05/05/2020 - 18h13

NanoPUCRS passa a integrar rede nacional de laboratórios do MCTIC

Centro especializado em nanociências e nanotecnologia da PUCRS agora faz parte da Rede SisNANO

NanoPUCRS - logo policromático (286x140)Centro Interdisciplinar de Nanociência e Micro-nanotecnologia (NanoPUCRS) passa a integrar o Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNANO), rede direcionada à pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em nanociências e nanotecnologia, sob responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A conquista é resultado de um projeto submetido em 2019 com coordenação do professor Ricardo Papaléo, coordenador do NanoPUCRS, que mobiliza estruturas e pesquisadores de diferentes áreas da PUCRS, desde os setores de ciências exatas e tecnologia, até as áreas da medicina, biologia e farmácia. A Universidade integra a categoria Parceiros Estratégicos, fase válida por 4 anos. 

A rede nacional visa promover e auxiliar o desenvolvimento da área de nanotecnologia no Brasil. A ênfase atual do MCTIC no SisNANO é o desenvolvimento de parcerias com o setor produtivo brasileiro para o desenvolvimento de novos produtos. A rede está sob responsabilidade da Coordenação-Geral de Desenvolvimento e Inovação em Tecnologias Convergentes e Habilitadoras (CGTC), da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SETEC), do MCTIC. 

Reconhecimento nacional 

Para o coordenador Ricardo Papaléo, integrar o SisNano é motivo de celebração. “A PUCRS aparece pela primeira vez reconhecida como um dos atores estratégicos em nanociência e nanotecnologia no país. Entrar no SisNano é um marco que demonstra a consolidação dessa área na Universidade” comenta o pesquisador. 

Ainda de acordo com Papaléo, o MCTIC lançará editais específicos de financiamento apenas para os membros da rede. Isso significa maiores chances de ampliar a obtenção de recursos para projetos de PD&I na área.  

A partir da integração, o NanoPUCRS deseja consolidar sua posição estratégica nacional na área de nanociências e nanotecnologia, com ênfase em projetos de inovação e parcerias com o setor produtivo.

“Planejamos ações variadas, tais como projetos de nanomedicina, nanotoxicologia, nanotecnologia aplicada a energias limpas e utilização do CO2,  uso de nanopartículas para nutrição e proteção de plantas de interesse agrícola e processos de nanoestruturação de materiais para o setor industrial”.

Sobre o NanoPUCRS 

O NanoPUCRS está localizado no Prédio 96A do Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc). O centro de pesquisa interdisciplinar, congrega pesquisadores de diferentes áreas e unidades acadêmicas da Universidade e está vinculado à Escola Politécnica. 

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias