Inscrição para bolsas de Iniciação Científica no Tecna/Lapav

Laboratório de Pesquisas Audiovisuais – Lapav – Tecna/PPGCOM/Famecos

Seleção de Bolsistas para Iniciação Científica

Chamadas PUCRS 2020: Interesse Institucional – BPA e Apoio Técnico – Proat

Inscrições abertas, de 02 a 13 de março de 2020 (até às 23h59h), para estudantes de Graduação da PUCRS interessados em atuar como bolsistas de Iniciação Científica no Projeto de Pesquisa As redes sociais do Tecna: uma abordagem sobre o posicionamento de marca e o relacionamento com usuários de um centro de produção audiovisual – sob coordenação da Profª. Drª. Aletéia Selonk e vinculado ao Lapav – e/ou como bolsista de Apoio Técnico no Laboratório de Pesquisas Audiovisuais.

Ao todo, são disponibilizadas 6 bolsas vinculadas ao Projeto de Pesquisa (Interesse Institucional – BPA) e 1 bolsa de Apoio Técnico – Proat.

Para a inscrição, acesse o link e preencha o formulário: https://cutt.ly/TECNA-LAPAV-2020

Pré-requisitos para as vagas

• Estar regularmente matriculado(a) em um dos cursos de graduação da PUCRS, a partir do segundo semestre;
  • Ter currículo Lattes cadastrado e atualizado no CNPq – www.cnpq.br;
  • Apresentar perfil compatível com as atividades previstas e bom desempenho acadêmico sendo, desejável, um coeficiente de rendimento parcial das disciplinas cursadas igual ou superior a nota 7;
  • Não ser estagiário da PUCRS;
  • Não acumular a bolsa com a de outros programas e agências nacionais, estrangeiras e/ou internacionais (não se aplica no caso do ProUni);
  • Não possuir vínculo empregatício (o estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza, desde que observados os requisitos dispostos no artigo 3º da Lei nº11.788/2008);
  • Ser selecionado(a) e indicado(a) pelo(a) orientador(a) responsável pelo projeto beneficiado por quota desta modalidade de bolsa (Interesse Institucional e/ou Apoio Técnico).

Cursos preferenciais

Produção Audiovisual, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Design e Administração. Candidatos de outros cursos também serão considerados na Seleção.

Atividades

Os estudantes devem ter interesse em atuar em projetos do Tecna, centro de produção audiovisual criado para apoiar e fortalecer a produção audiovisual brasileira. O complexo, sediado no Tecnopuc Viamão, conta com uma infraestrutura de padrão internacional e equipada com tecnologia de ponta, em amplos espaços para produção e finalização. Para saber mais sobre o Tecna, acesse: www.pucrs.br/tecna, nosso Instagram @tecna_rs e/ou  nossa página no Facebook tecnars.

A rotina junto ao projeto de pesquisa no Lapav envolve as atividades de: (1) pesquisa (leitura bibliográfica, coleta de dados, aplicação de questionários, redação de artigos científicos, preparação de apresentações para eventos científicos, entre outras); (2) produção de conteúdo (incluindo captação de imagem e som, edição, roteirização, redação de releases, entrevistas, entre outras); (3) apoio técnico (organizando e planejando as rotinas e os equipamentos do Laboratório e dando suporte a outras demandas da pesquisa e do grupo de trabalho); (4) interação com agentes de mercado (planejamento e participação em eventos do Tecna, entre outras).

Informações importantes

• Local de Atuação : Tecna – Lapav, sediado no Tecnopuc Viamão (Av. Senador Salgado Filho, 7.000 – Viamão)
  • Turnos: manhã (das 8h30 às 12h30) ou tarde (das 14h às 18h)
  • Carga horária semanal: 20h
  • Bolsa auxílio mensal: R$400,00
  • Período de vigência da bolsa: de 11 de abril de 2020 a 31 de janeiro de 2021

Processo de seleção

Entre os dias 11 e 16 de março, os candidatos pré-selecionados poderão  ser chamados para entrevistas presenciais conduzidas pela Profª. Drª. Aletéia Selonk, coordenadora do Projeto de Pesquisa, e pelo Prof. Dr. João Guilherme Barone, Coordenador do Lapav.

A divulgação dos candidatos selecionados ocorrerá, por e-mail, até o dia 16 de março.

Nos dias 17 e 18 de março, os candidatos selecionados para as 7 vagas serão chamados obrigatoriamente para preencher e assinar os documentos para a efetivação das bolsas:

1. Termo de compromisso de confidencialidade e de cessão de direitos de propriedade intelectual com a Ubea/PUCRS;
  2. Termo de Outorga e Aceitação de Bolsa de Iniciação Científica – Programa de Bolsa/Pesquisa para alunos da PUCRS – BPA/PUCRS;
  3. Formulário de indicação de bolsista, contendo dados pessoais, incluindo link do currículo Lattes e dados bancários (banco, agência e conta);
  4. Comprovante bancário de conta corrente em qualquer banco (não serão aceitas contas poupanças, contas conjuntas e/ou do tipo salário).