03/11/2017 - 12h35

Empreendedorismo para transformar

Mês do Empreendedorismo - 907x550-01Conexão. Colaboração. Cocriação. Network. Exponencial. Startup. Essas palavras estão cada vez mais inseridas no dia a dia das pessoas e caracterizam um movimento que, se ainda não chegou até você, deve estar batendo na sua porta. Estamos falando de empreendedorismo. Conforme pesquisa realizada pela PUCRS recentemente, empreender é transformar uma ideia em negócio ou agir de forma inovadora sem, necessariamente, ter um negócio próprio.

Focada em contribuir com essa realidade, a PUCRS oferece neste mês de novembro uma série de atividades relacionadas à temática. Exposição de picthes, encontros de negócio, visitas a ambientes inspiradores são algumas das opões que a comunidade acadêmica e em geral poderá experimentar. A programação completa pode ser conferida na página do evento Mês do Empreendedorismo da PUCRS, no Facebook.

Leandro Pompermaier, que gerencia o ambiente de desenvolvimento de startups da PUCRS – Raiar, aponta que estamos na era das conexões. “Quanto maior e melhor for o nosso relacionamento no ambiente de negócios, mais chances teremos de alavancar um empreendimento”, considera. Para Naira Liberman, coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS – Idear, é árduo inovar quando o empreendedor centraliza tudo. “O mundo está em rede. Empreender é colocar a natureza humana para construir um mundo melhor. Esse é o valor das conexões”, aponta Naira.

Destaques da Programação – Mês do Empreendedorismo da PUCRS

Por que novembro?

Você já ouviu falar da Semana Global do Empreendedorismo? É considerado o maior movimento empreendedor do mundo que ocorre simultaneamente em mais de 120 países. Por isso, a PUCRS, por meio do Idear, da Raiar e do Tecnopuc, promoverá ações relacionadas à temática.

Pitch Day da PUCRS e graduação das empresas da Raiar

Às 17h

Em frente ao Portal Tecnopuc, no Campus da PUCRS – av. Ipiranga, 6681, Porto Alegre

Empreendedores de diferentes áreas do conhecimento farão a apresentação de seus pitches para investidores, empresários e comunidade em geral em meio a uma atmosfera inovadora e empreendedora. Food trucks e música completam o ambiente.

Durante cerca de quatro meses, os empreendedores participaram do Startup Garagem – Programa de Modelagem de Negócios da Raiar e do Torneio Empreendedor, promovido pelo Idear. Receberam mentorias nas mais diversas áreas, como gestão, comunicação e investimento, e foram avaliados por parceiros do mercado. No dia 13, os melhores projetos serão anunciados. Na mesma ocasião, a Raiar graduará startups que concluíram seu processo de incubação.

Visitas Guiadas ao Tecnopuc

Durante todo o mês de novembro, o Tecnopuc receberá visitantes para conhecer o ecossistema de inovação da PUCRS. Atualmente o Parque reúne mais de 130 empresas e 6,5 mil pessoas instaladas em um ambiente vibrante e conectado ao que há de mais moderno em fomento ao empreendedorismo e à inovação. Além disso, os participantes das visitas poderão conhecer o ambiente de uma empresa selecionada para o tour.

Inscreva-se aqui!

Conexões que Inspiram

Das 9h às 12h

No Global Tecnopuc – prédio 97, torre Eisntein, térreo – no tecnopuc em Porto Alegre

Em sua 2ª edição, o Conexões que Inspiram, evento anual realizado em parceria entre a PUCRS e a UFGRS, promoverá um matchmaking entre startups, parceiros de negócio das duas Universidades e investidores. O evento é uma atividade vinculada ao convênio de cooperação firmado em 2016 entre as duas universidades na área de empreendedorismo.

Parada Empreendedora

Dia 24 de novembro

Das 13h às 18h

No Tecnopuc em Porto Alegre

O Tecnopuc disponibilizará seus espaços de uso compartilhado para a realização de eventos propostos por parceiros internos e externos. As atividades inscritas serão avaliadas, selecionadas e divulgadas no facebook do Tecnopuc e no site. Para inscrever atividades na Parada Empreendedora, basta acessar o link e preencher o formulário. As propostas podem ser inscritas até o dia 10 de novembro. A atividade visa transbordar para a sociedade a atmosfera colaborativa do Parque e promover sinergia entre empresas.