02/06/2020 - 11h58

Alunas das Aceleradoras Inclusiva e Ágil recebem doação de computadores

A iniciativa foi viabilizada por meio de uma parceria do Centro de Inovação da Escola Politécnica da PUCRS e da ThoughtWorks

WhatsApp Image 2020-05-27 at 15.20.01

Jadine Nunes, aluna mentora da Aceleradora Ágil

Uma parceria entre o Centro de Inovação da Escola Politécnica da PUCRS e a ThoughtWorks, ambos instalados no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), viabilizou a doação de computadores para a Aceleradora Ágil e Inclusiva. A iniciativa é um projeto da ThoughtWorks e da Universidade que tem como propósito desconstruir o padrão dominante e mudar a cara do mercado de Tecnologia da Informação (TI), e que hoje conta também com a participação do Sicredi. Neste momento de pandemia, alunas monitoras das Aceleradoras utilizarão os computadores para estudar e trabalhar de forma remota. 

O professor Michael Mora, coordenador do Centro e do projeto, destaca: “a ação representa muito do pensamento e das intenções das organizações e pessoas envolvidas no projeto. O propósito maior é promover o crescimento dos jovens das aceleradoras, colocando empenho em tudo que está ao nosso alcance”. Ana Castro, colaboradora do Centro, reforça: “O CI se orgulha em fazer parte desse momento, diversos colegas se empenharam para que pudéssemos realizar esta ação. A entrega das máquinas acrescenta mais uma dose de empatia ao projeto que foi desenhado para diminuir esse abismo social atual”. 

Sandra Einloft, decana da Escola Politécnica, comenta que a Aceleradora Ágil e Inclusiva é um projeto que orgulha a Escola. “Esta parceria com a ThoughtWorks é rica, inclusiva e humanizadora. Também uma oportunidade para olhar o mundo de forma mais empática. As doações dos computadores permitem, neste período de crise e de mudanças aceleradas, incentivar a inserção social”, afirma Sandra. 

Rafael Priladnicki, diretor do Tecnopuc, relembra que além de todo o impacto social envolvido, as aceleradoras são um belo exemplo do potencial de colaboração que existe em um ecossistema de inovação. “O projeto, que nasceu em uma parceria da PUCRS com a ThoughtWorks há 9 anos, entrou em 2020 também com a parceria do Sicredi. Ainda em 2020 teremos mais parceiros se unindo a essa iniciativa”, conta Rafael. 

Desafio diário

Alunas das Aceleradoras que se destacam são escolhidas como monitoras e apoiam novas turmas. O desafio é que elas muitas vezes não possuem equipamentos para dar continuidade nos estudos em casa. “Normalmente, contamos com doações da comunidade, mas nessa turma conseguimos organizar e realizar doações de máquinas usadas por meio desta parceria com a PUCRS”, conta Bruna Gonzaga, parte do time de organização da Aceleradora Inclusiva e colaboradora da ThoughtWorks. Ela ainda explica que as empresas possuem laptops que não são mais úteis para a organização, mas que podem estar em bom estado para as Aceleradoras. 

WhatsApp Image 2020-05-27 at 15.21.01

Danielle Madrid, aluna mentora da Aceleradora Inclusiva

Jadine Nunes é aluna mentora da Aceleradora Ágil e agradece a oportunidade: “tudo o que vocês fazem de ação social é lindo. Estou muito feliz em fazer parte da Ágil e desse ambiente de trabalho maravilhoso, onde as pessoas se importam com o próximo.” A aluna mentora da Aceleradora Inclusiva, Danielle Madrid, explica que “essa doação é a oportunidade para estudar em casa e saber por onde começar no meio da crise que enfrentamos atualmente”.

Cris Otto, que também integra o time de organização da Aceleradora Inclusiva e é colaboradora da ThoughtWorks, lembra que se a sua empresa também tem computadores disponíveis para ações como essa, é só entrar em contato com o time organizacional da Aceleradora Inclusiva pelo email ac[email protected]. “Esperamos inspirar muitas empresas a contribuir também”, reforça Cris. 

Saiba mais sobre a Acelerado Ágil e Inclusiva 

A história do projeto está registrada no livro Aceleradora Ágil e Inclusiva, unindo conhecimento, projetos e pessoas para construir um futuro tecnológico justo. A obra foi escrita por Nelice Heck, gerente-geral do escritório da ThoughtWorks Porto Alegre, Rafael Prikladnicki, diretor do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), e Patrícia Knebel, jornalista e estrategista digital de diversas empresas e fundadora do Estúdio Editorial – content innovation lab. O livro está disponível e pode ser lido clicando aqui.

 

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias