Free Zone

É um sistema aberto de criatividade e prototipagem para que empreendedores possam colocar a mão na massa, testarem ideias e provarem conceitos. Criado pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (Ideia) em parceria com a área de Desenvolvmento de Startups da PUCRS, o Free Zone será um lugar para a prototipação de ideias e conceitos, com livre acesso, mediante reserva, a equipamentos variados de diferentes portes e nas áreas de mecânica, eletrônica e maqueteria, contando com impressoras 3D, corte a laser, serras, softwares para modelagem tridimensional de projetos e design, ferramentas e softwares para testes.

Estudantes, professores, pesquisadores da PUCRS e empresas do Tecnopuc podem utilizar o local, no Ideia, prédio 94 do Tecnopuc. Para usufruir do ambiente, é necessário reservar um dia e horário no site www.pucrs.br/ideia. O espaço funciona das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.

O ambiente auxiliará na formação de empreendedores a partir de uma criação da cultura “maker”, voltado ao ato de aprender testando na prática. O Free Zone é mais um importante elemento na trilha de empreendedorismo e inovação da Universidade, que já conta com Idear, Raiar e outros espaços.