27/08/2019 - 11h41

Encontro com a Reitoria celebra conquistas da Universidade

O que nos faz ser do tamanho do futuro foi o tema do evento

Reitor Ir. Evilázio Teixeira / Foto: Camila Cunha

O Encontro com a Reitoria, nesta segunda-feira, 26 de agosto, no Centro de Eventos, mostrou O que nos faz ser do tamanho do futuro. O Reitor Ir. Evilázio Teixeira resgatou os desafios do início de sua gestão, em dezembro de 2016, e apresentou os resultados alcançados até o momento. Agradeceu o trabalho das equipes lideradas pelos pró-reitores. “O engajamento diário faz da PUCRS uma universidade de excelência e com uma enorme influência nacional e internacional”. Citou, entre outros projetos, as certificações de estudos, que permitem aos estudantes de graduação se aperfeiçoarem em áreas de sua escolha, a revisão de mais da metade dos currículos, o modelo de pós graduação em parceria com UOL Edtech, que chega a mais de 20 mil alunos nos cursos presenciais e online, a colocação destacada da Universidade na pesquisa em rankings nacionais e internacionais e o PUCRS PrInt – Projeto Institucional de Internacionalização, com 87 bolsas somente em 2019, a vinda de mais de cem professores estrangeiros e 180 projetos em cooperação.

A inauguração do Living 360º e da Rua da Cultura, dentro das dimensões Aprender Diferente e Campus Repensado do movimento PUCRS 360°, e iniciativas de impacto social também foram destacadas. Mais de 800 mil pessoas são alcançadas pelas ações comunitárias e extensionistas da PUCRS. Cerca de 170 toneladas de resíduos recicláveis gerados no Campus retornam como matéria-prima para os processos de fabricação. Um dos exemplos recentes do compromisso com a comunidade é a revitalização de 11 mil metros quadrados da Avenida Ipiranga, incluindo a construção da ponte em frente ao Hospital São Lucas e o cuidado com as áreas verdes.

Diplomada PUCRS, Suye Zucchetti finaliza uma de suas obras / Foto: Camila Cunha

Quem foi ao encontro recebeu uma pequena recordação que remete a esse projeto: um ímã ilustrado com parte das pinturas que vão cobrir os postes da via, elaboradas pela diplomada em Arquitetura, Suye Zucchetti, que também finalizou um painel retratando o Encontro com a Reitoria. “O tamanho da PUCRS não se mede em hectares, mas no talento, dedicação e competência dos profissionais. Temos muito a celebrar, mas também desafios pela frente. Particularmente, olho pra esses desafios com muito entusiasmo. Porque confio que somos capazes de agir em sintonia, movidos pelo desejo de fazer nosso melhor e cuidar dos estudantes, nossa razão de ser”, apontou o reitor, dizendo que a Universidade deve contribuir para a formação de cidadãos, pessoas com aspirações infinitas e que se acercam fraternalmente do próximo.

Dinamismo do Campus

Os participantes do Encontro com a Reitoria assistiram, em primeira mão, ao conceito da nova campanha institucional. Num cenário de discursos que se sobrepõem, de narrativas frágeis, de questionamento do papel das universidades, a ideia é dar visibilidade ao que acontece no Campus, ao impacto social da PUCRS, à sua relevância para o desenvolvimento da ciência e da sociedade. Ou seja, mostrar por que é uma Universidade do tamanho do futuro.

Novas iniciativas

encontro com a reitoria, reitor, evilázio teixeira, centro de eventos

Professores e técnicos prestigiaram o Encontro, realizado no Centro de Eventos / Foto: Camila Cunha

Durante o evento, o chefe de Gabinete da Reitoria, Alexander Goulart, e a assessora de Comunicação e Marketing, Lidiane Amorim, apresentaram as iniciativas previstas para o segundo semestre, entre elas a inauguração do novo Salão de Atos, com a entrega do Mérito Cultural à cantora Maria Bethânia (em novembro), e o lançamento da segunda fase do Tecna – Centro Tecnológico Audiovisual, em Viamão, uma das mais modernas e completas estruturas do País voltadas à indústria criativa (entre outubro e novembro). O Tecnopuc Viamão também vai abrigar o primeiro Salão de Atos do município.

Um conjunto de projetos vai envolver a comunidade universitária, como o Open Campus, em 4 de outubro, com mais de 450 professores e técnicos como voluntários, buscando encantar estudantes que querem ingressar no ensino superior, seguido do PUCRS Festival, no sábado, dia 5, com agenda musical e feiras de design. Está confirmada a presença do cantor Criolo.

Pela primeira vez, o Vestibular será realizado em outubro, em um único dia (27, domingo), com prova específica para Medicina e os demais cursos divididos em dois modelos, valorizando as áreas de afinidade.

Em setembro, uma programação especial vai comemorar os 20 anos do Salão de Iniciação Científica. No dia 21 de outubro, o Fronteiras do Pensamento terá uma conferência no Centro de Eventos da PUCRS, que é parceira cultural do projeto. O convidado será o psicanalista e cronista italiano Contardo Calligaris.