29ª edição do Porto Alegre em Cena encerra sua primeira etapa com 15 espetáculos realizados

Campus da PUCRS recebeu três espetáculos do festival, que segue com apresentações em março de 2023

19/12/2022 - 18h02

Peça Embarque Imediato, com Antônio Pitanga e Rocco Pitanga, no Salão de Atos Ir. Norberto Rauch da PUCRS / Foto: Beto Rodrigues

O festival internacional de artes cênicas Porto Alegre em Cena encerrou, na última semana, a primeira etapa da sua 29ª edição, que começou no dia 1º de dezembro e contou com um total de 15 espetáculos em diferentes locais da cidade. Em março de 2023, será realizada a segunda etapa da programação.  

O evento teve realização da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, em parceria com a PUCRS e o Pacto Alegre, e a presente edição do festival ganhou Direção Artística compartilhada. A equipe é composta por artistas, jornalistas, professores e gestores, responsáveis pela curadoria e montagem da programação: Adriane Azevedo, Adriane Mottola, Airton Tomazzoni, Antônio Grassi, Juliano Barros, Renato Mendonça, Ricardo Barberena e Thiago Pirajira. A produtora encarregada da 29ª edição, selecionada via edital, é a Voz Cultural.  

Porto Alegre em Cena no campus da PUCRS 

Além do apoio institucional ao Porto Alegre em Cena, a PUCRS recebeu três apresentações no campus: as peças Sísifo e Embarque Imediato, no Salão de Atos Irmão Norberto Rauch, além de um recital de violoncelo e piano, na Igreja Universitária Cristo Mestre. 

Sísifo, monólogo de Gregório Duvivier, cativou as 1600 pessoas que lotaram o espaço. Por meio da recriação do famoso mito grego do homem que, como castigo divino, carrega uma pedra todos os dias até o topo de uma montanha, o texto traça um paralelo com a contemporaneidade. Utilizando-se de sátiras e recursos metalinguísticos, aproxima o mito à vida cotidiana do século XXI, apresentando questões existenciais que acabam se tornando pedras a serem carregadas ao longo da vida. Ao final da peça, Gregório ressaltou a importância de festivais como o Porto Alegre em Cena, prestes a completar três décadas, apesar das adversidades – tendo atravessado, inclusive, a pandemia de Covid-19, que restringiu e alterou as formas possíveis de fazer teatro.  

Embarque Imediato, que reuniu no palco Antônio e Rocco Pitanga, propôs discussões e perspectivas geracionais sobre o racismo. A abordagem do tema foi realizada a partir do embate de ideias entre dois personagens que se encontram em uma sala de aeroporto: um senhor africano impedido de viajar e um jovem doutorando negro brasileiro, que perdeu seus documentos a caminho da Alemanha para defender uma pesquisa sobre Brecht. O incômodo sonoro que ambienta a peça transmite o conflito entre a suposta evolução da discussão racial no mundo e a permanente violência contra pessoas negras. Ao fim do espetáculo, os atores conversaram com o público sobre os atravessamentos de suas vidas pessoais na construção e idealização da peça. 

Por fim, o recital que juntou o violoncelista francês Romain Garioud e a pianista brasileira Liliana Michelsen levou o público da Igreja Universitária Cristo Mestre a uma viagem sentimental por obras clássicas, de músicos como Fauré e Villa Lobos. A apresentação alternou entre solos de violoncelo e piano e composições que contemplam os dois instrumentos. O evento, que ocorreu no dia 7 de dezembro, marcou o encerramento da primeira etapa do festival.  

Inscrições para a segunda etapa do Porto Alegre em Cena 

A segunda parte da 29ª edição do Porto Alegre em Cena já está em construção: será realizada de forma presencial na Semana de Porto Alegre, entre os dias 16 e 26 de março. Para além das atrações convidadas para o festival, estão abertas inscrições para espetáculos e grupos gaúchos que queiram integrar a programação. O processo seletivo será julgado pela Direção Artística no período de 10 a 20 de janeiro de 2023, com divulgação dos resultados no dia 24 de janeiro. Para saber mais, clique aqui. 


Leia Mais Veja todas