13/11/2019 - 15h36

Openbox é a startup destaque do ano na categoria Tecnologia

Resultado foi anunciado durante o Pitch Day PUCRS

openbox destaque tecnologia

Crédito: Bruno Todeschini/Ascom PUCRS

A Openbox.ai, fintech instalada no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), foi eleita a startup destaque do ano na categoria Tecnologia. O resultado foi anunciado pela professora da Escola de Negócios e integrante do Tecnopuc Startups, Kellen Fraga, durante o Pitch Day PUCRS, evento que reúne os programas de desenvolvimento de empreendedores da Universidade. De acordo com Kellen, o destaque é direcionado para aquela startup que faz de tudo para que a tecnologia que entrega seja algo transformador na vida das pessoas.

Confira abaixo entrevista com o CEO da Openbox.ai, Maurício Rodrigues.

Como tu avalias a trajetória da Openbox de março até aqui?

É meteórica. Vimos muita coisa, conseguimos nos organizar para que conseguíssemos fazer tudo de forma rápida, mas com estrutura e base para desenvolver. O mercado aceitou isso, está efetivamente comprador da nossa solução, busca isso, e tudo em conjunto com a gestão e com a parte de governança que também trazemos, só reforçou o nosso modelo de negócio.

A Openbox é uma fintech que atua com antecipação de recebíveis. Como é esse mercado no ecossistema de inovação?

O mercado de fintechs é muito promissor, tem muito espaço para desenvolvimento. O mercado financeiro é extremamente conservador, concentrado no Brasil, então qualquer solução que traga tecnologia, menor burocracia para liberar as operações, que atenda efetivamente a necessidade das empresas e da sociedade é muito bem-vinda. Nós incentivamos isso. O que o mercado chama de concorrente, para nós é oportunidade para o mercado se ajustar. Então o mercado de fintechs ainda está muito no começo e tem muita coisa para ser feita.

O que esperar da Openbox nos próximos anos?

Nesses primeiros 7, 8 meses, nós estamos com uma taxa média de crescimento de 40%. Atingimos nosso breakeven de negócio em julho. A equipe começou com 2 pessoas, estamos com 12 já atuando aqui no Parque, em Santa Catarina e em São Paulo. Para o próximo ano, mesmo ajustando o crescimento para 20% ao mês, a curva é exponencial. Não temos investidor externo, então agora estamos participando do início de uma rodada de negócios, para que a empresa possa suportar esse crescimento exponencial da plataforma e o lançamento dela efeito nacional.

A trajetória da Openbox

Ao entender que o mercado de crédito do Brasil deve ser mais transparente e participativo na busca de soluções para clientes e investidores, um grupo de sócios criou a Openbox.ai, fintech de soluções inteligentes de crédito.

• Em abril deste ano, o CEO, Maurício Rodrigues, contou um pouco mais sobre a empresa. Confira a entrevista completa clicando aqui.
  • No mês de junho, a Openbox.ai recebeu mais de 1 milhão em investimentos que vieram não só do Brasil, mas de países como Espanha, Portugal e Croácia. A notícia está disponível no link.
  • Em julho, a startup foi selecionada para um Programa do Banco Central. O propósito do projeto é fomentar projetos de pesquisa de inovação tecnológica relacionados à indústria financeira e as atividades de supervisão e regulação exercidas pelo Banco Central do Brasil. Saiba mais clicando aqui.