10 formas de empreender na PUCRS além do Campus

Maratona de Inovação e Startup Garage são estão entre as oportunidades de conexão com o mercado ainda na graduação

16/09/2020 - 17h00
10 formas de empreender na PUCRS além do Campus

Foto: Tolu Bamwo/Nappy

Que a PUCRS é um polo de empreendedorismo e inovação, todo mundo já sabe. Mas você conhece cada uma das iniciativas que ajudam a criar projetos, fomentar ideias e assessorar estudantes da Universidade na implementação de novos negócios? Então vem com a gente que separamos 10 formas de empreender, mesmo fora do Campus, com iniciativas adaptadas no formato online. 

Maratona de Inovação 

Com a provocação sobre Como construiremos as cidades que queremos viver?, a nova edição da Maratona de Inovação da PUCRS, que neste ano será totalmente online, estimula alunos e alunas de todas as Escolas da Universidade a criarem soluções coletivamente. A MIP está com inscrições abertas até o dia 17 de setembro neste link. A iniciativa é promovida pelo Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo (Idear) e pelo Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc). 

Startup Garage 

Até o dia 30 de setembro, você ainda pode se inscrever para o Startup Garage 2020, o Programa de Modelagem de Negócios do Tecnopuc, por este link. O propósito é transformar ideias em negócios a partir de mentorias, workshops, palestras e troca de experiências com profissionais do mercado do empreendedorismo e da inovação. 

Fast Famecos 

O programa desenvolvido pela Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos estimula o desenvolvimento de novas empresas na área, de forma prática. A ideia é provocar novos ciclos de interações, que vão além da sala de aula e ajudam a transformar o mercado. A próxima edição está com inscrições abertas até 28 de setembro, por este link. 

Projeto desafios 

Débora dos Santos durante apresentação no Torneio Empreendedor 2019 / Foto: Diego Furtado

Criar soluções para problemas do cotidiano: essa é a proposta da disciplina Projeto Desafios que, em parceria com empresas convidadas, desafia estudantes a pensar novas abordagens a partir de suas capacidades técnicas. Organizada pelo Idear, alunos e alunas de todas as Escolas podem se inscrever na disciplina, que conta com metodologias humanizadas, focadas em necessidades sociais e no Design Thinking. A edição de 2020/2 contou com a participação da Paim Comunicação, que propôs desafios na realidade pós-Covid-19. 

Ideação 

A 4ª edição do Ideação, a primeira totalmente online, abordou os desafios de um Mundo em transformação, com debates sobre educação, responsabilidade social, diversidade e muito mais. Foram mais de 1.100 inscrições e 450 participantes em cinco atividades. Voltado para o empreendedorismo e a inovação, o objetivo do Ideação é desenvolver competências fundamentais para lidar com as incertezas da atualidade. 

Torneio empreendedor 

É uma oportunidade para construir projetos de impacto social com acompanhamento de mentores e mentoras parceiras do Idear. Assim, é possível dar forma a projetos viáveis, independente do estágio em que eles estiverem. No Torneio empreendedor é possível se inscrever individualmente ou em grupos, e o projeto vencedor poderá ganhar prêmios exclusivos. 

Assessorias do Idear 

Você tem uma ideia, mas não sabe por onde começar? As assessorias do Idear fornecem ferramentas de acordo com o estágio em que se encontram com seus projetos. Seja na busca por um propósito, na ideação, construção ou validação de um projeto, por exemplo. 

Track Startup 

Ideação, Oficina Trilha Empreendedora, idear

Oficina do Ideação 2018 / Foto: Bruno Todeschini

Boas ideias podem transformar a realidade, e fazer com que elas saiam do papel é o objetivo do Track StartUp. O projeto integra disciplinas; eventos relacionados ao desenvolvimento de ideias; programas de inspiração e qualificação; e atendimentos e acompanhamentos para o desenvolvimento de iniciativas empreendedoras. 

Empreendedorismo da mulher 

A Maratona Online de Empreendedorismo Feminino 4.0 é promovida pela Escola de Negócios e o Centro Brasil de Baden-Württemberg, na Alemanha. Desde 2016 a Escola promove ações voltadas as mulheres, com objetivo de proporcionar conexões, empreendedorismo e técnicas e soluções para seus negócios. Para mais informações, fique de olho no Instagram da Escola de Negócios. 

E conectando tudo isso: o Idear 

O Idear incentiva a atitude empreendedora interdisciplinar e a inovação com impacto positivo na sociedade e é responsável pela curricularização do empreendedorismo na PUCRS. Por meio de diferentes iniciativas de formação de pessoas, como as citadas anteriormente, o laboratório propõe soluções que possam mudar o mundo.  

Se você possui algum projeto ou tem dúvidas sobre o assunto, envie um e-mail para [email protected], e comece a trilhar o caminho do empreendedorismo na Universidade. 


Leia Mais Veja todas