Gestão de Projetos e Negociação

A área de Gestão de Projetos e Negociação é um mecanismo institucional da PUCRS, que atua como agente facilitador do processo de interação Universidade – Empresa – Governo. Estimula e viabiliza o desenvolvimento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) cooperados que aliem as necessidades de mercado com o saber e conhecimento existentes na Universidade.

Se você tem interesse em desenvolver um projeto conosco, envie e-mail para tecnopuc@pucrs.br.

Para acessar o Manual de Procedimentos do Tecnopuc, destinado à comunidade PUCRS, clique aqui.

FORMAS DE INTERAÇÃO

Parceiros Públicos e Privados

A área de Gestao de Projetos de P&D presta apoio e orientação para parceiros públicos e privados interessados em desenvolver projetos cooperados com professores-pesquisadores da PUCRS. Nossos serviços incluem:

• identificação e aproximação com grupo de professores e pesquisadores da PUCRS a partir das demandas de projetos dos parceiros públicos e privados;
  • auxílio no processo de negociação do projeto e na elaboração/tramitação dos contratos;
  • acompanhamento durante a execução dos projetos contratados;
  • observar/seguir a legislação vigente no que se refere ao uso de recursos públicos em projetos;
  • execução financeira dos projetos;
  • prestação de contas dos projetos.
  • acompanhamento de fontes de fomento públicas e privadas.

Professores e Pesquisadores

A área de Gestao de Projetos de P&D presta apoio e orientação aos professores e pesquisadores da PUCRS interessados em desenvolver projetos com parceiros públicos e privados. Nossos serviços incluem:

• acompanhamento e divulgação de editais/chamadas (recursos públicos) e de oportunidades de projetos com Empresas e órgãos do Governo;
  • prospecção de Empresas e/ou de Setores do Governo para apoiar projetos de pesquisa conduzidas pelo professor e seu grupo;
  • orientação ao professor na elaboração da proposta, orçamento e contrapartida das propostas submetidas a editais vigentes;
  • levantamento de documentação legal exigida pelos editais vigentes que acompanharão a proposta;
  • auxílio no processo de negociação do projeto e na elaboração dos contratos;
  • acompanhamento durante a execução dos projetos contratados;
  • execução financeira dos projetos;
  • prestação de contas dos projetos.