25/01/2016 - 09h18 - Por: Redação Tecnopuc

Tecnopuc assina convênio de internacionalização com Parque Tecnológico da Flórida

Este é o primeiro convênio do Tecnopuc com parque americano

tecnopuc-1O Tecnopuc assinou convênio bilateral de cooperação com o University of South Florida (USF) Research Park. A cerimônia ocorreu na cidade de Tampa, na Florida (EUA), e contou com a presença de representantes das duas Universidades, além do prefeito do município. Para o Tecnopuc, esta parceria representa mais um avanço significativo no programa de internacionalização, pois é o primeiro convênio estabelecido com um parque tecnológico dos Estados Unidos, berço desses ambientes de inovação e das maiores empresas do mundo, além da consagrada experiência em ações voltadas ao empreendedorismo inovador. Este também é o primeiro convênio do USF Research Park com um parque tecnológico no exterior. Além disso, as Universidades assinaram termo aditivo de mobilidade acadêmica.

O prefeito de Tampa, Bob Buckhorn, salientou a importância do estabelecimento destas parcerias. “Porto Alegre e Tampa são cidades irmãs e as iniciativas são importantes para reforçar os laços de cooperação”, declara. Para Rafael Prikladnicki, diretor do Tecnopuc, o convênio apresenta-se como uma possibilidade de acesso dos empresários brasileiros para o mercado americano. “O convênio abre caminho para diversas iniciativas de internacionalização para os empresários brasileiros no mercado americano, bem como de empresários americanos no mercado brasileiro, incluindo abertura de operações de empresas residentes nos dois parques, além de intercâmbio de empreendedores e mentoria cruzada. E tudo através do ecossistema oferecido pelo Tecnopuc”, ressalta Prikladnicki.

O Tecnopuc possui acordos bilaterais assinados com diversos parques tecnológicos no mundo, envolvendo países como Inglaterra, Alemanha, Itália, Rússia e China, entre outros. Além disso, faz parte de redes internacionais, que dão acesso a mais de 150 ambientes de inovação ao redor do mundo. Os acordos bilaterais de internacionalização possibilitam que empresas do Tecnopuc acessem o mercado global de maneira mais ágil, bem como empresas estrangeiras têm apoio para acessar o Brasil. Essa aproximação não beneficia apenas as empresas interessadas em se estabelecer em outro país, mas também as que desejam conexões internacionais, mesmo permanecendo por aqui.

PUCRS nos EUA

A assinatura do convênio fez parte da Missão Internacional da PUCRS nos Estados Unidos e contou com a presença do Reitor da PUCRS, Joaquim Clotet, da assessora para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais da PUCRS, Rosemary Shinkai; e da diretora de Pesquisa da PUCRS, Carla Bonan. Integrantes do grupo da PUCRS também estiveram reunidos com representantes da USF World e USFHealth, além de gestores do College of Engineering, College of Business, College of Arts e College of Humanities.