Avaliação Institucional

A oportunidade para você dar sua opinião

As avaliações são oportunidades para que você manifeste sua opinião e são fundamentais para qualificarmos nossas práticas.

A Autoavalação Institucional da PUCRS atende à Lei do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – SINAES, sob responsabilidade da Comissão Própria de Avaliação – CPA. Para a operacionalização dos processoa avaliativos o regulamento prevê a Comissão Técnica de Avaliação – CTA e os setores de apoio, assessoria e execução.

Avaliação da

GRADUAÇÃO PRESENCIAL


Estudantes

Período: de 22/5 a 3/6

Mibilidade

ACADÊMICA IN


Estudantes

Período: de 13/6 a 1/7

Mobilidade

ACADÊMICA OUT


Estudantes

Período: de 18/4 a 29/4

Avaliação de disciplinas

LATO SENSU


Estudantes

Ao final de cada disciplina

Avaliação de disciplinas

LATO SENSU


Professores

Ao final de cada disciplina

Avaliação de cursos

LATO SENSU


Estudantes

Ao final do curso

Avaliação de

SERVIÇOS


Estudantes, professores e técnicos administrativos

Período: de 15/8 a 31/8

Avaliação da

GRADUAÇÃO PRESENCIAL


Estudantes

Período: de 02/10 a 21/10

Mobilidade

ACADÊMICA IN


Estudantes

Período: de 13/11 a 1/12

Mobilidade

ACADÊMICA OUT


Estudantes

Período: de 29/8 a 22/9

Avaliação de disciplinas

LATO SENSU


Estudantes

Ao final de cada disciplina

Avaliação de disciplinas

LATO SENSU


Professores

Ao final de cada disciplina

Avaliação de cursos

LATO SENSU


Estudantes

Ao final do curso

Resultado das Avaliações

Todas as avaliações e resultados até 2022/2 podem ser consultados no Sistema de Avaliações Institucionais. O acesso é através da sua matrícula e senha de rede.

Avaliações 2023/1

  • Planejamento e Avaliação Institucional

    Nesta etapa do processo avaliativo está a dimensão relacionada ao planejamento e avaliação onde são realizadas a análise dos resultados dos processos de autoavaliação; meta-avaliação; e análise dos resultados: IGC.

  • Desenvolvimento Institucional

    Nesta etapa do processo avaliativo estão as dimensões relacionadsa à missão e PDI e responsabilidade Social. Nesta etapa, são realizadas as análises de resutlados das Avaliações Externas: IGC; Mobilidade Acadêmica IN e OUT; Desenvolvimento Social, MCT, Atividades Culturais; MCT (visitante); e Parque Esportivo (usuários).

  • Políticas Acadêmicas

    Nesta etapa do processo avaliativo estão as dimensões relacionadas ao Ensino e Pesquisa; Comunicação; e Atendimento. Neste etapa, são realizadas as avaliações: de disciplinas de graduação e Stricto Sensu; com formandos; extensão; Lato Sensu; atenção ao corpo discente; bolsistas PROUNI; diplomados; comunicação; além da análise dos resutlados do ENADE e CAPES; e perfil dos vestibulandos e ingressantes.

  • Políticas de Gestão

    Nesta etapa do processo avaliativo são avaliadas as dimensões relacionadas à Política de pessoal; Organização da gestão; e Sustentabilidade financeira. É realiza a avaliação da atenação ao corpo docente e técnico administrativo; pesquisa de clima organizacional; e análise de indicadores externos.

  • Infraestrutura Física

    A última etapa da avaliação dá conta da dimensão de infraestrutura do Campus. É avaliada a infraestrutura dos serviços e biblioteca.

A Avaliação de Disciplinas na PUCRS atende à necessidade legal de um processo contínuo de auto-avaliação dos cursos de graduação. O foco da avaliação nos cursos de graduação está na qualificação da formação acadêmica e profissional. Para o INEP, a avaliação implica “compromisso com o questionamento, com a crítica, com a expressão do pensamento divergente” e é “concebida como uma atividade complexa, um processo sistemático de identificação de mérito e valor que envolve diferentes momentos e diversos agentes.” (Instrumento de avaliação dos cursos de graduação. INEP, 2006).

O Plano de Desenvolvimento Institucional da PUCRS (PDI 2006-2010) descreve o processo de Auto-Avaliação da Universidade e inclui a Avaliação de Disciplinas como uma de suas modalidades.

O Documento orientador: autoavaliação da graduação – ferramenta de gestão para qualificar os cursos. O Documento PDF (disponível na área “Avaliação Institucional” no Moodle) apresenta a história da implantação, a definição de instrumentos e os processos relacionados à Avaliação de Disciplinas.

Participantes

Alunos e professores dos Cursos de Graduação.

Periodiocidade

A Avaliação de Disciplinas é realizada a cada semestre, por meio de sistema online próprio.

  • Comissão Própria de Avaliação – CPA

    Atribuições

    • apreciar e referendar o plano e o relatório de autoavaliação institucional elaborado pela Comissão Técnica de Avaliação, abreviadamente CTA, e submetê-lo à aprovação dos órgãos superiores da Universidade, conforme legislação vigente;
    • apreciar criticamente processos avaliativos por ela promovidos, ou apresentados por outras instâncias;
      participar de eventos de sensibilização, divulgação, reflexão e validação de processos e relatórios de avaliação;
    • participar de reuniões solicitadas por Comissões de Avaliação Externa à PUCRS.

    Membros

    Andréia da Silva Gustavo (Coordenadora)
    Procuradora Educacional Institucional (PI/e-MEC)

    Bernardo Copstein
    Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada – Prograd

    Renata Ben Baisch
    Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – Propesq

    Mateus Eduardo Elsenback
    Pró-Reitoria de Identidade Institucional – Proiin

    Edison Faller Pereira
    Assessoria de Planejamento e Avaliação – Asplan

    Iara Cunha Passos
    Assessoria de Planejamento e Avaliação – Asplan

    Adroaldo Lazzarotto
    Associação de Docentes e Pesquisadores da PUCRS – ADPPUCRS

    Renato Machado
    Associação dos Funcionários da PUCRS – AFPUCRS

    João Batista Rocha
    Simone Engler Hahn
    Sociedade Civil

    Eduardo Tomankievicz Secchi
    Corpo Discente (DCE) – Graduação
    Corpo Discente (DCE) – Stricto Sensu

  • Comissão Técnica de Avaliação – CTA

    Atribuições

      • elaborar o plano de autoavaliação institucional e submetê-lo à CPA para apreciação e referendo;
      • implementar o plano de autoavaliação;
      • orientar a organização e a preparação, bem como acompanhar os processos de avaliação externa institucional / avaliação in loco da Universidade;
      • acompanhar a avaliação in loco de cursos de Graduação;
      • orientar os setores envolvidos na avaliação para a coleta de informações;
      • orientar os diversos setores para a elaboração de relatórios de avaliação;

    c

    • oletar e organizar as informações e os relatórios no âmbito de sua competência;
    • gerenciar o sistema de informação de avaliação institucional;
    • elaborar o relatório anual de autoavaliação institucional até a data definida pelo INEP;
    • participar de eventos de sensibilização, divulgação, reflexão e validação de processos e relatórios de avaliação;
    • analisar relatórios de avaliação externa para subsidiar processos de autoavaliação institucional;
    • subsidiar, com informações, o processo de planejamento e de gestão da Universidade;
    • integrar a comissão de elaboração e acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Institucional.

    Membros

    Andréia da Silva Gustavo (Coordenadora)
    Comissão Própria de Avaliação

    Adelmo Germano Etges
    Pró-Reitoria de Administração e Finanças – Proaf

    Bernardo Copstein
    Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada – Prograd

    Renata Ben Baisch
    Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – Propesq

    Mateus Eduardo Elsenback
    Pró-Reitoria de Identidade Institucional – Proiin

    Edison Faller Pereira
    Assessoria de Planejamento e Avaliação – Asplan

    Hélio Radke Bittencourt
    Assessoria Estatística (Escola Politécnica)