07/05/2015 - 08h49 - Por: Redação Tecnopuc

Laboratórios de microscopia e microanálise da PUCRS à disposição da comunidade

Evento capacitou profissionais para uso dos equipamentos

labcemm-apres

Foto: Empresa Leica

Mais de 150 profissionais da área de microscopia e microanálise de diversas instituições públicas e privadas do Estado estiveram reunidos em evento na PUCRS, entre os dias 5 e 7 de maio. O I Seminário de Microscopia Confocal, realizado pela Universidade através do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IDEIA), do Laboratório Central de Microscopia e Microanálise (LabCEMM) e da empresa Leica, teve o objetivo de capacitar profissionais para o uso de microscópio confocal que a PUCRS, através do LabCEMM, disponibiliza à toda a comunidade.

A estrutura do LabCEMM abriga cinco microscópios de última geração, entre estes o Microscópio Confocal que é utilizado principalmente análise de células e tecidos na pesquisa dos fundamentos biológicos e alternativas terapêuticas para importantes patologias, como diferentes tipos de câncer e doenças neurodegenerativas, por exemplo.

Interessados em utilizar os equipamentos disponíveis no LabCEMM podem acessar o site ou obter informações através do telefone (51) 3320-3565.
Sobre o LabCEMM
Inicialmente chamado de Centro de Microscopia e Microanálise, o atual LabCEMM foi inaugurado em abril de 1999. Na medida em que a pesquisa científica e tecnológica avançou expressivamente na Universidade, o LabCEMM acompanhou esse percurso e, em 2007 passou a fazer parte do IDEIA. Nos anos seguintes, acompanhou a filosofia de relacionamento do Instituto, de ampliar sua prestação de serviços para o atendimento à comunidade acadêmica e à sociedade. Em 2014, concluiu-se a modernização do LabCEMM, desde então os novos equipamentos e serviços encontram-se a disposição de pesquisadores e empresas.