23/01/2020 - 14h42

PUCRS-PrInt: 6 coisas que você precisa saber sobre o doutorado sanduíche

Confira dicas para apostar na vivência internacional e elevar ainda mais o nível de sua pesquisa

O Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt) teve início em 2019 e já contemplou mais de 30 doutorandos na modalidade doutorado sanduíche. Para quem pensa em apostar na vivência internacional e elevar ainda mais o nível de sua pesquisa, trouxemos algumas dicas sobre a oportunidade:

giphy

1. Quais áreas de estudo estão contempladas?

Estudantes de doutorado de todos os Programas de Pós-Graduação que façam parte do PUCRS-PrInt podem aplicar para os editais, conforme a disponibilidade de bolsas. Confira os cursos contemplados aqui.

2. Quanto tempo posso ficar no exterior?

No mínimo seis e no máximo 12 meses, conforme orientação do edital.

3. Quais benefícios estão previstos na bolsa?

A bolsa do PUCRS-PrInt inclui mensalidade, auxílio deslocamento e instalação e seguro saúde. O aluno fica responsável pelo gerenciamento dos recursos disponibilizados pela bolsa para custear as despesas como moradia, alimentação e transporte.

4. Posso escolher qualquer universidade de destino?

A instituição estrangeira deve estar na Lista de Parceiros dos Projetos de Pesquisa em Cooperação Internacional, disponível aqui. O aluno deverá receber uma carta de aceite do seu orientador no exterior.

5. Preciso ter proficiência em um segundo idioma?

O estudante deverá ter proficiência linguística no idioma do país de destino, conforme exigência da universidade de destino e da Capes. Para saber mais, clique aqui.

6. Posso me candidatar em qualquer período do curso?

Para participar do edital, o estudante deverá prioritariamente ter sido aprovado no exame de qualificação ao doutorado. Além disso, ele deverá retornar com prazo mínimo de seis meses antes da conclusão do curso.

Quer saber mais sobre o doutorado sanduíche do PUCRS-PrInt? Entre em contato com a Diretoria de Pós-Graduação pelo e-mail [email protected], tire suas dúvidas e prepare as malas!

giphy2