Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

5 dicas: como construir networking durante a graduação

Tatiane Froelich, especialista em Gestão de Pessoas e consultora do PUCRS Carreiras, dá sugestões sobre como iniciar uma rede de contatos

09/07/2020 - 11h58
networking

Graduação contribui para construção de networking / Foto: iStock

Em qualquer área de atuação, construir um bom networking é uma das recomendações mais citadas para quem deseja ampliar as oportunidades durante a carreira. Estabelecer um networking significa ter uma rede de contatos para a troca de experiências, conhecimentos e informações. Dentro desse contexto, a Universidade é um dos ambientes mais favoráveis para a construção dessa rede de relacionamentos.  

Durante a formação, existem diversas possibilidades de contato direto com profissionais do mercado, como os próprios professores. Eventos, ambientes compartilhados e aulas interdisciplinares também possibilitam conhecer estudantes de outras áreas, oportunizando parcerias para projetos, por exemplo. Em uma graduação, você ainda desenvolve habilidades técnicas e comportamentais que podem ser demonstradas em trabalhos acadêmicos, favorecendo sua marca pessoal. 

Para auxiliar quem busca a construção do networking durante a graduação, a consultora do PUCRS Carreiras Tatiane Froelich, especialista em Gestão de Pessoas, aponta cinco dicas. Confira: 

1. Participe de eventos: dentro da Universidade acontecem diversos eventos, como semanas acadêmicas, congressos, seminários e webinars, organizados pelos cursoe entidades parceiras. Busque identificar os principais eventos relacionadas a sua área de atuação participe, seja assistindo, apresentando trabalhos ou até mesmo atuando como organizador.

2. Conecte-se a profissionais referência: aproveite todos os espaços e oportunidades (feiras, visitas técnicas, palestras, aulas, oficinas e o Programa de Mentoria) para estabelecer networking com profissionais da área em que você deseja atuarTambém é importante criar e manter um perfil atualizado em redes sociais voltadas para o mercado de trabalho, como o LinkedIn. Além de ser uma maneira de se conectar com profissionais referências e acompanhá-los, essa rede ainda oportuniza que você compartilhe conteúdos com suas experiências e aprendizados adquiridos ao longo da formaçãoNo PUCRS Carreiras são realizadas oficinas mensais para te ajudar a estruturar essa rede e ser encontrado.

networking, aula online

Contato com professores é uma das principais formas de networking durante a formação / Foto: iStock

3. Vincule-se a professores: os seus professores são os primeiros e principais networkings durante a graduação. Para você pode ser apenas seu professor, mas ele está te vendo o tempo inteiro como um profissional e potencial colega de área. Durante as aulas, participe de forma colaborativa e construtiva. Busque por oportunidades para ser bolsista de Iniciação Científica, participe de grupos de estudo, atue como monitor de disciplina. Compartilhe com os professores seus objetivos de carreira e evidencie buscas de estágio.

4. Explore possibilidades de atuaçãotodos os cursos têm uma ou duas áreas de atuação mais conhecidas e que muitas vezes são as motivadoras da sua escolha. Mas pesquisar sobre todas as possíveis áreas de atuação, entender a rotina de trabalho, principais conhecimentos necessários, pode ser uma grande oportunidade para descobrir novas formas de atuação, se aproximar de profissionais da área e se conectar ainda mais com o curso.

5. Cuide de sua marca pessoal (PersonalBranding): sua postura, forma de comunicar, comprometimento com os trabalhos e provas da faculdade são observados pelos seus professores e colegas, sendo considerados na hora de te indicar para uma oportunidade ou não. Cuidar da marca pessoal consiste em ter coerência entre o que se diz e faz, no contexto presencial e online. O Planejamento de Carreira é um serviço gratuito e que te ajudará a ter mais clareza acerca da sua trajetória profissional.

Sobre a consultora

Tatiane Froelich é psicóloga e mestre em Psicologia, com ênfase em carreira, e especialista em Gestão de Pessoas. Atua no PUCRS Carreira na área de consultoria de carreira, coaching, palestras e treinamento e desenvolvimento. Em seu trabalho, busca promover a conexão entre essência, propósito e resultados.

Sobre o PUCRS Carreiras 

Na Universidade, o PUCRS Carreiras é um espaço que promove consultorias e capacitações de forma constante, buscando estimular que alunos e alumni PUCRS desenvolvam as competências técnicas e emocionais requeridas pelo mercado de trabalho.

O Carreiras também realiza palestras e workshops com o objetivo de proporcionar dicas e orientações práticas sobre diferentes temáticas, auxiliando na construção da identidade profissional e no desenvolvimento.

Leia tambémCarreira: como seguir planejando o futuro em tempos de incerteza