Compreensão leitora: progressão do eixo temático do texto

Este material virtual tem como objetivo oportunizar ao aluno o desenvolvimento da consciência sobre procedimentos de leitura, no que se refere à progressão do eixo temático do texto. Está baseado em uma das condições da coerência textual – a de que o tema de um texto deve ser desenvolvido ao longo do texto por meio de novas informações. Para isso, disponibiliza um conjunto de atividades de compreensão leitora em que o aluno deve dirigir sua atenção para a progressão do eixo temático, observando as relações internas do texto – entre o tema, os tópicos e as partes constitutivas, entre os tópicos e entre os parágrafos, as frases e as palavras. Oferece também o texto na íntegra e comentários linguísticos com esclarecimentos e informações sobre as atividades e seus conteúdos. As referências são apresentadas nesta página inicial e junto a cada texto utilizado.

Aleluia

Assalto