23/01/2020 - 16h45

Um dos quatro Centros de Inovação da thyssenkrupp está no Tecnopuc

WhatsApp Image 2020-01-23 at 16.38.54Desde 2015, a thyssenkrupp Elevadores, uma das maiores fabricantes de tecnologias de elevação do mundo, iniciou as atividades de um dos seus quatro Centros de Pesquisa e Inovação (RIC) no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc). A parceria com a Universidade busca acelerar a competitividade da empresa por meio da inovação. “Nós não somos apenas um Centro de Inovação, e sim um disseminador de tecnologia e conteúdo”, ressalta Sérgio Roth, Gerente do Centro de Pesquisa e Inovação da empresa. As outras unidades estão situadas em Atlanta (Estados Unidos), Gijon (Espanha) e Rottweill (Alemanha).

O espaço, que é o único da empresa na América Latina, está localizado no prédio 99 e conta com quatro colaboradores (Sérgio Roth, Christian Sasso, Christopher Pimentel, Matheus Taquatia), além de uma consultora que contribui para a gestão das startups. “Hoje, buscamos o apoio de startups que tragam soluções para que possamos levar a inovação para todas as áreas da empresa”, conta Roth.

Os Centros focam as atividades em temáticas específicas. A unidade localizada no Tecnopuc é responsável pelo desenvolvimento de tecnologia em ferramentas para incrementar a produtividade na prestação de serviço, e desenvolvimentos voltados ao “User Experience”, método que busca “soluções para tornar uma viagem de elevador ainda mais prazerosa e intuitiva”, explica o responsável pelo RIC.

De olho no futuro, os Centros de inovação estão sempre em busca de novas tecnologias que melhorem ainda mais o deslocamento das pessoas nos grandes centros urbanos. Segundo Roth, a thyssenkrupp se posiciona hoje como uma empresa de mobilidade, fornecendo soluções que vão além dos elevadores e escadas rolantes convencionais. “Estamos desenvolvendo produtos altamente disrruptivos, como os elevadores sem cabos de tração que podem também se movimentar para os lados”. Eles permitem irmos além dos limites atuais de velocidade e altura nos arranha céus, fornecendo novas perspectivas aos projetos de arquitetura e urbanismo.