Espaço Ideias

 

Negociação de PI em projetos de P&D

A área de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologa, juntamente com área de Gestão de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento, atua nas negociações dos projetos, especificamente no que se refere à propriedade intelectual e ao sigilo, cabendo-lhe assegurar que os direitos da PUCRS sejam preservados, de acordo com o que estabelecem as políticas institucionais que regem a matéria.

 

Registro da Propriedade Intelectual

No que se refere às atividades de registro da propriedade intelectual, tem como atribuições avaliar a invenção, desde o ponto de vista de sua viabilidade técnica e econômica, visando ao adequado registro nos órgãos competentes do País e do exterior.

O encaminhamento dos pedidos se dá através de formulários específicos. Após a identificação da demanda, são realizados procedimentos internos, tais como, buscas em base de patentes, análise da viabilidade técnica e econômica do invento no caso de patentes.

Além dos trâmites administrativos junto aos órgãos responsáveis pelo registro da propriedade intelectual, após o depósito dos pedidos, a área  realiza o monitoramento dos processos de registro, com vistas ao adequado cumprimento dos prazos de pagamento e demais obrigações da PUCRS, enquanto titular dos ativos intangíveis.

 

Transferência de Tecnologia

Quanto às atividades de transferência de tecnologia, através do licenciamento ou transferência de know-how, tem como função realizar a avaliação econômica da tecnologia que será licenciada ou transferida, através de uma análise de mercado nacional e internacional.

Através de contatos com os pesquisadores, busca captar potenciais licenciantes e/ou parceiros interessados no desenvolvimento da tecnologia em escala industrial.

A área de Propriedade Intenectual e Transferência de Tecnologia articipa, ainda, das negociações com o setor empresarial, promovendo reuniões de negociação entre a universidade e a empresa interessada elaborando, em conjunto com a Gestão de Projetos de P&D, os contratos a serem celebrados.

Após o licenciamento, monitora o pagamento dos royalties relativos aos processos de transferência de tecnologia e procede à distribuição dos ganhos econômicos resultantes da exploração comercial da propriedade intelectual com os respectivos inventores.

 

Capacitação

A área de Propriedade Intenectual e Transferência de Tecnologia promove atividades voltadas à disseminação da cultura e importância da Propriedade Intelectual no âmbito da Universidade/Empresa, além de cursos, seminários, oficinas de trabalho e outras atividades de extensão, visando à capacitação de profissionais, internos e externos à instituição, nas áreas específicas relacionadas à gestão da transferência de tecnologia, incluindo a propriedade intelectual.

 

Formulários

Para encaminhamento dos formulários, você pode entrar em contato de acordo com sua área de interesse:

Biológicas e Saúde
Gabriela Dornelles Alves
gabriela.alves@pucrs.br

Engenharias, Física e Materiais
Juliana Edi de Pauli
juliana.pauli@pucrs.br

Em caso de dúvidas entre em contato pelo telefone (51) 3320-3907.