14/03/2019 - 20h02

O que esperar dos grandes eventos de inovação como o SXSW?

Algumas dicas de como se organizar e como colocar em prática tudo o que se aprende em eventos como o SXSW.

Muitas pessoas buscam a grande quantidade de informação que estes eventos trazem. Há quem esteja a procura de boas discussões e predições sobre o futuro. Aquelas que querem aprender com cases de sucesso e também com cases que não deram certo. E as que procuram conexões e networking.

Independente do que cada um prioriza, em geral as pessoas sempre concluem a participação nestes eventos muito inspiradas, mas também sem saber por onde começar a aplicar o que aprenderam depois de tantos conteúdos novos.

original

Algumas dicas para você aproveitar grandes eventos e também o período de inspiração que vem depois deles:

• Tenha uma pré-programação, mas esteja aberto a curtir momentos de descoberta que podem surgir. Nem sempre você vai conseguir acessar diretamente o evento ou ativação que você programou para aquela hora. Esteja aberto a descobrir outras possibilidades do evento nesses momentos. Alguns dos conteúdos mais legais surgem nestes momentos de imprevisto. Eventos neste formato são propícios para a descobrir novidades também nas situações de acaso.
  • Faça notas que você possa facilmente acessar no futuro. Muitas pessoas se frustram com a falta de profundidade de alguns eventos que escolhem participar. É interessante pensar neles como um ponto de partida de algo que você vai precisar estudar melhor depois. Mais importante do que anotar todo o conteúdo que os palestrantes estão trazendo é anotar insights e ideias que você vai ter em cima daquilo está sendo discutido. Crie um arquivo com as suas notas para que você possa facilmente retornar nelas quando precisar. Algumas aplicações como o Evernote, o Google Docs e o Notas, podem ajudar nesse aspecto.

• Crie e estabeleça algumas metas possíveis em cima do que você aprendeu e as coloque em prática. Pouco provável que depois de assistir uma palestra sobre turismo espacial você vá querer imediatamente empreender nesse setor, certo? Mas reflita sobre a relevância e o impacto das ideias presentes naquilo que você ouviu. Quais os insights que as discussões presentes naquele painel despertaram em você? Talvez você não seja o próximo Elon Musk, mas você pode adquirir uma postura mais empreendedora e buscar responder perguntas para problemas que ainda nem existem no seu segmento, por exemplo.

• Esteja tranquilo com o fato que você (e todos nós) temos muito o que aprender.  Muito importante não se deixar levar pela sensação do “eu não sei absolutamente nada sobre computação quântica!”, ou então, “não fazia ideia que já existem países discutindo os direitos dos robôs”. Os melhores momentos do SXSW e dos eventos de inovação são aqueles onde a gente se depara com um universo completamente novo de assuntos e tópicos que nem fazíamos ideia da existência. Estabeleça algum tempo para estudar mais sobre essas descobertas nas próximas semanas. Reflita sobre os impactos desses tópicos sobre a sua comunidade.

Importante lembrar que mesmo as grandes ideias já são consideradas commodities. Todo mundo está cheio delas. O diferencial de verdade está no poder de execução. Os 99% a desenvolver desde o momento da ideação até um projeto sair do papel é o verdadeiro trabalho duro. Colocar energia em vencer o medo de ir adiante sem ter a certeza de que dará certo. Deixar de lado a vaidade que nos impede de testar sem a certeza de que estamos revolucionando o segmento com a nossa empreitada. Fazer. Testar. Refazer.

A inovação segue movida pelas já gastas expressões da família do “falhar rápido” e do “feito é melhor que perfeito”. Inovar parte da motivação para aprender sobre coisas inimagináveis e também de tirar várias ideias do papel. Sem medo de errar.

Austin – Texas (cidade que sedia o SXSW)

Alguns eventos e festivais de inovação e tecnologia pelo mundo (inclusive em Porto Alegre):

Collision Conference – Toronto (Canadá)

SXSW – Austin (Estados Unidos)

Innovation Week – Porto Alegre (Brasil)

Design Week – Portland (Estados Unidos)

The Next Conference – Amsterdam (Holanda).

Singularity Summit Brasil – São Paulo (Brasil)

Rise Conference – Hong Kong (Japão)

YouPix Conference – São Paulo (Brasil)

Festival da Interatividade em Comunicação FIC – Porto Alegre (Brasil).

Fast Company Innovation Festival – Nova Iorque (Estados Unidos)

WebSummit – Lisboa (Portugal)

Festival da Transformação – Porto Alegre (Brasil)

Pixel Show – São Paulo  (Brasil)