Sobre o evento

A quarta edição do Tecnopuc Experience já tem data: 10 de outubro. Totalmente aberto ao público, o evento propõe uma imersão no universo da inovação e do empreendedorismo, com foco em networking. Nas últimas três edições, mais de 7 mil pessoas passaram pelo evento. O Tecnopuc Experience conta com atividades como workshops, oficinas, matchmakings e áreas de empresas do Parque apresentando seus produtos e serviços, além de espaços de colaboração e networking.

Veja algumas fotos da edição de 2018:




Sobre o Tecnopuc

Article thumbnail

O Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) estimula a inovação e a interação por meio de uma ação simultânea entre academia, instituições privadas e governo. Players mundiais, grandes corporações nacionais, startups, entidades e centros de pesquisa estão sediados nos dois sites: em Porto Alegre e em Viamão, ambos no Estado do Rio Grande do Sul – Brasil. Três vezes eleito o melhor Parque Tecnológico do Brasil e também eleito como a melhor incubadora de empresas do Brasil, atualmente abriga mais de 170 organizações, somando mais de 7 mil postos de trabalho.

Programação

Inscreva-se       Mapa do Evento

Clique nos botões abaixo para filtrar a programação por trilhas:

Trilha Empreendedorismo

Um bate papo com pontos importantes de como estruturar o negócio, abertura da empresa, divulgação, importância das redes sociais e vendas.
Realização: Karina Missel - ConnectBe
Horário: 9h às 10h
Local: Prédio 97, torre A – Global – Sala 401

Minibio: Karina Missel - Formada em Ciências Contábeis. Pós Graduada em Controladoria e Planejamento Tributário. Pós Graduada em Metodologia do ensino. Empresária contábil e empreendedora. Formada a 10 anos em contabilidade, empreendedora no ramo de alimentação, após realizar curso de gastronomia abriu sua padaria na cidade de Guaíba e na sequência abriu um Bistrot Francês no bairro Moinhos de Vento em Porto Alegre. Através destes dois empreendimentos, obteve experiência de como era estar do outro lado, ou seja, o quanto era importante o contador no papel estratégico da empresa. Após fechar os estabelecimentos abriu seu escritório contábil, a fim de auxiliar pequenos empresários, fundou a ConnectBe Contabilidade Digital Consultiva, que une o conhecimento de mercado e a expertise contábil, focados no crescimento de pequenos negócios, através da gestão financeira e da contabilidade.
Demo Day
Conexão entre investidores e startups
Realização: Grow+
Horário: 9h às 11h
Local: Health+ Innovation Center - Prédio 99A, 6º andar
*Evento fechado
Circuito Empreendedor
Quer vivenciar uma experiência empreendedora por algumas horas? Criar uma startup? Fazer networking ativo com empresários e jovens empreendedores? Participar de um ecossistema de inovação como o Tecnopuc? Então, te inscreve no circuito empreendedor.

Descrição: O Circuito Empreendedor é uma experimentação da criação de um novo negócio. São vivenciadas as fases de ideação, prototipação, validação e pitch. Cada etapa promove uma simulação do que é preciso para o desafio de criar uma startup num curto período de tempo. Trata da descoberta e exploração de uma oportunidade empreendedora, e da exposição ao erro e a pivotagem, a testagem de diferentes aspectos sobre um mesmo tema e a consolidação de um novo produto ou serviço.
Realização: Tecnopuc
Horário: 9h às 12h
Local: Prédio 97, torre A – 2º andar –Global – Tecnopuc Crialab
Speed Dating
Um match entre investidores e startups selecionadas pela equipe Tecnopuc!
Um encontro de negócios que visa conectar empreendedores com grande potencial e pessoas dispostas a investir nesses projetos.
Realização: Tecnopuc
Horário: 10h às 12h
Local: Prédio 97, torre B, Térreo - Global - Café Coworking *Evento fechado
Visita às empresas Tecnopuc
Conheça as empresas e oportunidades na área de TI da Thoughtworks, Globo.com e Sicredi
Ponto de encontro: Recepção do prédio 99A
Realização: Tecnopuc
Horário: 11h às 12h
*limite de 15 vagas por ordem de chegada
Visita às empresas Tecnopuc
Conheça as empresas e oportunidades na área de TI da DBServer, Instituto Eldorado e 4all
Ponto de encontro: Recepção do prédio 99A
Realização: Tecnopuc
Horário: 16h às 17h
*limite de 15 vagas por ordem de chegada
Lançamento do BioHub e Inauguração do Health+ Innovation Center
Evento para Convidados
Realização: PUCRS e Grow+
Horário: 11h às 12h
Local: Prédio 99A – 6º andar
Documentação... Documenta... Doc... DOCUSAURUS!
Realização: Ground
Descrição: Geralmente documentar ferramentas, metodologias, processos, técnicas e tecnologias é uma tarefa um tanto quanto "burocrática" e maçante. O Leovan e o Tiago irão mostrar como conseguiram realizar esta tarefa de forma mais amigável, eficiente e também, like a coder!
Palestrantes: Leovan Tavares e Tiago Guimarães.
Horário: 11h às 12h
Local: Prédio 95, Arena 4all
FailCon Pocket
Cases de fracasso e desmistificação desse conceito, mostrando que falhar faz parte da nossa evolução.
Realizador: Rafael Chanin, do Tecnopuc, e Flavio Steffens, do Vakinha
Horário: 9h às 10h
Local: Prédio 97, torre B – térreo do Global – Café Coworking
Vantagens e Benefícios do MEI
Apresentar de forma prática questões sobre vantagens e benefícios do MEI , bem como tirar dúvidas e indicar os passos e informações para abrir , manter e se preciso como fechar um MEI.
Realização Alexandre Ortega - Tri Fácil APP
Horário: 16h às 17h
Local: Prédio 97, torre A – Global – Sala 401
Internacionalização de startups
Discussão sobre a compreensão do tema, desafios e oportunidades para os empreendedores.
Realizador: Márcio Moreno – Escola de Negócios da PUCRS
Horário: 9h às 10h
Local: Prédio 97, torre A, Térreo – Global – Linha do Tempo
Precificação de Negócios Digitais
Empreendedores gastam muito tempo decidindo sobre seu negócio: conteúdo, desenvolvimento, equipe, investimento, etc. Mas gastam, em média, apenas 6 horas para definir seu preço. Em tempos de negócios digitais é essencial evoluir o mindset tradicional sobre preço para o elemento estratégico que ele pode ser. A palestra de Precificação para Negócios Digitais fala de posicionamento, de entrega de valor, e da pessoa mais importante na definição do preço: o cliente. Vamos falar sobre Precificação?
Realização: Larissa Sielichoff
Horário: 9h às 10h
Local: Prédio 99A, 2º andar, sala 206 - Portal Tecnopuc

Minibio: Larissa Sielichoff é mestre em administração, atua como CFO na empresa SKA, e também como mentora e consultora de Inteligência em Precificação com foco em negócios digitais. Tem mais de 10 anos de atuação em estratégia e viabilidade de negócios na área de tecnologia. Desenvolveu uma metodologia de Estratégia de Precificação como resultado de sua pesquisa de Mestrado — Why Pricing Matters. Aplica seu método em startups e empresas na área de negócios digitais.
Organização financeira para empresas
Dicas práticas sobre organização financeira da sua empresa (independente do tamanho dela). Vamos falar e trocar experiências sobre fluxo de caixa, crédito empresarial e as razões pelas quais empresários e empresárias se perdem nesse cenário.
Realizador: Maurício Rodrigues e Derick Lenhardt - Open Box
Horário: 10h às 11h
Local: Prédio 97, torre A, Sala 401 – Global
Tecnologias Google como forma de monitoramento e vendas
Um bate-papo, em forma de treinamento, sobre o uso de tecnologias Google como foco em monitoramento de dados e fomento de vendas.
Realizador: Gaby Rossa – Vizz
Horário: 10h às 11h
Local: Prédio 99, 2º andar, Sala 206 - Portal Tecnopuc
Game de competências empreendedoras - Quais são? Eu as tenho? Como as uso?
Vivência através de um jogo para gerar insights sobre perfil empreendedor, competências empreendedoras, situações do empreendedorismo
Realizador: Mariane Braga
Horário: 10h às 11h
Local: Prédio 97, Torre A - 5º andar – Global – Ninho do Coworking
Reinvente-se, uma forma diferente de pensar a nova economia
Realizador: Marcus Rossi
Horário: 11h às 12h
Local: Getnet Hub

Minibio: Marcus Rossi é CEO da Summit Hub, a empresa que idealiza a Gramado Summit. Sempre atento às tendências e ao mercado digital, vê um mundo em constante mudança e busca estar à frente do seu tempo. "O empreendedorismo dispensa CEP. Basta estar em qualquer lugar do mundo com uma boa ideia e uma vontade grande de fazer as coisas acontecerem", destaca.
Inovações e investimentos alternativos
Dicas práticas sobre organização financeira da sua empresa (independente do tamanho dela). Vamos falar e trocar experiências sobre fluxo de caixa, crédito empresarial e as razões pelas quais empresários e empresárias se perdem nesse cenário.
Realizador: Erico Freitas – Captable
Horário: 11h às 12h
Local: Prédio 97, torre A, Sala 401 – Global
Love x Tech – Uma batalha de argumentos
Uma palestra case da WTF! School e uma batalha de argumentos (love x tech) interativa com o público que gera reflexões sobre o futuro.
Realização: Felipe Menezes e Beta Ramos
Horário: 11h às 12h
Local: Prédio 97, Torre A, Térreo - Global – Auditório Bill Hewllet & David Packard
Lean Inception
Apresentação de Lean Inception, abordando todas as etapas até a definição do MVP
Realização: Helliton Odizio – Stefanini
Horário: 12h às 13h
Local: Prédio 97, Torre A, Térreo – Global – Linha do Tempo

MiniBio: Helliton Odizio - Sou formado em Engenharia da Computação, durante todo a graduação atuei como aluno monitor em matérias relacionadas a cálculo e desenvolvimento de software. Iniciei no mercado de trabalho como estagiário em desenvolvimento de software utilizando linguagem COBOL, em uma fábrica de software externa de uma grande empresa do setor bancário. Entrei na Stefanini em 2010 como desenvolvedor, atuei como analista de sistemas e analista de suporte, team líder e atualmente sou gerente de operações.
Kanban of Thrones
Vamos jogar Kanban of Thrones, um jogo de tabuleiro e mesa para aprendizagem dos conceitos básicos do método Kanban.
Realizador: Eduardo Peres – DBServer
Horário: 13h às 14h
Local: Prédio 97, torre A – Global – Sala 401
Internacionalização para empreendedores
Competências e possibilidades de carreira internacional.
Realização: Escritório de Cooperação Internacional PUCRS
Horário: 13h às 14h
Local: Prédio 96I – Auditório Talento Empreendedor
Fórum de Graduação PUCRS - Apresentação do Track Startups
Evento para Convidados
Horário: 14h às 15h
Local: Prédio 95C, 2º andar - CW Link
Design Sprint – Validação de Hipóteses para Organizações
Talk sobre o método Design Sprint (criado pelo Google) e como ele é eficaz para validação de hipóteses para as organizações.
Realização: Renata Alchorne e José Mathias Gusso – Sicredi
Horário: 14h às 15h
Local: Prédio 97, Torre A – 2º andar – Global – Tecnopuc Crialab
WS Estratégias ágeis com equipes
Um Workshop, tipo mão na massa, para ajudar empreendedores, ou pessoas que ainda querem empreender, a desenvolverem estratégias ágeis com as suas equipes.
Realização: Cassio Martins e Diego Martins
Horário: 14h às 15h
Local: Prédio 97, torre A, sala 401 – Global
Não deixe seu produto morrer: desafios na busca do marketfit
Realização: Claudia Bagatini - Sicredi
Horário: 14h às 15h
Local: Prédio 99A, 2º andar, Sala 204
PPT Nota 10
Workshop para fazer apresentações impactantes utilizando as funcionalidades do Microsoft Power Point e dicas sobre como falar em público.
Realização: Maria Amália Machado e Felipe Lando
Horário: 15h às 16h
Local: Prédio 97, Torre A, 2º andar, Sala 402 – Global
Gambiarra do bem: growth hacking para projetos com baixo investimento
Estratégia de marketing para alcance de crescimento com baixo investimento. Exemplos práticos de metodologia para identificação de canais de tração.
Realização: Raiza Roznieski, Luisa Viegas e Lana Alves - HardFun
Horário: 13h às 14h
Local: Prédio 97, Torre A, Térreo - Global – Auditório Bill Hewllet & David Packard
Pitch Day StartupRS
Apresentação de pitches de startups para uma banca de avaliadores (investidores) e para o público presente no evento.
Realização: João Neto / Kamille Schmidt- SEBRAE
Horário: 14h às 17h
Local: GetNet Hub
Lean Startup Cash Flow
Impactos Positivos da Metodologia Lean Startup no Fluxo de Caixa e na Geração de Tração.
Realização: Alexandre Niederauer Azevedo, fundador do Blog/Podcast The Traction Stage - thetractionstage.com.br
Horário: 15h às 16h
Local: Prédio 99A, 2º andar, sala 206
Minibio: Formado em Administração de Empresas, com Pós graduação em Controladoria e Finanças, ambas pela PUCRS. Atuou por mais de 11 anos na Gerdau, vivenciando todos os processos da área financeira corporativa, bem como diversos processos da área de suprimentos. Fundador do blog/podcast "The Traction Stage" com foco na produção de conteúdo voltado para startups no estágio inicial de desenvolvimento. Acredita muito no poder que metodologias como a Lean Startup têm de alavancar os resultados das startups em qualquer lugar do mundo.
Workshop de Networking
Realização: Lízia Borba - Escola Conquer
Horário: 16h às 17h
Local: Prédio 97, torre A, 2º andar – Global – Tecnopuc Crialab
Deu match
O Deu Match é um evento que faz a aproximação de startups com possíveis colaboradores e/ou cofunders. Fazemos rodadas de speed-dating entre startups e participantes.
Inscreva-se: bit.ly/agsdeumatch Realização: Associação Gaúcha de Startups
Horário: 16h às 17h30
Local: Prédio 97, Torre B, Térreo – Global – Café Coworking
Painel de oportunidades na comunicação
Apresentação dos projetos e oportunidades que as empresas do Tecnopuc Aquiris, Box Brazil, Globo.com e Rockhead Games podem oferecer para alunos de Comunicação.
Realizadores: Aquiris – Raphael Baldi / Box Brazil – Ramiro Azevedo / Globo.com – Karina Kohl /Rockhead – Christian Lykawka
Horário: 17h às 18h
Local: GetNet Hub

MiniBio - Box Brazil: Ramiro Azevedo - Direção Geral Prime Box Brazil, Travel Box Brazil e Fashion TV. Formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, pela UFRGS, teve seu primeiro contato com a área do audiovisual no Estúdio de Vídeo da FABICO. Em 2005, entrou no mercado de produção independente para cinema e televisão nas funções de produtor e assistente de direção. A partir de 2006 também passou a atuar em diversos eventos ligados à difusão cultural – mostras no Brasil e no exterior, 8ª Bienal do Mercosul e lançamento de filmes. Participou do Cine Esquema Novo 2006 - Festival de Cinema de Porto Alegre, como assistente de curadoria e, em 2009, passou a ser sócio organizador do evento. Fez parte da diretoria da APTC/ABD-RS no biênio 2009/2011. Em 2012, assumiu a Coordenação de Licenciamento da Box Brazil – programadora de TV por assinatura com sede em Porto Alegre. Hoje atua como Diretor Geral dos canais Prime Box Brazil, Travel Box Brazil e Fashion TV, sendo responsável pela estratégia de programação e promoção dos canais, avaliação e contratação de projetos de produção e aquisição de conteúdos.

MiniBio - Globo.com: Karina Kohl - Head de Operações do escritório da Globo.com em Porto Alegre e Gerente de Produto na Plataforma Conta Globo. Bacharel e Mestre em Ciência da Computação pela UFRGS, Especialista em Jornalismo Digital pela FAMECOS/PUCRS e atualmente, Doutoranda em Ciência da Computação/Engenharia de Software pela PUCRS. Na indústria de TI e R&D desde 2002, iniciou a carreira como desenvolvedora de software e fez a transição para a gestão de produtos em 2013. Trabalhou em empresas como Grupo RBS, HP e ADP.
LinkedIn Action
Transformando o seu perfil em campeão!
Realizador: Léia Maria Erlich Ruwer
Horário: 11h (início) às 12h
Local: Prédio 99A, 2º andar, Sala 204

MiniBio: LÉIA MARIA ERLICH RUWER - Professora, Administradora e Especialista em Administração, Mestre em Engenharia de Produção e Doutora em Serviço Social. Atua com consultoria especializada em Tecnologias Educacionais e Gamificação, Desenvolvimento de Conteúdo e Materiais didáticos para o ensino presencial e EAD e Universidades Corporativas. Entusiasta das Metodologias Ativas e da utilização de Business Games. Trabalha com disciplinas de Gestão de Pessoas e Carreiras, dentro das quais desenvolve pesquisas com a ferramenta LinkedIn, a partir da surgiu a oficina LinkedIn Action – Transformando o seu perfil em campeão! - já ofertada e com resultados junto a comunidade acadêmica e profissionais em geral.

Trilha Impacto

Pessoas com dificuldade de mobilidade - Conscientização, educação e cuidados
Realização: Fabiano Antunes – DBServer
Horário: 9h às 10h
Local: Prédio 96I - Auditório Talento Empreendedor
IMPACTO: O que eu tenho a ver com isso?
Cada vez mais o tema do impacto passa a ser parte fundamental do contexto organizacional como parte das entregas das empresas. Neste painel teremos a oportunidade de conhecer a visão das empresas do ecossistema sobre o assunto e que ações de impacto estão sendo realizadas.
Realização: Thoughtworks, Conceptu, Juliano Bittencourt: HardFun StudiosDenize da Rosa: DBserver e Tecnopuc
Horário: 10h às 11h15
Local: Thoughtworks Hub

MiniBio: Daniel Seleme Dora - Natural de Rio Grande - RS, casado, pai de dois filhos pequenos, descendente de libaneses, tem na arte de negociação e realizar projetos que ajudem a melhorar a vida das pessoas o seu objetivo de vida. Já vendeu suco na beira da praia, até negociou com líderes de estado a vinda de tecnologias para o Brasil. Especialista em soluções de tecnologia e desenvolvimento de negócios, Mestre em Desenvolvimento de Negócios pela Universidade do Vale dos Sinos (BR) e pela Université de Poitiers (FR), atua no mercado de pesquisa e desenvolvimento há mais de 15 anos, inclusive foi representante dos grandes institutos de pesquisa e desenvolvimento do Brasil como Instituto Eldorado, Lactec e Instituto atlântico, onde ajudou a realizar no Brasil mais de R$200 milhões em projetos de P&D. empreendedor em série, mentor de start-ups, com forte atuação no 3º setor sendo o executor e mentor de diversos projetos sociais, entre eles o Laudelina projeto sobre direito dos empregados domésticos que foi finalista no Impacto Social do Google 2016, e o PLP2.0 projeto de combate a violência doméstica ganhador de diversos prêmios como Impacto Social do Google 2014 e prêmio Oi Tela Viva móvel 2016. Atualmente é CEO da Conceptu Protótipos e Sistemas e do Clube Watt uma plataforma que pretende mudar a maneira como as pessoas consomem energia elétrica, democratizando o acesso a energias renováveis e ajudando as pessoas através de uma análise dos seus hábitos de consumo energéticos.

MiniBio: Inajara Leppa - Consultora de desenvolvimento na ThoughtWorks, trabalha com desenvolvimento há quase 10 anos. Admiradora da educação, acredita na programação como ferramenta para transformação social de grupos minorizados na sociedade.

MiniBio: Yasser Rachid - Estudante de Sistemas de Informação. Consultor desenvolvedor na ThoughtWorks, onde além dos engajamentos com clientes, atua como Mentor da Aceleradora Ágil.
Workshop de empreendedorismo social
Venha conhecer experiências de empreender socialmente ajudando comunidades e praticar a empatia, explorando uma nova faceta do empreendedor e do impacto que queremos gerar à nossa volta.
Realização: Time de Empreendedorismo Social da UFRGS - Rede mundial ENACTUS
Horário: 11h às 12h
Local: Prédio 97, Torre A, 5º andar – Global – Ninho do CW Global
Talk de Impacto – Tri Fácil
No Talk vamos falar sobre nossas experiências com parcerias como Pão dos Pobres e Sesmar. Instituições que atuam com meninos e meninas em situação de vulnerabilidade e risco social. Nas quais oportunizamos aos alunos formados por estes parceiros o acesso ao nosso APP, onde eles podem cadastrar-se como profissionais e obterem renda prestando serviços nos quais obtiveram formação profissional. Abordaremos também as questões de adequação ou atualização dos cursos profissionalizantes as necessidades latentes do mercado.
Horário: 11h15 às 11h30
Local: Thoughtworks Hub
Programa Desenvolve | Como acelerar jornadas profissionais?
O Desenvolve é um programa com ciclo de dois anos, que tem início com a preparação das pessoas para vivenciar uma imersão de cinco semanas na ThoughtWorks University, no escritório da Índia ou da China. Lá, todas irão aprender e consolidar sobre o que é ser uma pessoa consultora, experienciando desafios de clientes reais numa comunidade global de 14 países. Esse período de treinamento constrói espaços de aprendizados que representam um marco na jornada daquelas que embarcam nessa aventura.
Nesse contexto, o meu papel é fomentar uma rede de apoio para potencializar e facilitar espaços de aprendizados e reflexões, como também criar estruturas que permitam o desenvolvimento de carreiras num intervalo de tempo acelerado. Portanto, irei compartilhar com vocês um pouco sobre o desenho do Programa e toda estrutura que acelera o crescimento das pessoas.
Realização: Geociano Souto – Líder de desenvolvimento de pessoas da Thoughtworks
Horário: 11h30 às 12h30
Local: Thoughtworks Hub

MiniBio: Geociano Souto - Líder do Programa Desenvolve na ThoughtWorks, que tem como objetivo apoiar e desenvolver a jornada de consultores que desejam construir o seu futuro na tecnologia. Apaixonado por temas que envolvem diversidade, cultura e carreira, seu propósito é pensar, de forma disruptiva, ações para cada indivíduo refletir e alcançar as suas missões. Pernambucano, Administrador de formação e pós graduado em Psicologia Organizacional, atua há 9 anos na área de pessoas
Teoria da Mudança na gestão de projetos de impacto
Importância da Teoria da Mudança no desenvolvimento e na gestão de projetos com impacto social.
Realização: Marcelo Ferreira de Souza
Horário: 12h às 13h
Local: Prédio 97, Torre A, 5º andar – Global – Arena do CW Global

MiniBio: Marcelo Ferreira de Souza, paulista de nascimento e criação e hoje gaúcho por opção e coração. Profissional com quase duas décadas na área de planejamento e gestão. Mestrando em Administração e Negócios na PUCRS na linha de pesquisa: Estratégia, Organização e Sociedade. Membro do grupo de pesquisa Sustentabilidade e Negócios com Impacto Social da PUCRS. Pesquisador no Projeto CONEXUS de Tecnologia Social do CNPq/MCTI/MDS e com Certificação Internacional em Gestão de Projetos Sociais PMDPro (Project Management for Development).
Caminho Empreendedor de Impacto
Todos queremos mudar o mundo, e a melhor maneira para fazer isso é empreendendo. Pensando nisso, vamos juntos entender o que muda o mundo, e como você pode ser o líder dessa mudança, e gerar impacto local via desenvolvimento econômico, social e ambiental. Oficina para apresentar a metodologia do Caminho Empreendedor de Impacto e o racional por trás da primeira etapa de validação do problema, a construção do teste de hipóteses. Os participantes terão contato com as ferramentas de design thinking da árvore de problemas e da construção da persona, com um exemplo prático de uma startup focada no ODS 13, a YCL. Dessa forma, pretende-se gerar reflexões sobre alguns problemas buscando soluções inovadoras para resolvê-los e aprofundando os insights na direção da validação das ideias e da diminuição do risco.
Realizador: Luciana Brandão, Andresa Wendt – Semente Negócios
Horário: 13h às 14h
Local: Prédio 96D, 2º andar, Sala 208 – Auditório Assespro

Minibio: Luciana Brandão - Consultora da vertical de impacto: Graduada em Relações Internacionais e mestre em Sociologia Ambiental pela UFRGS. Na Semente atua com foco em impacto socioambiental e desenvolvimento setorial. Já trabalhou com energias renováveis, mudanças climáticas e comunidades tradicionais. Ajudou a desenvolver e implementar o Programa Ambiental de Simulação das Nações Unidas (MUN) junto às escolas da rede pública de Porto Alegre e Região Metropolitana.

Minibio: Andresa Wendt - Consultora da vertical de impacto: Graduanda em Relações Internacionais pela UFRGS. Na Semente atua no apoio ao desenvolvimento de negócios de impacto. Foi diretora de projetos na empresa júnior Atlântica Consultoria Internacional. Trabalhou na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do RS junto ao departamento de promoção comercial e assuntos internacionais. Também trabalhou como voluntária na produção de orgânicos e implementação de sistemas agroflorestais associados à permacultura.
Workshop de Empreendedorismo Social - Case Villaget
A Villaget nasceu dentro de um projeto social, que através do seu instituto, promove inclusão social e capacitação profissional de adolescentes e jovens em uma comunidade de Novo Hamburgo. As coleções dos tênis unem moda, materiais reciclados e veganos. Com o conceito de empreendedorismo social, utiliza a moda como meio de produzir impacto positivo em comunidades.
Realização: Mário Pereira
Horário: 14h às 15h
Local: Prédio 97, Torre A, 5º andar – Global – Arena do CW Global
Pensando cidades inteligentes e sustentáveis
Você sabe o que são cidades Inteligentes? Já pensou em ajudar a tornar a sua cidade um lugar melhor para se viver? Nesse Workshop vamos conhecer conceitos sobre cidades inteligentes e de forma dinâmica debater as competências necessárias para que cidades se tornem mais inteligentes e sustentáveis.
Realização: Cap4City
Horário: 17h às 18h30
Local: Prédio 95C, 2º andar - CW Link
Talk de Impacto – Pedra Circular
A visão sobre como os desastres afetam os ecossistemas e as ações de impacto social da Pedra Circular sobre esses impactos.
Realização: Abner Quintino
Horário: 14h45 às 15h
Local: Thoughtworks Hub

Minibio: Abner de Freitas, 31, ribeirão-pretano. Bacharel em gestão em saúde pela UFCSPA, e mestrando pela mesma instituição no PPGTIG Saúde, pesquisador associado da GEASDEM/UFRGS. Chefe escoteiro. Fundador e CEO da Pedra Circular, startup de impacto social que desenvolve resiliência nos desastres em indivíduos e instituições.
Jogo de educação para cidadania
Jogo de perguntas e respostas sobre temas como: sustentabilidade, relações internacionais, direito, diversidade, ciência política.
Realização: Valentina Dvogeski
Horário: 10h às 11h
Local: Sala anexa em frente ao 96I – Auditório Talento Empreendedor
Apresentação das Pesquisas - PPGEDU PUCRS
Apresentação das pesquisas em desenvolvimento dos docentes e suas conexões com as pesquisas de orientandas e orientandos. Expondo as temáticas possíveis de serem enxergadas como possibilidade para investimentos de pesquisa em Educação.
Realização: Edla Eggert
Horário: 16h às 17h
Local: Prédio 95C, 2º andar - CW Link
PORTO cada dia mais ALEGRE! Uma reflexão sobre o protagonismo voluntário
As pessoas que habitam Porto Alegre andaram desacreditadas do seu potencial nos últimos anos. Alguns reclamaram, alguns foram embora, por outro lado, alguns não se conformaram, se reuniram e resolveram colaborar para mudar.
Vivemos um momento especial na cidade com vários coletivos trabalhando por um futuro melhor. Vamos contar um pouco desta cena atual e refletir juntos sobre como cada um pode ajudar a transformar Porto Alegre numa cidade referência de prosperidade e qualidade de vida para todos.
Realização: Daniela Lompa - PURPOUS BRANDING COM ALMA
Horário: 17h às 18h
Local: Prédio 97, torre A, 4º andar, Sala 402

MiniBio: Daniela Lompa Nunes - Especialista em Branding e Design com foco em impacto positivo. Foi sócia fundadora da CDA Design onde atuou por mais de 20 anos. Como diretora de planejamento e criação atuou na construção de posicionamento de marca e sistemas de identidade visual para empresas como Correios, O Boticário, Eudora, TIM, Pão de Açucar, Extra, Agafarma, Nat, Pestana Leilões, entre outros. Fundou em 2019 a PURPOUS BRANDING COM ALMA, consultoria de branding e cultura de marca com uma abordagem de inovação orientada por propósito e com foco na geração de impacto positivo.
Storytelling de impacto social positivo
Conheça estratégias de storytelling (cases) e ferramentas (redes/mail mkt) para disseminar histórias verdadeiras de impacto positivo dos projetos da HardFun. Trazer do jornalismo a inspiração pela busca de boas histórias e, do marketing, a expertise para divulgá-las como um bom exemplo a se seguir.
Realização: Raiza Roznieski, Camilla Pereira e Igor Müller – HardFun
Horário: 15h às 16h
Local: Prédio 97, torre A, 2º andar – Global – Tecnopuc Crialab
Radar Tecnológico – Thoughtworks
A cada seis meses aproximadamente, a ThoughtWorks lança o Radar de Tecnologia. Uma publicação que define as mudanças que consideramos serem atualmente relevantes no desenvolvimento de software — tendências que achamos que você deve prestar atenção e considerar usar em seus projetos. Ele reflete a opinião de um grupo de tecnologistas experientes e é baseado em nosso trabalho e experiências do dia-a-dia. Durante o Tecnopuc Experience vamos compartilhar como é o processo de construção desta publicação.
Realização: CThoughtworks
Horário: 15h às 15h30
Local: Thoughtworks Hub

MiniBio: Daniela Araújo - tem formação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Artes Visuais. É apaixonada por tecnologia e possui 17 anos de experiência com desenvolvimento de software. Atualmente é consultora e desenvolvedora de software na ThoughtWorks e faz parte do time estendido da liderança de tecnologia da ThoughtWorks Brasil.

MiniBio: Enzo Zuccolotto - tem formação em Sistemas de Informação pela Unisinos e trabalha com tecnologista líder na ThoughtWorks Brasil e Chile. Tem mais de 10 anos de experiência no mercado de tecnologia, sendo 5 deles na ThoughtWorks Brasil e Chile, é um grande entusiasta de Entrega Contínua e boas práticas de programação. Atualmente trabalha como especialista em tecnologia para a área de desenvolvimento de competências e também como representante do Pilar de Excelência em Entrega de Software.
Talk - Como Machine Learning e Internet das coisas podem contribuir para diminuir o impacto ambiental -Thoughtworks
Descarte de lixo pode parecer uma tarefa trivial, mas você sabia 30% do descarte de lixo reciclável é feito de forma incorreta em Porto Alegre? Nesta palestra, apresentaremos uma solução que utiliza tecnologia como ferramenta para reduzir o impacto ambiental.
Realização: Thoughtworks
Horário: 15:30 até 16:15
Local: Thoughtworks Hub

MiniBio: Pietra Freitas: Consultora de desenvolvimento de software na ThoughtWorks Brasil e graduanda em Ciência da Computação pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Também é co-fundadora e representante do coletivo program.ada - Mulheres da Computação UFRGS, que busca incentivar a participação de mulheres na computação.

MiniBio: Maeda: Apaixonado por Machine Learning, Inteligência Artificial e guitarrista nas horas vagas. Já se aventurou por aí em quase tudo na TI, desde infraestrutura com cloud privada, integração contínua, arquitetura de software e liderança de equipes ágeis. Atuando como engenheiro de machine learning, participa de iniciativas de inteligência artificial e aplica algoritmos de aprendizagem de máquina para gerar valor a sociedade.
Impacto social à luz da filosofia
Realização: Escola de Humanidades da PUCRS e Thoughtworks
Horário: 16h15 às 17h15
Local: Thoughtworks Hub
Talk de Impacto – Canal Café
Obstáculos da Sustentabilidade e o uso de Startups para viabilizar Projetos de Impacto.
Realizador: Claudio Matone
Horário: 17h15 às 17h30
Local: Thoughtworks Hub

MiniBio: Claudio Matone - Sócio Diretor do Canal Café, Conselheiro de Administração na Bem Promotora S/A e Conselheiro Fiscal no Instituto Pertence. Graduado pela PUCRS em Administração de Empresas. MBA pela ESPM e PUCRS.

LawTech

Principais Cuidados Jurídicos para Startups
Apresentar os principais cuidados jurídicos para Startups desde a formação até receber investimentos. Tema central: Como evitar problemas antes mesmo da formalização da empresa e como preparar a startup para receber investimento.
Realização: Alexandre Caputo
Horário: 10h às 11h
Local: Prédio 97, torre A, 4º andar, Sala 402– Global

MiniBio: Advogado, sócio do escritório Caputo Assessoria Jurídica com sede em Porto Alegre e filial em Lajeado. Pós-graduado em Contratos, Direito Imobiliário e Responsabilidade Civil pela PUCRS; Pós Graduado em Direito Público pelo IDC; Membro da Comissão de Direito da Tecnologia e Inovação OAB/RS; Membro da Comissão Especial de Direito Imobiliário OAB/RS; Associado IBRADIM; Voluntário da AGS (Associação Gaúcha de Startups); Palestrante na área de Direito, Tecnologia e Inovação; Mentor em programas de empreendedorismo voltados para inovação. Atua na área empresarial com ênfase em Contratos, Startups e Modelagem de negócios.
Linkedin: ww.linkedin.com/in/alexandrecaputoadv/
Lawtech e personal branding
Palestra sobre o tema "Lawtechs e Personal Branding", explicando como as empresas de tecnologia voltadas ao setor jurídico podem auxiliar no desenvolvimento da marca pessoal de novos advogados. A ideia é trazer ao público uma nova visão sobre a sua promoção profissional.
Realização: Caroline Francescato - Linklei
Horário: 13h às 14h
Local: Prédio 97, torre A, 4º andar, Sala 402– Global
Implementação da LGPD na prática
Como implementar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) na prática, mediante os desafios das startups, utilizando métodos ágeis.
Realização: Flavia Coelho e Paola Avila
Horário: 14h às 15h
Local: Prédio 97, torre A, 4º andar, Sala 402– Global
Painel sobre direito para startups
Painel promovido pela Escola de Direito da PUCRS sobre direito para startups com bate papo para tirar dúvidas.
Realização: Ricardo Lupion Garcia, Martina Recena, Victória Duarte, Pedro Piccinini e Tiago Faganello
Horário: 15h às 16h
Local: Prédio 97, torre B, Térreo - Global - Café Coworking

Pessoas e Emoções

Tecnologia, Negócios & Pessoas: como construir novos líderes e potencializar talentos
Um bate papo sobre os desafios do futuro do trabalho e da formação da nova geração de líderes nas organizações.
Como a tecnologia e os novos negócios mudam a perspectiva de empregabilidade e cria novas tendências para o futuro do trabalho?
Como se preparar para as novas profissões?
Quais são as soft skills mais valorizadas no mercado?
Qual o perfil de jovens que as empresas de tecnologia estão buscando?
Realização: Sicredi e Escola de Negócios
Horário: 10h às 11h
Local: Prédio 96D, 2º andar, Sala 208 – Auditório Assespro
Share Eat e o comportamento do consumidor de gastronomia
Vamos apresentar o estudo de comportamento do consumidor de gastronomia que deu origem ao mapa de comportamento de consumidor, ponto de partida das ações do Share Eat.
Realização: Diego Fabris e Henrique Kochenborger
Horário: 10h às 11h
Local: Prédio 95A - Arena 4all
Não terceirize seu plano de carreira!
Dicas de carreira para profissionais organizarem um plano de carreira, explorando habilidades e possibilidades.
Realização: Evelise Vincensi
Horário: 15h às 16h
Local: Prédio 95A - Arena 4all
Escuta ativa e colaborativa
Uma das necessidades básicas do ser humano é a comunicação. Nos relacionamentos por estórias, compartilhamos experiências através de narrativas. Mas será que sabemos ouvir tão bem quanto sabemos falar? Comunicação exige ambos! Oficina sobre escuta ativa e colaborativa com exercícios de improvisação e escuta ativa.
Realização: Eduardo Gouvêa - DBServer
Horário: 9h às 10h
Local: Prédio 97, torre A, 4º andar, Sala 402– Global
O que a felicidade e a Ansiedade têm em comum?
Workshop de Qualidade de Vida
Realização: Fabiano Basso, Gerson Siegmund e Gabrielle Foletto – Empresa Viva
Horário: 9h às 10h
Local: Prédio 96D, 2º andar, Sala 208 – Auditório Assespro
Inteligência Emocional
Oficina de Inteligência Emocional para Construção do Seu Projeto de Vida, oportunizando o jovem a conseguir ver o que não está vendo; pensar paradoxalmente e sentir-se capaz de seguir a sua jornada.
Realização: Tyana Karam e Sabine Preusse- Instituto Meu Saber
Horário: 14h às 15h
Local: Prédio 96D, 2º andar, Sala 208 – Auditório Assespro
Workshop de oratória
Seu corpo fala! Venha aprender dicas que irão ajudar a controlar o nervosismo de falar em público e ainda utilizar o seu corpo como uma ferramenta de comunicação.
Realização: OPEN POA Toastmasters
Horário: 10h às 11h
Local: Prédio 99A, 2º andar, Sala 204
Mapa da Empatia para Experiência do Usuário
Mapa da empatia para encontrar pontos de melhoria em relação a experiência do usuário em ambientes virtuais. A Hardfun trará exemplos para construirmos juntos o mapa da empatia do usuário para entender quais seriam as dores dele na utilização de um ambiente virtual.
Realização: Caroline Corrêa, Vania Alves, Renata Garcia e Paula Brasil - HardFun
Horário: 10h às 11h
Local: Prédio 97, torre A, térreo - Global - Linha do tempo
Análise de conversas cotidianas
Workshop sobre comunicação baseada na abordagem teórico metodológica da Análise da Conversa - análise de dados sob a perspectiva etnometodológica - visão dos próprios participantes a partir de dados naturalísticos - conversas que ocorrem no mundo cotidiano (não para propósito de pesquisa) a partir de gravações em áudio e/ou vídeo.
Realização: Daniela Andrade - Rodosoft
Horário: 16h às 17h
Local: Prédio 97, Torre A, Térreo – Global – Auditório Bill Hewllet and David Packard
Job Crafting: Redesenho do Trabalho
Job Crafting: refere-se ao redesenho do trabalho (não do cargo) em termos cognitivos, afetivo e da tarefa. É uma apropriação sua sua função redesenhando-a gerando maior engajamento no trabalho, resiliência e satisfação com a empresa. Eleva a produtividade.
Realização: Claudia Müller
Horário: 11h às 12h
Local: Prédio 97, Torre A - 5º andar – Global – Arena CW Global

MiniBio: Psicóloga (PUCRS) , Mestre em Psicologia – UFRGS ênfase em Psicologia Positiva: Liderança Autêntica, Job Crafting, Engajamento no Trabalho e Recursos Pessoais – Psicologia Organizacional Positiva. Formação em Dinâmica dos Grupos – SBDG, Especialização em Gestão Empresarial – FGV , Gestão de Pessoas – UFRGS, Business Coaching e Executive Coaching – IBC e Terapia de Casal e Família – CEFI. Vivência em elaboração de programas de desenvolvimento gerencial e de equipes. Coaching de liderança e team coaching. Prática em planejamento estratégico, indicadores de desempenho, diagnóstico organizacional, cultura/clima organizacional e implementação de programas de sucessão e mentoring organizacional. Atuação na área de Gestão de Pessoas em todos os seus subsistemas.
Tecnologias sociais de escuta na criação de relações de apoio
Nesta experimentação, busca-se praticar a escuta através de formas não-violentas na intenção de criar relações interpessoais saudáveis. Nas construções conjuntas destes sistemas, abre-se a possibilidade para a transição de modelos de justiça, que operam por atribuição de erro e culpa para novas formas restaurativas de gestão das relações.
Realização: Guilherme Schröder – HardFun
Horário: 15h às 16h
Local: Local: Prédio 99A, 2º andar, Sala 204
Como montar um time de design em sua empresa
Realização: Pedro Belleza – Sicredi
Horário: 13h às 14h
Local: Prédio 99A, 2º andar, Sala 204
Processos Criativos
#sejoga- 1h destinada a começar a libertar a criatividade das pessoas. Um workshop que fala um pouco sobre processo criativo e brinca com algumas técnicas para mostrar que TODOS nós podemos ser muito criativos e inovadores.
Realização: Natália Braulio – Openbox.ai
Horário: 13h às 14h
Local: Prédio 97, torre A, 2º andar, Tecnopuc Crialab
Encontro de Gerações no Ambiente de Trabalho
Roda de conversas sobre Encontro de Gerações no ambiente de Trabalho - Uma Inovação sem precedentes.
Realização: Estagiário Experiente
Horário: 14h às 15h
Local: Prédio 99A, 2º andar, sala 206
Experience Design
Ferramentas para mapeamento e análise da experiência do usuário para geração de informações e tomada de decisões estratégicas nos negócios.
Realização: Guilherme Cramer Balle
Horário: 15h às 16h
Local: Prédio 97, torre A, Térreo – Global – Auditório Bill Hewllet & David Packard
Consciente Mente
Roda de conversa sobre consciência e o uso do nosso tempo. Uma roda para falar de assuntos como segurança psicológica, redes de apoio e a necessidade de experimentação.
Realização: Daniel Wildt
Horário: 16h às 17h
Local: Prédio 99A, 2º andar, sala 206
"Fala, mãe! A importância de estratégias de comunicação para o empreendedorismo feminino."
Realização: Cristiane Alves Dombrowski de Souza Netto; Fabíola Brites; Aline Sillos; Anne Costa
Horário: 17h30 às 18h30
Local: Thoughtworks Hub

MiniBio: Cris Netto – Mãe do Antônio, blogueira e escritora. Criadora do @vidamaterna2015, página dedicada aos assuntos da maternidade do dia a dia. Publicou em 2014 o e-book de crônicas 30 Primeiras Vezes. É bacharel em Secretariado Executivo e Mestre em Administração pela PUCRS.

MiniBio: Fabíola Brites - é jornalista e mestranda em Comunicação Social pela PUCRS. Integra a primeira turma do Programa de Desenvolvimento de pré-startups em Comunicação, Artes e Design | FAST - Famecos Startups Tecnopuc. Atuou em redações nos principais veículos de comunicação no estado e como freelancer para o Centro de Informação da Embaixada da Alemanha em Brasília.
Workshop de Desing Thinking sobre o aluno e as profissões do futuro
Workshop de Design Thinking para repensar o aluno do futuro e as profissões do futuro. Conduzir os participantes a pensar nos desafios do mercado do futuro e como podemos lidar com estas mudanças no hoje. Com criatividade e outras ferramentas da inovação, os participantes pensarão nos problemas e soluções que as universidades irão enfrentar para preparar alunos para o novo mercado de trabalho, adequando a isso os novos conceitos de: softskills e life long learning.
Realização: Bruna Melo
Horário: 17h às 18h
Local: Prédio 97, torre A – 2º andar –Global – Tecnopuc Crialab

MiniBio: Bruna Melo atua como Head de Experiências Educacionais. Educadora e pesquisadora envolvida com projetos de inovação e métodos ativos de ensino na prática educacional. Doutoranda (PUCRS), Mestre (PUCRS), Especialização em Educação contemporânea (PUCRS) e formação em Inovação e Criatividade (Harvard/E.U.A). Desenvolve projetos profissionais para educadores, Instituições de ensino e para educação corporativa, relacionados com o futuro da educação. Possui larga experiência no mercado, incluindo área de serviços e indústria, atuando com gestão da inovação e intraempreendedorismo no contexto organizacional. É speaker e facilitadora em eventos de inovação e educação. Mais infos, acesse: https://linktr.ee/headbrunamelo e siga no instagram @msbrunamelo.
Desenvolvimento remoto e times distribuídos
Apresentação sobre plataformas de desenvolvimento remoto, times distribuídos e boas práticas para tornar esta prática um sucesso.
Realização: Jonathan Souza – Thoughtworks
Horário: 12h30 às 13h45
Local: Thoughtworks Hub
Empreendedorismo na indústria e setores de Engenharia
Ter visão estratégica para melhorar processos reduzir custo, bem como inovar não apenas pela identificação de formas de usar algo, mas pelos novos meios de produção e organização são habilidades que os novos engenheiros precisam construir.
Realização: Anderson Natel Soares
Horário: 17h às 18h
Local: Prédio 99A, 2º andar – Sala 206

Tecnologia

Forense como Serviço: Um estudo preliminar sobre métodos, técnicas e seus desafios.
Realizador: Willian Lopes Bitencourt
Horário: 15h
Local: Getnet, prédio 94 no 2º andar

MiniBio: Graduado em Segurança da Informação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos e Pós Graduado em Computação Forense & Perícia Digital pelo instituto de Pós Graduação - IPOG. Já atuou como profissional de Infraestrutura de TI e Redes de Computadores em diversas empresas do mercado gaúcho. Atualmente, atua como Especialista em Segurança da Informação na empresa Santander Getnet, no qual tem foco em Resposta à Incidentes de Segurança da Informação e investigação de fraudes eletrônicas do mercado financeiro brasileiro. Entusiastas de temas como: cybersecurity e forense digital, realiza estudos e pesquisas sobre a evolução de metodologias e técnicas de investigação forense sobre tecnologias inovadoras e desruptivas que somente o mundo de TI proporciona.
O que a Cambridge Analtyca nos ensinou sobre privacidade e democracia?
O impacto do notório escandâlo da Cabridge Analytica e a sua interferência em processos democráticos. Um estudo sobre o modelo aplicado nas eleições Estadunidenses de 2016 e em Trindade e Tobago em 2010. Mas a privacidade está realmente perdida? O que está sendo feito para garantir os direitos de cidadania no cyberespaço.
Palestrante: Anderson Camargo
Horário: 16h às 17h
Local: Prédio 95A- Arena 4all
Simulação Computacional de Processos: reduzindo riscos em tomadas de decisão
Riscos relacionados a fornecimento, demanda, confiabilidade e controle de processos, são fatores limitantes para o desempenho de sistemas produtivos. A simulação computacional permite mitigar os riscos na tomada de decisão a partir da avaliação de diferentes cenários, evitando experimentações e comprometimento de recursos no sistema real. Venha discutir cases de simulação computacional de processos logísticos, de produção e de mobilidade urbana.
Realização: Fernando Lemos (Prof. Escola Politécnica PUCRS) e César Luciano K. de Araújo (Engenheiro de Produção e Alumni PUCRS)
Horário: 16h às 17h
Local: Local: Prédio 99A, 2º andar, Sala 204
Data science for fun
Oficina apresentando ferramentas para análise e visualização de dados. O tema central é uma introdução à programação em linguagem R voltada para a Data Science.
Realização: Luciana de Campos Franci- HardFun Studios
Horário: 10h às 11h
Local: Prédio 96I – Auditório Talento Empreendedor
Experiência do usuário 60+ no contexto digital
Workshop para pensar a experiência do usuário 60+ no contexto digital, tendo em vista novos produtos que possam ser criados com foco neste público.
Realização: Melissa Streck
Horário: 11h às 12h
Local: Prédio 97, torre A, 4º andar, Sala 402– Global

MiniBio: Doutoranda no PPGCOM / PUC-RS, com projeto de pesquisa voltado a design de interfaces de dispositivos móveis por usuários 60+. Pesquisadora no UBILAB e participante do programa pré-startup FAST. Anteriores: Bacharelado em Publicidade e Propaganda (UNISINOS 2002) ; Especialista em Design de Produtos (ULBRA 2004); Mestra em Design (UFRGS 2014). Atuação pro ssional em agências de publicidade e web de Porto Alegre, RS e empresas de porte multinacional das áreas de Comunicação (design de interfaces web) e Tecnologia da Informação (interface de software).
Realidade aumentada como mídia criativa
Realização: Leonardo Schenkel , Wagner Escouto – Magipix
Horário: 12h às 13h
Local: Prédio 99A, 2º andar, Sala 204
Inteligência artificial aplicado ao SUS
Desenvolvimento de Inteligência Artificial utilizando processamento de linguagem natural para melhorar a forma de gestão e reembolso do sistema único de saúde do SUS.
Realização: Ana Paula Beck da Silva Etges – Profª Escola Politécnica PUCRS e Bruna Stella Zanotto.
Horário: 13h às 14h
Local: Prédio 97, torre A – Linha do Tempo – Global

MiniBio: Prof. Ana Paula Beck da Silva Etges - Pós-doutoranda e pesquisadora do Instituto de Avaliação de Tecnologias em Saúde (IATS/INCT) ,Professora Adjunta da Escola Politécnica da PUCRS e Profesora do HCPA, Consultora de Projetos de Avaliação Econômica de Saúde, PhD e mestre em Engenharia de Produção - UFRGS.

MiniBio: Bruna Stella Zanotto - Formada em Farmácia pela UFRGS e pesquisadora do Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde (IATS). Atualmente é aluna do PPG [programa de pós graduação] de Epidemiologia/UFRGS e trabalha com assessoria em projetos de gestão e aferição de custos em saúde no Hospital Moinhos de Vento.
Em busca da menor solução viável
Como desenvolver software de valor com prazo curto e orçamento limitado.
Realização: Leovan Tavares
Horário: 13h às 14h
Local: Arena 4all - Prédio 95A
Mentoria digital
Mentoria Digital para público 50+. Os mais maduros não tem o mesmo acesso à tecnologia como os jovens e vamos ajudá-los a despertar esse interesse.
Realização: Luciana Bettoni
Horário: 13h às 14h
Local: Prédio 99A, 2º andar, sala 206
Macrotendências em Transformação Social e Tecnológica
O Molho Secreto é um coletivo de pessoas que se uniu para debater os temas da nova economia (revoluções pós digital, algoritmos, blockchain) e também os impactos disso tudo na sociedade.
O Workshop vai explorar futuros, dos utópicos aos distópicos, passando pelos desejáveis. As ferramentas serão macrotendências de transformação social e tecnológica e sinais atuais da sociedade de como esse futuro poderia ser.
Realização: Cristiano B. Franco, Fausto Vanin, Bernardo Azevedo e Souza, Gustavo Porto, Leonardo Hauschild, Alexandre Victoria, Pedro Gomes- Molho Secreto
Horário: 14h às 16h
Local: Prédio 96I – Talento Empreendedor
Perspectivas da realidade aumentada na construção civil
Apresentação de tecnologia de realidade aumentada aplicada à construção civil.
Realização: Juan Germano, Leonardo Schenkel – Magipix / Augin
Horário: 9h às 10h
Local: Prédio 99, 2º andar, Sala 204 - Portal Tecnopuc

Health Tech

Workshop: Simulação Realística de Suporte de Vida
Realização: Fernanda Salazar Meira, Giovani Gadonski e Janete de Souza Urbanetto
Horário: 14h às 15h / 15 às 16h / 16 às 17h
Local: Prédio 96B, Sala 102, térreo- Laboratório de Engenharia de Usabilidade de Produtos para a Saúde – USALAB
Inovação na saúde: insights a partir de minha experiência no Vale do Silicio
Vanessa esteve entre os 15 estudantes brasileiros selecionados para participar de um evento organizado por Stanford no Vale do Silício. Ela irá compartilhar suas experiências e falar sobre o enorme papel da inovação, empreendedorismo e tecnologia na área da saúde.
Realização: Vanessa Nicola Labrea
Horário: 15h
Local: Health+ Innovation Center - Prédio 99A, 6º andar
IA na área da Saúde
Palestra com casos de uso da Inteligência Artificial na Saúde em Porto Alegre.
Realização: Henrique Dias – StarGrid
Horário: 13h às 14h
Local: Prédio 99A, 6º andar - Health+ Innovation Center

Mobilidade

Futuro da mobilidade
Talk sobre o futuro da mobilidade com o objetivo de despertar o interesse pela nova mobilidade, incentivando ideias para projetos de P&D e startups.
Realização: Carlos Martins – E-24
Horário: 10h às 11h
Local: Ônibus Ouro e Prata
Talking Bus
Talk abordando a importância de uma empresa de 80 anos estar em um ambiente de inovação como Tecnopuc, para gerar inovação e conexões relevantes para o negócio. Será apresentado o Case Ouro e Prata + SOHA (startup incubada no Tecnopuc). Além de contar sobre a relevância do trabalho em colaboração para trazer inovação para todo o setor de transporte, uma iniciativa pioneira.
Horário: 11h às 11h30 / 14h às 14h30 / 16h às 16h30
Local: Ônibus Ouro e Prata

Maker

IDEIA Centro de Apoio em C&T – Open Hour
Uso de recursos para o desenvolvimento de protótipos e impressão 3D com suporte de labs e técnicos do IDEIA nas áreas de Eletrônica, Mecânica, Computação, Circuitos e Ótica.
Atendimento em grupo ou individual. #ideiaopenhour
Horário: 15h às 16h
Local: Meeting Point - Hall do Prédio 94
Robótica Maker
Oficina de robótica maker, apresentando os conceitos básicos do desenvolvimento e aplicando em uma atividade prática
Realização: SagaLab
Horário: 9h às 10h
Local: Prédio 94, térreo – Tecnopuc FabLab
Oficina de Impressão 3D
Realização: IDEIA PUCRS e 3D Creative
Horário: 10h às 11h e 16h às 17h
Local: Prédio 94, térreo – Tecnopuc FabLab
Ideias que mudam o mundo: testando e validando soluções de impacto
Todos queremos mudar o mundo, e a melhor maneira para fazer isso é empreendendo. Pensando nisso, vamos juntos entender o que muda o mundo, e como você pode ser o líder dessa mudança, e gerar impacto local via desenvolvimento econômico, social e ambiental. Oficina para apresentar a metodologia do Caminho Empreendedor de Impacto e o racional por trás da primeira etapa de validação do problema, a construção do teste de hipóteses. Os participantes terão contato com as ferramentas de design thinking da árvore de problemas e da construção da persona, com um exemplo prático de uma startup focada no ODS 13, a YCL. Dessa forma, pretende-se gerar reflexões sobre alguns problemas buscando soluções inovadoras para resolvê-los e aprofundando os insights na direção da validação das ideias e da diminuição do risco.
Realização: Luciana Brandão, Andresa Wendt – Semente Negócios
Horário: 13h às 14h
Local: Prédio 96D, 2º andar, Sala 208 – Auditório Assespro

MiniBio: Luciana Brandão - Consultora da vertical de impacto: Graduada em Relações Internacionais e mestre em Sociologia Ambiental pela UFRGS. Na Semente atua com foco em impacto socioambiental e desenvolvimento setorial. Já trabalhou com energias renováveis, mudanças climáticas e comunidades tradicionais. Ajudou a desenvolver e implementar o Programa Ambiental de Simulação das Nações Unidas (MUN) junto às escolas da rede pública de Porto Alegre e Região Metropolitana.

MiniBio: Andresa Wendt - Consultora da vertical de impacto: Graduanda em Relações Internacionais pela UFRGS. Na Semente atua no apoio ao desenvolvimento de negócios de impacto. Foi diretora de projetos na empresa júnior Atlântica Consultoria Internacional. Trabalhou na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do RS junto ao departamento de promoção comercial e assuntos internacionais. Também trabalhou como voluntária na produção de orgânicos e implementação de sistemas agroflorestais associados à permacultura.
Cultura Maker
Cultura Maker. Realizar práticas de prototipagem como recurso educacional divertidas e desafiadoras. Experimentando tecnologias como Arduino, Makey Makey e circuitos eletrônicos para produzir objetos que interejam com os computadores emitindo sons ou coordenando movimentos (exemplo: instrumentos musicais, controles para videogames e etc). Instigando assim o pensamento computacional e a fluência digital através da programação por Scratch ou Ardublock (linguagem de blocos) para automatizar as criações.
Realização: Willian de Avila e Bruno Selau Gonçalves – HardFun Studios
Horário: 13h às 14h30
Local: Prédio 94, térreo – Tecnopuc FabLab
Projeto Maker
A Projeto maker sobre o ponto de vista da transformação da fantasia on line para concretização off line. Sob os pilares da imaginação e objetividade exercitar as soluções criativas para a concretização de um protótipo/produto.
Realização: Rogério Pessôa
Horário: 17h às 18h
Local: Prédio 94, térreo – Tecnopuc FabLab

Ativações

Check Up de Saúde – Hospital São Lucas da PUCRS
1. Dosagem de glicemia
2. Verificação da pressão arterial
3. Teste de Bioimpedância – que analisa a composição corporal, massa magra, gordura.
4. Avaliação e orientação nutricional
5. Testes rápidos para HIV, Hepatite C e Sífilis
6. Vacinação contra o Sarampo (articularíamos com a Secretaria da Saúde)
7. Orientações sobre doação de sangue
8. Orientações sobre doação de órgãos
Realização: Hospital São Lucas da PUCRS
Horário: : 9h às 17h
Local: Prédio 97, térreo - Espaço Recharge - Global
Meditação Ativa
Meditação com movimentos corporais para ativar a energia do corpo aumentando a criatividade. A meditação proposta visa acender a mente e corpo para acessar a ideias fora da caixa para empreender, solucionar desafios de uma forma criativa. Transformar o medo em força para realização.
Realização: Nicolae Axente - Viaflow
Horário: 9h às 10h
Local: Prédio 97- Global, térreo- Espaço Recharge
Experiência Têxtil às Cegas: O que os olhos não vêem, as mãos sentem?
Seda ou Poliéster? Algodão ou Viscose? Acrílico ou lã? A tecnologia têxtil evoluiu de tal forma que hoje o visual e o toque podem "enganar" até mesmo olhos e mãos experientes.
O workshop promoverá uma experiência sensorial às cegas com tecidos de diferentes matérias-primas, refletindo sobre a influência da tecnologia no desenvolvimento de tecidos inovadores, a partir de sua estrutura e acabamentos de superfícies.
Realização: Tatiana Laschuk
Horário: 11h às 12h
Local: Anexo do Auditório Talento Empreendedor- Prédio 96G

MiniBio: Tatiana Laschuk - Designer e Experienciadora têxtil. Promove experiências práticas com tecidos/fibras a fim de potencializar o uso/transformação dos mesmos em projetos de moda. Possui doutorado em Design de Superfície pela UFRGS; Mestrado em Design e Marketing Têxtil pela UMINHO (Portugal); Graduação em Moda e Estilo pela UCS; Possui dez anos de experiência em docência em graduação e pós-graduação nas áreas do design de moda e superfície.
Massagem e manicure
Serviços de Massagem Quick e Mãos (lixa e esmaltação) para participantes do evento.
Realização: BECA- Beleza em Casa
Horário: 11h às 13h
Local: Prédio 97, térreo - Espaço Recharge - Global
Prática de Yoga
Realização: Prática de Yoga promovida pela DBLife, projeto desenvolvido para e pelos colaboradores da DBServer.
Horário: 13h às 14h
Local: Prédio 97, térreo- Espaço Recharge - Global
Lounge Gamer - Aquiris
Jogo Horizon Chase
Realização: Aquiris
Local: Hall do Prédio 99A- Portal Tecnopuc
Banda da DHmed
Horário: 12h às 13h
Local: Em frente ao Prédio 97 - Global Tecnopuc
Voz e Violão: João Fernando Kiewel - DBServer
Horário: 17h às 18h
Local: Em frente ao Prédio 97 - Global Tecnopuc
Realidade Virtual
Experimente realidade misturada: interaja com objetos virtuais com suas mãos!
Realização: Magipix
Horário: Durante todo o dia
Local: Hall do Prédio 99A – térreo

 

Patrocinadores e Apoiadores

Patrocínio:

Parceiros:

Apoio | Comunidade Tecnopuc:

Apoio:

Realização:

Venha para o Tecnopuc Experience