03/09/2015 - 15h31 - Por: Redação Tecnopuc

ETT homenageia inventores da PUCRS

ett-puc-site

Crédito: Camila Cunha – Ascom/PUCRS

Na noite de quarta feira, 2 de setembro, a PUCRS, por meio do Escritório de Transferência de Tecnologia (ETT), homenageou os inventores da Instituição. Foram 81 profissionais da Universidade reconhecidos por suas patentes, programas de computador e direitos autorais concedidos no Brasil e no exterior. A cerimônia ocorreu durante o seminário Um decênio de história na gestão de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, que marca os dez anos de atuação do ETT. O evento se encerra nesta quinta-feira, 4 de setembro, e reúne especialistas regionais, nacionais e internacionais para discutir os temas que abrangem a área, como os impactos da Lei da Inovação e das referências internacionais.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da Universidade, Jorge Audy, o reconhecimento valoriza os esforços de pesquisadores que desenvolveram seus trabalhos com a proposta de solucionar problemas da sociedade. “Ao longo destes dez anos, a equipe do ETT capacitou e ajudou muitos profissionais que atuam em diversas Instituições em nosso País, bem como gerou uma nova cultura na área de Propriedade Intelectual em nossa Universidade”.

Também integraram a programação painéis sobre as políticas de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, a importância dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) na interação com as empresas, as estratégias de proteção da propriedade intelectual na área da saúde, os aspectos estratégicos na comercialização de ativos intelectuais, a inserção internacional dos NITs brasileiros e a percepção dos inventores e pesquisadores da PUCRS.

A programação completa está disponível site www.pucrs.br/ett, no link Eventos.

A atuação do ETT:
dados de janeiro/2015
109 patentes nacionais requeridas (3 patentes concedidas)
50 patentes internacionais requeridas (19 nos Estados Unidos, 10 na Europa, 4 na Argentina, 3 no Uruguai, 3 na China, 2 no Paraguai, 1 na Coreia, 1 no Japão, 1 no Equador, 1 na Colômbia, 1 no Canadá, 1 na África do Sul, 1 na Indonésia, 1 na Índia e 1 no México)
15 patentes internacionais concedidas (8 nos Estados Unidos, 3 na China, 1 na Europa, 1 na Coréia, 1 no Japão e 1 na Colômbia)
3 contratos de transferência de tecnologia
28 softwares registrados
92 Marcas registradas da PUCRS, dessas 54 marcas estão concedidas (6 registros internacionais, dessas 1 marca está concedida na Europa)

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias