12/07/2018 - 16h33

Barry Tumelty abordou movimentos de aproximação entre Brasil e Irlanda

irlanda-7087

Foto: Camila Cunha/PUCRS

A PUCRS recebeu o cônsul-geral da Irlanda em São Paulo, Barry Tumelty, em 11 de julho. O diplomata foi recepcionado no Salão Nobre da Reitoria pelo vice-reitor Jaderson Costa da Costa, onde puderam discutir movimentos de aproximação entre Brasil e Irlanda. Durante a visita à Universidade, Tumelty esteve acompanhado da consultora de educação da Irlanda, Sarah O’Sullivan  e ambos conheceram o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc).

O encontro na Reitoria oportunizou a apresentação do movimento PUCRS 360º, bem como o interesse da instituição em continuar aperfeiçoando o trabalho de internacionalização nas Escolas e institutos. Os representantes da Irlanda ressaltaram que, durante o programa Ciências sem Fronteiras, o país recebeu mais de 3.500 alunos brasileiros e as instituições ficaram satisfeitas com a qualidade da educação destes alunos, incentivando-os a continuar a aproximação com universidades brasileiras.

Sarah falou sobre o desejo de promover cooperações internacionais na pesquisa, conectando pesquisadores brasileiros e irlandeses nos mais diversos campos do conhecimento. De acordo com o cônsul-geral, hoje a Irlanda ocupa a 11ª posição no mundo em qualidade de pesquisa, e destacou a área de ciências de materiais como um dos principais campos de excelência no país.

Estiveram presentes na recepção o assessor da Reitoria na área de relações institucionais, Solimar Amaro, o chefe de gabinete da Reitoria, Alexander Bernardes Goulart e a assessora da Assessoria de Cooperação Internacional, Heloísa Delgado.