Dito Efeito do Pacto Alegre – José Renato Hopf: Empreender é construir times que constroem negócios

30/10/2019 - 13h49

banner

EPISÓDIO – José Renato Hopf: Empreender é construir times que constroem negócios

A Série História de Vida: Sucesso e Fracasso tem como propósito evidenciar os caminhos percorridos, tanto de acertos quanto de erros, por lideranças locais que são fonte de inspiração à comunidade local. A curadoria dessa série fica por conta de Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, que possui graduação em Análise de Sistemas de Informação pela PUCRS (1983), Mestrado na área de Sistemas de Informação pela UFRGS (1990), Especialização em Gestão de Artes e Tecnologias Multimídia pela PUC Rio de Janeiro e IBM (1992) e Doutorado na área de Sistemas de Informação pela UFRGS (2001), com Pós Doutorado na IASP (Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação), na Tsinghua University, China e Universidade de Málaga, Espanha (2016). É Professor Titular da Escola Politécnica e Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS. Pesquisador nas áreas de Engenharia de Software, Sistemas de Informação e Gerência de Projetos. Tem experiência em Gestão de Ciência, Tecnologia & Inovação (C,T&I), nas áreas de Inovação Tecnológica, Ambientes de Inovação (Parques Científicos e Tecnológicos) e Interação Universidade, Empresa & Governo. Coordena a Comissão Nacional de Acompanhamento do PNPG? Plano Nacional de Pós-Graduação, é membro do Conselho Superior da EMBRAPII (MCTI), do Conselho Deliberativo Nacional do SEBRAE, do Conselho Diretor do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) do MCTIC, do Conselho Superior de Ciência, Tecnologia e Inovação do RS e do Conselho Consultivo da FINEP.

//Episódio: José Renato Hopf – Co-Fundador e CEO da 4all. Graduado em Administração de Empresas pela PUCRS, com especialização em Sistema de Informação e Telecomunicações pela UFRGS e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Atua nos mercados de tecnologia e financeiro há mais de 25 anos. Iniciou sua trajetória no Banrisul, tendo criado o Banricompras e elevando o valor de mercado do banco em muitas vezes. Fundou a GetNet primeiro unicórnio da América Latina, empresa que quebrou o monopólio das bandeiras de cartões de crédito brasileiro. Atualmente é CEO do Hub 4all, grupo de 8 empresas digitais montadas na lógica de Business de Plataforma e voltadas para a exponencialidade dos negócios. José Renato, o Zé, como é conhecido pelos amigos e colaboradores, vai contar dos acertos, erros e desafios de sua carreira de empreendedor e de como aprendeu a formar times vencedores capazes de entregar soluções ousadas e disruptivas aqui mesmo no Brasil.

Para compor o encontro sobre a história de vida de José Renato, a curadoria traz:

Letícia Batistela – Fundadora da LB Consultoria Jurídica em TI, especializada em entregar soluções jurídicas para o investimento em inovação e transformação digital. Advogada, mentora e Conselheira de Administração com foco em Inovação. Com mais de 20 anos de experiência no setor de TI, é apaixonada por inovação e por concretizar ideias com foco em resultados econômicos ou sociais. Pós-graduada em Gestão de Negócios pela FDC, pela qual também participou do Programa de Formação de Conselheiros. Em 2018, foi indicada como um dos 500 advogados mais admirados do Brasil pela Revista Análise Editorial. Atua em três verticais: consultoria em Soluções Jurídicas para Tecnologia e Inovação; participação em Conselhos de Administração e Entidades e projetos de mentoria. É vice-presidente de articulação Política da Federação das Empresas de Tecnologia (Assespro) – por dois anos exerceu a presidência da Assespro/RS. Faz parte do Conselho de Administração da PROCEMPA, PROCERGS e é VP Jurídica da Federasul. É membro fundadora do Women in Law Mentoring Brasil (WLM) e faz parte do time de mentoria do Grupo Mulheres do Brasil.

Thiago Ribeiro – Executivo comercial e de desenvolvimento de negócios da 4all. Jornalista com especialização em Marketing e mestrando em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Com mais de 15 anos de experiência no mercado de Marketing e Comunicação, desde 2010, atua como estrategista digital com ênfase marketing, estratégias comerciais, comunicação e desenvolvimento de novos negócios. Apaixonado por tecnologia, foi fundador do #PoAdigital, plataforma de criatividade e empreendedorismo da cidade de Porto Alegre e responsável pelo desenvolvimento e implantação da estratégia de Open Data da Capital Gaúcha, o projeto #Datapoa. Também é co-fundador do Porto Alegre Cite e da Associação Gaúcha de Startups (AGS) e integra instituições internacionais com Uraía, WEGO e a Rede Global de Empreendedorismo. Atua como mentor de startups junto ao StatupRS, Inovativa Brasil e Feevale Teckpark.

// Programação:

18h – credenciamento e networking

18h30 – História de Vida: José Renato Hopf: Empreender é construir times que constroem negócios

20h10 – momento para as perguntas

21h – encerramento e networking

Outros eventos Veja todos os eventos

• Últimos publicados
  • Mais visualizados

Informações do evento

13/11/2019
uMov.me Arena (Rua Professor Cristiano Fischer, 464)
18:00 até 21:00