Sala - Videoconferência

Sala exclusiva para Videoconferência

 

Descritivo das facilidades da sala 211 – Prédio 99A

A sala de videoconferência somente recebe chamadas de outro equipamento de
videoconferência compatível ou de um APP Polycom RealPresence™ Mobile (vide abaixo) e não recebe ou faz chamadas/conexões via Skype.

Recomenda-se baixar o APP Polycom RealPresence™ Mobile no iPad ou iPhone para
poder comunicar-se via sala de videoconferência em caso de viagem ou de qualquer outro local remoto.

Requisito fundamental: uma boa conexão Wi-Fi (ou 3G ou 4G) precisa estar ativa no
momento da chamada.

Segue o link da Apple com informações do APP para conexão ao sistema de vídeo
conferência Polycom ao iPad ou iPhone, que deve ser baixado da App Store. https://itunes.apple.com/us/app/polycom-realpresence-mobile/id465412616

Depois de baixar e instalar o App Polycom RealPresence™ Mobile no iPad ou iPhone:

  • para teste, agendar com a Administração (Veiga ou Rui), pelo ramal 3694, para
    estarmos na sala com o equipamento ligado para atender a chamada;
  • abrir o App Polycom e chamar o endereço IP 201.54.132.18 (com todos os pontos de
    separação);
  • o App da Polycom não está disponível para Android.

Endereço IP da Videoconferência: 201.54.132.18


UTILIZANDO A VIDEOCONFERÊNCIA (VC)

Observações:

  • Para videoconferência, utiliza-se o televisor TV1 para imagem e o televisor TV2 para
    dados (apresentação de documentos durante a VC);
  • O controle remoto atende os dois (02) televisores, mas é necessário aproximar do
    monitor a ser utilizado.

Passo a passo

  • Ligar os seguintes equipamentos, diretamente no aparelho ou com o respectivo
    controle remoto disponível no rack: Receiver (Onkyo), Equipamento de VC (Polycom) e os
    televisores TV1 e TV2.

Após todos os aparelhos ligados:

  • Receiver (Onkyo), selecionar a função “Videoconferência ou HDMI 3”;
  • Equipamento VC, com o controle seguir conforme abaixo:

Fazendo uma chamada

No menu ou na tela inicial;

  • Selecionar “Efetuar uma chamada”;
  • Digitar o IP do equipamento de VC de destino (incluindo a pontuação);
  • Clicar em “Efetuar uma chamada”.

Recebendo uma chamada

  • Após iniciar a chamada sonora
  • Selecionar “recebendo uma chamada” ou “atender”.

Conectando o notebook para transmitir dados – Via NewShortcut2

Para sincronização dos equipamentos o notebook deve estar conectado à rede
cabeada, para autenticação do IP da VC;

  • Funcionários PUCRS – utilizar usuário e senha da rede PUCRS;
  • Colaboradores do TECNOPUC – utilizar usuário e senha da rede PORTAL,
    disponível nas informações na sala;
  • Visitantes – utilizar usuário e senha da rede VISITANTES, disponível no crachá
    de visitantes retirado no acesso ao Parque, conforme informações disponíveis
    na sala.

Abrir o aplicativo “NewShortcut2” – caso não tenha, solicita-lo à Administração do
Parque;

  • No campo “Endereço do sistema de conferência” digitar 201.54.132.18, IP da
    VC;
  • No campo “senha da reunião”, não é necessário preencher, a menos que os
    usuários considerem importante;
  • Clicar em “conectar”.
    Obs.: O notebook sincronizará exclusivamente com o televisor TV2.

UTILIZANDO PARA APRESENTAÇÕES (Projeção de dados na tela, sem VC)

Observações:

  • Para apresentações utilizar exclusivamente o televisor TV1;
  • O controle remoto atende os dois (02) televisores, mas é necessário aproximar do
    monitor a ser utilizado.

Passo a passo
Ligar os seguintes equipamentos, diretamente no aparelho ou com o respectivo
controle remoto disponível no rack: Receiver (Onkyo) e o televisor TV1.

Conectando o notebook na mesa

Utilizando as entradas HDMI conforme abaixo:

  • para HDMI1, selecionar no receiver (Onkyo) “HDMI1”;
  • para HDMI2, selecionar no receiver (Onkyo) “HDMI2”.

Utilizando a internet conforme abaixo:

  • rede cabeada (restrita aos equipamento PUCRS), basta conectar em uma das
    entradas disponíveis (232, 233 ou 323);
  • rede wifi
    – o da sala, utilizar o domínio “Portal”, usuários e senhas disponíveis no informativo
    fixado ao lado da porta;
    – para visitantes, utilizar o domínio “Visitantes”, usuário e senha disponíveis no
    crachá de visitante fornecido no cadastro. Mais informações no informativo
    fixado na sala.

Sincronizando os equipamentos

Após tudo conectado, caso não tenha entrado automaticamente será preciso
configurar o monitor para sincronizar com a TV1:
Normalmente utiliza-se a função “Fn + F8” selecionando “Duplicar”, ou função similar
em outros notebooks.


EQUIPAMENTOS

Marca Polycom

01 central de videoconferência – RealPresence Group 500
01 controle remoto da central de VC
01 microfone de teto
01 câmera de videoconferência – MPTZ-9

ATENÇÃO: não mexer na câmera. O equipamento tem ajuste automático.

Marca LG
01 TV 54’ exclusiva para videoconferência (lado direito)
01 TV 54’ exclusiva para conteúdo (lado esquerdo)
01 controle remoto (atende as duas TV’s, basta aproximar do equipamento)

Marca Onkyo
01 amplificador de som c/ receiver – TX-NR616
01 controle remoto

 

MATERIAIS DA SALA

08 cadeiras tipo escritório (giratória com apoio para os braços)
06 tomadas de mesa (110v) padrão novo
04 pontos de sprinklers (combate contra incêndio)
04 caixas de som de teto

04 pontos de rede c/ velocidade de 100 Mbits (somente para equipamentos PUCRS)
04 cortinas tipo blackout (no espaço reserva do lado norte)
03 pontos de áudio
03 pontos HDMI
02 pontos USB
01 mesa de videoconferência
01 tomada (110v) padrão antigo
01 cesto de lixo
01 condicionador de ar individual central
01 controle remoto (condicionador de ar)

 

MATERIAL DISPONÍVEL NA GAVETA DO RACK

03 cabos de rede (somente para equipamentos PUCRS)
02 cabos VGA
01 cabo HDMI
01 cabo de áudio (saída áudio/vídeo)
01 cabo de áudio (simples)
01 manual de instruções do equipamento Polycom

OBSERVAÇÕES
1) As chaves da sala devem ser retiradas e devolvidas na Recepção do 2º andar do prédio 99A
durante o horário de expediente (das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30);
2) Ler os informativos com atenção;
3) A sala deve ficar limpa e organizada após a utilização;
4) Desligar e deixar todos os equipamentos e cabos utilizados durante a VC nos seus respectivos
lugares e organizados.

Rede Wi-Fi (wireless) c/ velocidade de 54 Mega bits por segundo

– Domínio PORTAL, para usuários TECNOPUC (de 001 a 015);
– Domínio VISITANTES, para usuários com cartão de visitante do Parque.

Para acesso ao equipamento de Videoconferência:
1) a chave do rack está junto as chaves da sala (não esquecer de fechar o rack após o uso);
2) todos os cabos necessários para a VC estão disponíveis na gaveta do rack;
3) em caso de dúvida procurar pela Administração ou consultar o manual Polycom disponível na
gaveta do rack.

Condicionador de ar:
1) o controle remoto do equipamento fica no suporte ao lado (interno) da porta de acesso;
2) ao ligar o aparelho, certifique-se que a luz verde acendeu na central, localizada no fundo da sala à
direita (havendo problema, por favor desligar as luzes da sala, as vezes causam interferência);
3) antes de deixar a sala, desligar o aparelho.