15/12/2016 - 10h33 - Por: Redação Tecnopuc

Tecnopuc assina acordo inédito de intercâmbio de empresas com Porto Digital e Parque Tecnológico da UFRJ

O Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), o Porto Digital , de Recife, e o Parque Tecnológico da UFRJ assinaram na última semana um acordo para a criação de um Soft Landing. A parceria, inédita no Brasil, visa proporcionar intercâmbio entre empresas instaladas nos ambientes de inovação dos Parques do RS, Recife e RJ.

Cada Parque irá reservar cinco vagas em seus respectivos espaços de coworking para receber as empresas. No total, 15 companhias poderão experimentar esses ambientes de inovação. A expectativa é de que as empresas estejam instaladas nesses espaços entre março e maio de 2017.

Para o diretor do Tecnopuc, Rafael Prikladnicki, o Brasil é um país de dimensões continentais e é natural enxergar na estratégia de desenvolvimento de negócios a expansão das empresas dentro do território nacional. “Viabilizar essa transação por meio dos ecossistemas de inovação pode acelerar e qualificar o processo, uma vez que esses locais estão preparados para apoiar a chegada dessas companhias em cada região”, observa Prikladnicki.

Ele acrescenta que o programa é importante para fortalecer os ecossistemas de inovação e suas empresas residentes. “Minha expectativa é de que no futuro outros ecossistemas se juntem a essa iniciativa, ampliando ainda mais o potencial de colaboração”, diz.

O Diretor do Parque Tecnológico da UFRJ, José Carlos Pinto, lembra que a criação desse convênio fortalecerá a interação entre as empresas e demais ambientes de inovação, tecnologia e pesquisa no Brasil e em outros países.

Para Francisco Saboya, diretor do Porto Digital, os Parques Tecnológicos são mecanismos de desenvolvimento econômico modernos, que concentram empresas de alto potencial inovador e grande relevância para o futuro do País. “Estamos buscando, por meio desse acordo de cooperação, oferecer o que cada Parque tem de melhor para ampliar as possibilidades de negócio dessas empresas”, completa.

Mais sobre os parques:

Tecnopuc

Portal Tecnopuc-03 - Bruno Todeschini

O Tecnopuc, recém-eleito o melhor Parque Científico e Tecnológico do Brasil pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), estimula a pesquisa e a inovação por meio de uma ação simultânea entre academia, instituições privadas e governo. Empresas de diferentes portes, entidades e centros de pesquisa da própria Instituição estão sediados nos dois sites: em Porto Alegre e em Viamão, ambos no Estado do Rio Grande do Sul – Brasil. Atualmente, o Tecnopuc abriga 120 organizações, somando mais de 6,5 mil postos de trabalho.

Parque Tecnológico da UFRJ

GE1-_resized490x150

O Parque Tecnológico da UFRJ foi inaugurado em 2003 e está situado no campus da UFRJ, na Ilha da Cidade Universitária. No local estão instalados centros de pesquisas de 14 grandes empresas, 9 pequenas e médias, além de 7 laboratórios e centros de pesquisa. No Parque, está instalada também a Incubadora de empresas da COPPE, que, atualmente, abriga 26 startups.

Porto Digital

leocaldas_DSC0205O Porto Digital abriga hoje 250 empresas e instituições dos setores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Economia Criativa (EC). O parque conta com duas incubadoras de empresas, duas aceleradoras de negócios, dois institutos de pesquisa e organizações de serviços associados, além de diversas representações governamentais.