14/11/2017 - 15h31

Pitch Day da PUCRS revela novos empreendedores

A primeira edição do Pitch Day da PUCRS, realizada na tarde de ontem, reuniu cerca de 200 pessoas no Tecnopuc

IMG_1909A edição inédita do Pitch Day da PUCRS, realizada na tarde de ontem, reuniu cerca de 200 pessoas no Tecnopuc. O cenário colorido montado ao ar livre envolveu o Parque em uma atmosfera de descontração, contagiando os participantes do Torneio Empreendedor e do Startup Garagem, que pela primeira vez subiram ao palco em um evento único para expor seus projetos. Ao todo, 27 pitches foram apresentados e 11 premiados. O Ambiente de Desenvolvimento de Startups da PUCRS – Raiar, também graduou as startups SmartLife App, Biocontrol, Wigo e Ludific, pois concluíram seu processo de incubação.

A coordenadora do Torneio Empreendedor, Katine Fasolo, destacou que o Torneio não é apenas um concurso, “mas uma oportunidade para que mais pessoas queiram fazer parte dessa mudança empreendedora tão falada atualmente”. Ela lembrou que a atividade, promovida pelo Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS – Idear, tem 11 anos e que nesse período contribuiu com o nascimento de empresas que estão ganhando o mundo, como a Egalitê Recursos Humanos Especiais, que também passou pela Raiar e hoje coleciona prêmios na área em que atua.

Para Rafael Matone Chanin, coordenador do Startup Garagem da Raiar, essa edição do programa evidencia um ecossistema empreendedor maduro, onde os participantes estão mais familiarizados com o tema e conseguem aproveitar melhor as mentorias que a atividade oferece. “Fiquei supersatisfeito em ver a alegria estampada nos olhos dos participantes, pois quando o público-alvo gosta é sinal de que cumprimos nosso dever”, observa. Ele adianta que haverá uma nova versão do SG para 2018.

Conheça os vencedores:

No Torneio Empreendedor, oito grupos receberam destaque em quatro categorias.São eles:

Categoria Desfio Livre

1º lugar – Flor Di Lotus – Um dispositivo inteligente pulverizador e irrigador que aplica somente as quantidades necessárias de água e agrotóxico em plantações de hortifrútis contribuindo para a melhoria da saúde das pessoas pela produção de alimentos mais saudáveis e para a qualidade de vida e sustentabilidade do meio ambiente.

2º lugar – BeerX – startup que busca trazer sinergia entre as cervejarias artesanais, os estabelecimentos que revendem e o consumidor, de modo a fomentar toda a cadeia de Cerveja Artesanal no Brasil, através de uma plataforma multilateral de conexão.

Categoria Desafio Saúde e Bem-Estar

1º lugar – Liberdade e Saúde – É uma plataforma de informação e pesquisa na web para divulgar informações sobre praças e parques de Porto Alegre, incluindo todos os aspectos ambientais de flora, fauna, história, características físicas, com o objetivo de inserir conceitos ambientais e mudar a vida das pessoas incentivando uma maior visitação nos locais para melhoria da qualidade de vida.

2º lugar – BFG – Projeto que facilita a busca e a categorização de produtos e serviços seguros para todas as pessoas que possuem restrições relacionadas ao consumo de glúten, oferecendo uma participação ativa na sua certificação, ranqueamento e possibilidade de interação entre a rede de usuários através de uma plataforma digital.

Categoria Desafio Cidades Inteligentes

1º lugar – P.A.R – É um protetor autônomo de rede inteligente e proativo, que protege os equipamentos eletrônicos contra as falhas da rede elétrica, gerando informação estratégica, evitando a sua queima, reduzindo impactos ambientais e entregando valor à sociedade a baixos custos.

2º lugar – Ouro Branco – Startup que busca conectar locadores e locatários em nossa plataforma para que possam ser parceiros de negócios através de uma locação justa para ambas as partes possibilitando com isso uma forma dinâmica de remuneração.

Categoria Desafio era da informação e comunicação

1º lugar – Story Tellers – Rede social organizadora de conteúdo, através de uma plataforma digital colaborativa que organiza conteúdos na qual os participantes estão conectados e podem compartilhar os seus interesses.

2º lugar – Mediadores – Statup que acredita que as pessoas podem resolver seus conflitos sem depender do judiciário. Oferecemos um ambiente onde as pessoas tenham liberdade para solucionar seus conflitos de forma segura, rápida e prática. Através da mediação, utilizando a tecnologia da informação para conectar as pessoas em conflito a um mediador capacitado.

Todas as equipes garantem vaga no Startup Garagem do próximo ano.

Já os vencedores do Startup Garagem, que ganharam seis meses de desenvolvimento nos ambientes do Tecnopuc, foram:

1º lugar – Bclar – projeto fundamentado na pesquisa e no desenvolvimento de produtos inovadores e de excelência para atletas e esportistas.

2º lugar – Integrado – startup com a missão de juntar pessoas, apresentando uma forma de conexão humana jamais vista. Fazer hobbies, passatempos ou conhecer gente nova nunca foi tão fácil com nossa plataforma.

3º lugar – Easy Class – startup com o objetivo de intermediar o contato entre o aluno que busca por aula particular e o professor. Para os alunos, o foco é oferecer variedade e qualidade de profissionais. Para os professores, queremos viabilizar uma outra fonte de renda, com novos alunos e mais divulgação.

Pitch Day

Leandro Bento Pompermaie, Katine Basso Fasolo e Rafael Matone Chanin