24/03/2020 - 16h09

Máscaras produzidas no Tecnopuc Fablab estão em teste em hospitais de POA

Produto visa a proteção de profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus

WhatsApp Image 2020-03-24 at 16.09.03

O Tecnopuc Fablab, laboratório do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), gerido pelo Centro de Apoio do Desenvolvimento Científico e Tecnológico da PUCRS (Ideia), produziu máscaras de proteção para os profissionais da saúde, em tempos tão delicados como o da pandemia do coronavírus. O produto passou por testes no Hospital São Lucas da PUCRS (HSL), foi aprovado e está em produção, e está em testes no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre. O primeiro lote para o HSL deve resultar em 200 modelos da máscara.

De acordo com o Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy, “este caso, em especial, é muito relevante, pois contribui com a preservação da saúde dos profissionais que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus”.

O diretor técnico do HSL, Saulo Bornhorst, destaca a importância de utilizar as tecnologias desenvolvidas no laboratório, principalmente em momentos como o atual. “Nós testamos modelos desenvolvidos no Tecnopuc Fablab, e o escolhido por unanimidade pelos médicos foi a opção que protege mais o rosto, fica mais presa e confortável na cabeça. A máscara é especial pois é mecânica, ou seja, dá proteção para toda a face, olhos, nariz e boca contra gotículas e líquidos. Assim, ela pode ser utilizada por uma semana, ou em um plantão de 24h, por exemplo”, explica.

A iniciativa integra um movimento do Tecnopuc de abrir seus laboratórios para soluções inovadoras que combatam o COVID-19. O propósito é que ações de impacto na atual crise de saúde pública sejam testadas e desenvolvidas nos laboratórios durante este período. As propostas recebidas serão avaliadas por uma equipe técnica que identificará a possibilidade de atendimento, envolvendo o Tecnopuc e o IDEIA. Para participar, é necessário preencher o formulário disponível neste link: bit.ly/labs_tecnopuc. Saiba mais nesta notícia.