14/07/2021 - 17h51

PUCRS está entre as melhores universidades da América Latina

Universidade subiu da 20ª para a 14ª posição entre as instituições de ensino superior latino-americanas no novo ranking internacional do Times Higher Education (THE)

Por mais um ano consecutivo, a PUCRS está entre as melhores instituições de ensino superior da região da América Latina e Caribe, de acordo com o novo levantamento Times Higher Education (THE) Latin America 2021, divulgado nesta terça-feira, dia 14 de julho. A Universidade aparece como a melhor instituição privada da Região Sul do Brasil, em segundo lugar entre todas as universidades privadas brasileiras e subiu da 20ª posição (2020) para a 14ª considerando as 177 instituições avaliadas, de 13 países.

No ranking – considerado um dos mais importantes indicadores de ensino superior mundial –, a PUCRS se destaca especialmente nos quesitos transferência de conhecimento para a indústria (Industry Income: 94,5/100), seguido por pesquisa (Research: 79,7/100), ensino (Teaching: 78,7/100), citações (Citations:78,3/100) e perspectivas internacionais (International Outlook: 45/100). O reconhecimento vai ao encontro do contínuo aprimoramento do trabalho desenvolvido nestas áreas e reforça o compromisso da instituição com o impacto positivo na sociedade, a produção de conhecimento e o ensino de excelência.

Reconhecimentos nacionais e internacionais em 2021

Pelo terceiro ano consecutivo, em 2021 a PUCRS é a melhor universidade privada do Sul do País segundo o MEC. Com o melhor conceito médio dos mestrados dentre todas as universidades brasileiras, é também a segunda melhor entre as IES privadas de todo o País.

Ainda neste ano, o QS World University Rankings 2022 classificou a PUCRS como a melhor universidade privada da Região Sul do Brasil. O levantamento, feito pela Quacquarelli Symonds (QS), analista global de ensino superior, listou as 1,3 mil melhores universidades do mundo.

No primeiro semestre de 2021, o Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) também foi reconhecido como um dos 100 melhores do País, segundo a pesquisa The World´s Best Hospitals 2021 – Brazil, da revista norte-americana Newsweek e da empresa Statista, uma das maiores e mais respeitadas globalmente na área de dados de mercado, negócios e consumo. O ranking levou em conta a avaliação mundial de 2 mil hospitais ao redor do mundo.

Leia também: PUCRS é a universidade privada do Brasil com melhor desempenho no Enade nos cursos de Medicina e Enfermagem

Saiba mais sobre o ranking do Times Higher Education

Times Higher Education (THE) é um ranking britânico considerado um dos mais relevantes do mundo. A revista inglesa, que publica notícias e artigos referentes a educação superior, é afiliada ao jornal The Times, que anualmente elabora um conjunto de rankings considerado um dos mais abrangentes, equilibrados e confiáveis. No levantamento deste ano, 177 instituições de 13 países estão na lista.

Entre as 15 universidades melhores posicionadas no ranking geral, 11 são brasileiras e, destas, apenas duas são privadas, o que coloca a PUCRS junto das nove melhores federais do País. O Brasil é o mais representado, com 67 instituições, seguido pelo Chile com 28, Colômbia com 24 e México com 23. O ranking é elaborado com base em cinco indicadores principais e as instituições recebem uma pontuação para cada critério, que têm pesos diferentes para a nota final. Confira a metodologia de avaliação utilizada em 2021.