13/11/2019 - 16h34

Em tarde de novos negócios, Pitch Day PUCRS movimenta a ATL House

pitch-3493

Foto: Camila Cunha/Ascom PUCRS

O Pitch Day PUCRS é um evento que reúne os programas de desenvolvimento de empreendedores da Universidade para que apresentem seus novos negócios em formato de pitch – pequenas apresentações de 3 ou 5 minutos. Na última terça-feira, 12, na ATL House, o evento movimentou mais de 400 pessoas que assistiram as apresentações de participantes do Startup Garagem, do Torneio Empreendedor, da Maratona de Inovação das Escolas de Medicina, de Negócios e Politécnica, e do Fast Famecos. Também participaram projetos do Incubando Ideias e startups do Programa de Desenvolvimento do Tecnopuc, que anunciou os negócios destaque do ano nas categorias Tecnologia e Impacto Social.

Startup Garagem

pitch-3501

Ponto Zero, startup vencedora do Garagem. Foto: Camila Cunha/Ascom PUCRS

A sétima edição do Programa de Modelagem de Negócios do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) bateu recordes de participantes: mais de 70 pessoas. Depois que as 21 startups apresentaram seus negócios, a vencedora foi divulgada. Quem levou para casa o troféu desta edição foi a Ponto Zero, startup que tem como propósito fornecer dados precisos e imparciais dentro de canteiros de obras. Saiba um pouco mais sobre o negócio clicando aqui. O prêmio é um fastpass para o pré-startup do Tecnopuc, programa com duração de 1 ano para o desenvolvimento do negócio, que oferece espaço de coworking, mentorias e workshops.

Além disso, a Agência Experimental de Engenharia de Software (Ages) premiou as startups JobQuest e Organizaê. Elas receberão apoio para desenvolvimento de software.

Conheça as startups desenvolvidas nesta edição do programa clicando aqui.

Programa de Desenvolvimento de Startups do Tecnopuc

Os negócios que estão se desenvolvendo no Parque também se apresentaram. Ao final dos pitches, foram anunciadas as vencedoras nas categorias Tecnologia e Impacto Social. Quem recebeu o destaque na primeira foi a Openbox.ai, fintech de antecipação de recebíveis que está no Parque desde março.

openbox destaque tecnologia

Startup destaque de Tecnologia, Openbox.ai. Foto: Bruno Todeschini/Ascom PUCRS

O CEO da startup, Maurício Rodrigues, avalia a trajetória da empresa até aqui: “É meteórica. Vimos muita coisa, conseguimos nos organizar para que conseguíssemos fazer tudo de forma rápida, mas com estrutura e base para desenvolver. O mercado aceitou isso e está efetivamente comprador da nossa solução”. Confira a entrevista completa neste link.

sevenia destaque impacto

Sevenia, startup destaque de Impacto Social. Foto: Bruno Todeschini/Ascom PUCRS

A startup destaque na categoria Impacto Social foi a Sevenia. De acordo com Antônio Albuquerque, CEO da startup, “Pra nós é um incentivo para continuarmos fazendo o trabalho. A geração de energia fotovoltaica traz esse ritmo de mudança ecológica, e essa valorização é bem legal”. Leia a entrevista na íntegra aqui.

Fast Famecos

O evento marcou ainda o encerramento do Programa, desenvolvido pela Escola de Comunicação, Artes e Design Famecos em conjunto com o Tecnopuc, com o propósito de desenvolver novos negócios na área. Saiba mais sobre as startups desenvolvidas no programa neste link.

2019_11_12 - SITE - Pitch Day-6787

Foto: Bruno Todeschini/Ascom PUCRS

Torneio Empreendedor

A programação contou ainda com a participação dos integrantes do Torneio Empreendedor, promovido pelo Idear – Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS, em parceria com o Tecnopuc. As startups desenvolvidas e apresentadas são: MUDA (que venceu o Torneio), DraMatch, Localpass, Volva e TPM PRAQUETEQUERO (as últimas quatro foram escolhidas como destaque). Saiba mais sobre o torneio clicando aqui.

Maratona de Inovação

mip

Foto: Bruno Todeschini/Ascom PUCRS

Também participaram os negócios que foram desenvolvidos na Maratona de Inovação das Escolas de Medicina, de Negócios e Politécnica. Conheça um pouco mais sobre os projetos desenvolvidos na primeira edição clicando aqui. São eles: Cardiac Glove, Bactag e InflaHealth.

Incubando Ideias

O Incubando Ideias é um dos desafios do Festival Marista de Robótica. A jornada empreendedora envolve equipes mistas de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio e do Ensino Superior de instituições públicas ou privadas.

As equipes são desafiadas, a partir de uma temática central, a pensar em problemas de relevância social e a projetar, documentar e desenvolver iniciativas que respeitem os três eixos da sustentabilidade – econômico, social e ambiental -, para empreender melhorando o espaço em que vivem.​​ No Pitch Day, os vencedores da última edição do Incubando apresentaram seus negócios. Saiba mais sobre o programa clicando aqui.