5 dicas: como se preparar para fazer a prova do Vestibular de Medicina

Confira sugestões e detalhes importantes que você não pode esquecer no dia do exame

12/11/2020 - 10h36
5 dicas: como se preparar para fazer a prova do Vestibular de Medicina

Foto: Nappy

Após incontáveis horas de estudo, dedicação e preparação, chegou o momento de tirar o sonho do papel: inscreva-se para o Vestibular de Medicina 2021 neste link e confira dicas de como se preparar para o dia de prova. Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre as regras do processo de ingresso, confira o passo a passo de como ler o Edital e o Manual do Candidato. 

Quer ingressar em outro curso que não é o de Medicina? Confira aqui sugestões de como se preparar para a prova online. Outra maneira de estudar na PUCRS é aproveitando a sua nota do Enem. Para Medicina é necessário ter feito pelo menos 600 pontos em alguma das provas entre 2016 e 2019. 

Leia também: Saiba como ingressar na PUCRS com a nota do Enem 

Anote as sugestões e boa sorte na prova presencial, já estamos torcendo:

1. Cuide da sua saúde e segurança

Não saia de casa sem os itens básicos de proteção, como: máscaras, álcool em gel e um lenço, caso você precise limpar ou encostar em alguma superfície no caminho até o Campus. Lembre-se de não levar as mãos ao rosto e faça a higienização das mesmas com água e sabão sempre que possível.

2. Faça um checklist antes de sair

Antes de sair de casa, certifique-se de que não esqueceu de nada: documento válido com foto, lanche, água e… um casaquinho, rsrs. Separe uma mochila ou sacola para ficar mais fácil de carregar tudo.

3. Antecipe a sua rotina para não se atrasar

Faça Medicina na PUCRS: o curso com o melhor desempenho no Enade

Foto: EnvatoElements

A prova para o curso de Medicina acontecerá presencialmente no dia 5 de dezembro, sábado, das 13h às 18h30, no mesmo formato dos anos anteriores, com 70 questões de múltipla escolha. 

Chegue alguns minutos antes para evitar imprevisto e localizar o local da sua prova, ir ao banheiro, tomar água e se preparar com tempo. Você não poderá entrar na sala após o início do exame.

4. Não tenha vergonha de perguntar

Caso você não conheça o Campus da PUCRS muito bem ou queira alguma informação, não tenha vergonha de pedir ajuda para a equipe que estará identificada no dia. Afinal, quando passar pela prova, esse será um espaço que provavelmente você vai frequentar bastante, né.

5. Estude, mas respeite o seu limite

Reserve o dia anterior à prova para descansar um pouco mais. É importante ter uma boa noite de sono para melhorar a sua concentração durante o exame e evitar pequenos erros que as pessoas cometem às vezes por desatenção. 

Dica bônus

Agora que você já se preparou, respire e tente dar o seu melhor. Independentemente do resultado, ter chegado até aqui já é uma bela caminhada para iniciar a sua trajetória profissional 

Quem precisar de atestado de comparecimento para a prova deve enviar e-mail para [email protected] em até 48h após a divulgação da lista de aprovados e aprovadas. 

Não esqueça de se inscrever no Vestibular de Medicina 2021 neste link e prepare-se para o primeiro passo em direção à realização de um sonho.