06/11/2015 - 08h57 - Por: Redação Tecnopuc

Projeto em parceria entre PUCRS e ThoughtWorks é finalista em competição mundial

Ação é liderada pela Faculdade de Informática da PUCRS

088c193e-51cf-4f45-a705-ba9949de9b08-1385494765_thoughtA PUCRS, através da Faculdade de Informática da PUCRS (Facin), em parceria com a ThoughtWorks, instalada no Tecnopuc, submeteu projeto na área de educação e está entre os 15 melhores no prêmio Stars Reimagine Education 2015, na categoria Teaching Delivery, da QS, entidade internacional que desde 1990 divulga rankings de ensino superior. O prêmio é considerado o Oscar da inovação nesta área. A competição tem abrangência mundial e avalia propostas inovadoras para o ensino superior com foco na melhoria da aprendizagem e empregabilidade. Mais de 500 projetos foram submetidos.

O vencedor será anunciado em dezembro de 2015, na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. O projeto da Facin em parceria com a Thoughtworks, também contou com o apoio do Centro de Inovação Microsoft-PUCRS, e propõe capacitar equipes a partir da imersão em ambientes de trabalho de alto desempenho. Denominada Software Kaizen, a metodologia já é aplicada a alunos dos cursos de Engenharia de Software, Ciência da Computação e Sistemas de Informação da Facin na forma de capacitação complementar ao curso de graduação da Universidade.

Conforme Rafael Prikladnicki, pesquisador da Facin envolvido no projeto, nos últimos anos o processo de ensino e aprendizagem de Tecnologia da Informação, e especificamente de Engenharia de Software, tem passado por questionamentos sobre as estratégias tradicionais de ensino, como apresentação de teoria, aulas expositivas e leituras complementares. “Estamos vivendo um novo momento em relação a forma como ensinamos e como as pessoas aprendem. Este projeto é inovador neste sentido, tanto para alunos de graduação como pós-graduação. Além disso, o ambiente criado para a vivência com a proposta do Software Kaizen aprimora o desenvolvimento profissional. Serve também como base para a execução de pesquisas conduzidas por alunos de pós-graduação da Universidade, por exemplo, em parceria com empresas do Tecnopuc.”, destaca Rafael. Desde 2014, o software desenvolvido pelos alunos é selecionado em chamada aberta para toda a comunidade da PUCRS.
Resultados

Desde 2012, já foram capacitadas 56 pessoas em oito turmas, uma por semestre. A próxima turma irá capacitar 12 pessoas. Estudantes da PUCRS representam 70% dos alunos envolvidos. Os resultados mostram um incremento na velocidade da equipe, do grau de adoção de boas práticas de desenvolvimento de software e uma mudança de postura dos alunos. Em 2013, a metodologia proposta venceu o 4º Prêmio Inovação em Educação, promovido pelo Sindicato do Ensino Privado do RS (Sinepe).