a partir da autorização do seu início. O Vestibular da PUCRS conta com uma plataforma especializada com mecanismos de segurança para evitar fraudes.  

Confira alguns pontos que vão ajudar você a evitar imprevistos e a responder o exame com mais tranquilidade:  

1. Não tente colar

Não utilize materiais de consulta durante a prova, pois tudo o que você fizer será registrado. A plataforma utilizada conta com recursos de plug-in; vigilância online por inteligência artificial e por um humano; gravação do vídeo, som e tela de participantes e processo de autorização para início da prova.

2. Cuidado para não se atrasar

É necessário acessar o sistema pelo menos 20 minutos antes do horário da prova para realizar a captura de imagem do rosto do/a candidato/a e dos documentos de identificação. Confira seu e-mail e senha de acesso antes de iniciar a prova e não deixe outras páginas e programas abertos no computador.

3. Separe os documentos necessários

No momento da captura dos documentos você poderá utilizar a Carteira de Identidade, Registro de Identidade Civil (RIC), Registro Nacional de Estrangeiro (RNE), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho, Passaporte e, em caso de estrangeiros/as, o visto também vai valer. O documento escolhido precisa estar dentro da validade e conter foto.  

Na hora da prova online, lembre-se de apontar seu documento com a foto virada para a câmera. Não será permitido utilizar fones de ouvido, tirar print da prova, gravar a tela ou conversar com alguém, atender o telefone e sair do ambiente, podendo causar sua desclassificação.  

4. Escolha um ambiente tranquilo

Para evitar que alguém interrompa sua prova ou algum barulho externo atrapalhe, escolha um local silencioso, com boa iluminação e arejado. Caso o ambiente seja compartilhado, avise previamente sobre a necessidade de privacidade para fazer a prova e combine o horário. Também é importante que seu rosto apareça para a câmera, então cuide da iluminação do ambiente e, se possível, prenda o cabelo. 

5. Confira os equipamentos

Você precisará permitir que o plug-in acesse a câmera e o microfone do seu computador. Por isso é importante conferir se todos os equipamentos estão funcionando antes da prova para evitar que você tenha surpresas de última hora.  

Boa sorte para você, já estamos na torcida!  Quem precisar de atestado de comparecimento para a prova deve enviar e-mail para [email protected] em até 48h após a divulgação da lista de aprovados e aprovadas.  

Para quem não realizou a inscrição, ainda dá tempo! Interessados/as podem se inscrever por este link. 


Leia Mais Veja todas