21/10/2019 - 16h56 - Por: Rafaela Anflor

Encontros: Cinema, Ciência e Tecnologia II – Os 40 anos de Alien, O Oitavo Passageiro

Evento ocorre nesta terça-feira, 22 de outubro

71844907_1121941024669382_4250143801823199232_n (1)O Laboratório de Pesquisas Audiovisuais – LaPav (PPGCOM-TECNA) promove o segundo evento da série Encontros Cinema, Ciência e Tecnologia, com palestras e debates sobre temas relacionados ao cinema e suas intersecções com diferentes áreas do conhecimento, reunindo pesquisadores, profissionais e o público interessado. O tema da próxima edição será tensões, revelações e novas descobertas em Alien: O Oitavo Passageiro, de Ridley Scott (1979). O evento integra as ações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e acontecerá no dia 22 de outubro, às 15h, no Auditório da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos (Prédio 7, Campus Central), com entrada franca e inscrições online pelo link: https://bit.ly/2AXq2Nr.

Após a sua primeira edição, em maio, no Estúdio A do TECNA, no Tecnopuc Campus de Viamão, tratando do clássico do sci-fi “2001, uma odisseia no espaço” (Stanley Kubrick, 1968) o evento está ampliando a proposta do diálogo científico através do cinema com a escolha de “Alien”, decorridos 40 anos de seu lançamento. Nesta edição, o filme será apresentado pela mestranda do PPGCOM Carina Schröder, com base na sua pesquisa sobre o protagonismo feminino no cinema de ficção científica, a partir da personagem Ellen Ripley e seus desdobramentos. O Professor Dr. Roberto Tietzmann, do PPGCOM da Escola de Comunicação, Artes e Design Famecos, fará uma abordagem sobre a tecnologia do filme, como suporte da narrativa, incluindo efeitos, montagem e cenários. Da Escola de Ciências da Saúde e da Vida foram convidados os professores Dr. Carlos Alexandre Sanchez Ferreira e Dr. Walter Filgueira de Azevedo Junior, ambos do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular para considerações sobre os aspectos relacionados à biologia e à física que estão na essência do roteiro de “Alien”, já que os personagens participam de uma expedição científica no espaço exterior. A mediação será do professor Dr. João Guilherme Barone, do PPGCOM – Famecos, Coordenador do LaPav.

Após a sua estreia, em 1979, “Alien: O Oitavo Passageiro” foi considerado um novo clássico do sci-fi, seguindo o caminho aberto por Stanley Kubrick e Arthur Clarke, em “2001”, combinando o rigor cientifico com a alta tecnologia para contar uma história. Ridley Scott soube combinar as influências estéticas de “2001”, especialmente quanto aos ambientes tecnológicos espaciais, com as referências dos quadrinhos da “Metal Hurlant” e da literatura tradicional de ficção científica e horror. “Alien” conta a história da tripulação do rebocador Nostromo que durante a sua jornada no espaço encontra um sinal estranho vindo de uma lua. O sinal alienígena obriga a nave a interromper o curso de volta à Terra para investigar a situação. A trama se desenvolve quando um dos tripulantes traz de volta consigo uma criatura alienígena que espalhará o terror entre os membros da espaçonave. O filme também merece destaque por ser a estreia de Sigourney Weaver como protagonista no cinema, papel que a consagrou como ícone em Hollywood e “rainha do sci-fi”. Um clássico instantâneo, considerado um dos 10 filmes mais importantes do gênero pelo American Film Institute, Alien expandiu seu universo para uma franquia que gerou oito filmes, além quadrinhos, video games e brinquedos. Foi também o filme que inaugurou a era da presença feminina entre protagonistas no cinema de sci-fi.