Workshop: Cenotecnia

20/12/2019 - 14h19

workshop-cenotecnia

A cenotecnia garante a execução de projetos cenográficos que dão vida aos ambientes cênicos de uma produção audiovisual. O seu percurso de trabalho inclui a concepção, o planejamento e a execução de cenários em escala real, assim como a montagem de formas muitas vezes comple-xas. Este workshop profissionaliza quem já atua na área e desenvolve uma visão ampla localizan-do o papel do cenotécnico no núcleo da arte em uma produção audiovisual.

Público-alvo:

Este curso foi planejado para profissionais da área cenotécnica e/ou dedicados às demais funções do núcleo da arte. Estudantes universitários que enfatizem a sua formação nesta área também serão considerados.

Ministrantes:

maurizio-zeladaMaurizio Zelada
Nasceu em São Paulo em 1963 e desde criança se interessou por mecanismos e eletrôni-ca. Estudou arquitetura e acabou trocando a prancheta e o escritório pela bancada e a ofi-cina. Desenvolve e realiza soluções para artistas além de criar suas próprias obras onde explora as diversas interações entre o meio, o público e as peças. Utiliza desde os mais primários mecanismos até os sofisticados microprocessadores e sensores para propor obras que respondam a estímulos com um comportamento nem sempre previsível. Já tra-balhou em diversos filmes publicitários, aberturas de programas, filmes de longa, média e curta metragem, fotografias, exposições e peças institucionais.

vera-hamburgerVera Hamburger
Atua, desde 1985, nas áreas da direção de arte e cenografia para teatro, dança, ópera, ci-nema e exposições, além de dedicar-se á pesquisa ensino sobre o mesmo tema. Atuou como diretora de arte e cenógrafa em filmes de importantes diretores brasileiros como Hector Babenco, Walter Lima Jr., Cacá Diegues, Sérgio Rezende, Cao Hamburger, Tata Amaral, Eliane Caffé e Philipe Barcinski. Vera Hamburger é formada em arquitetura e urba-nismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em 1989. É titulada Mestre pelo Departamento de Artes Ciências da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, em 2014, cuja dissertação “O desenho do espaço Cênico: da experiência vivencial à forma”, encontra-se em vias de publicação pela Edições SESC. É autora do livro “Arte em Cena, a Direção de Arte no Cinema Brasileiro”, Editora Senac e SESC, 2014, cujo trabalho rendeu o Prêmio Jabuti 2015. É, também, curadora do website Flávio Império.

As inscrições estão encerradas.

SELECIONADOS

Realização: Tecnopuc Tecna
Financiamento: Finep
Apoio: Aptc, Siav, Fundacine, Iecine, RS Criativo, Governo do Estado do RS.

Outros eventos Veja todos os eventos

• Últimos publicados
  • Mais visualizados