23/04/2015 - 08h37 - Por: Redação Tecnopuc

Ideia disponibiliza laboratórios às empresas do Tecnopuc

Evento marcou início da oferta de compartilhamento

2017_04_10-free_zone-00bruno_todeschini907x550-1280x470Em evento realizado na manhã de hoje no Tecnopuc, o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da PUCRS (Ideia) anunciou que seus laboratórios estão à disposição de forma gratuita às empresas instaladas no Parque. São sete laboratórios que reúnem mais de cem equipamentos de ponta, referência no Brasil e no exterior. Confira a lista dos equipamentos clicando aqui.

As empresas instaladas no Parque podem encaminhar solicitação de atendimento através do site do Tecnopuc, clicando no botão Interação Universidade Empresa. Também é possível conhecer mais sobre o Ideia visitando a exposição instalada no saguão do Portal Tecnopuc (Prédio 99A), que traz a descrição e imagens de cada laboratório.

Toda a estrutura laboratorial do Ideia pode ser utilizada sem que a empresa tenha custos com o uso dos equipamentos ou pessoal. “Este serviço faz parte dos diferenciais do Tecnopuc e está à inteira disposição das empresas”, reforça Carlos Nelson dos Reis, diretor do Ideia. A empresa terá custo somente quando houver a necessidade de compra de suprimentos para o desenvolvimento de um projeto, como a criação de um protótipo, por exemplo.

Rafael Prikladnicki, diretor do Tecnopuc , considera que esta ação tem um significado muito importante dentro do processo de evolução do Tecnopuc. “Quando pensamos no futuro do Parque, devemos ter em mente a colaboração e o compartilhamento”. Para ele, o futuro dos ecossistemas de inovação passa pela transformação desses ambientes em laboratórios vivos, onde a tecnologia desenvolvida é utilizada pela própria estrutura. “Nossa intenção é ampliar o leque de oportunidades, para que possamos contribuir com as empresas e com as ações da Universidade em inovação e desenvolvimento para a sociedade”, conclui Prikladnicki.

Sobre o Ideia

O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da PUCRS – Ideia disponibiliza suporte técnico e operacional para o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica e tecnológica com as diferentes unidades da Universidade.

O Ideia faz parte da Rede de Inovação e Empreen¬dedorismo da PUCRS – Rede Inovapucrs, que atua na promoção de esforços multidisciplinares na busca de soluções para demandas da sociedade em termos de desenvolvimento econômico, social, ambiental e cultural.