DNA da educação marista

Engenheiro do Labelo fala sobre sua trajetória e de sua família em instituições maristas

Foto: arquivo pessoal

Foto: arquivo pessoal

O engenheiro Luiz Paulo Alfama iniciou sua trajetória em instituições maristas ainda como estudante do ensino fundamental, ao ingressar no Colégio Assunção para cursar a 7ª e a 8ª série, em 1977, usufruindo de bolsa de estudos conquistada por sua mãe. Na memória, ficaram os anos inesquecíveis de incentivo à prática de esportes. “Lembro dos jogos de futebol de campo no ‘areião’, do cheiro do vestiário, dos jogos na quadra de parquet novinho do ginásio de esportes, recém-inaugurado. Também lembro que o Irmão Arlindo conferia de perto os jogos entre as séries, não gostava quando vinham jogadores ‘barbados’ disputar contra a gurizada do Assunção”, conta.

Quando chegou a vez de prestar vestibular, Alfama escolheu a PUCRS para cursar Engenharia Elétrica, em 1986. Após formado, realizou especialização em telecomunicações, em 2002, quando trabalhava numa empresa de telecomunicações. No mesmo ano, trocou de emprego e foi contratado pela Universidade como engenheiro de laboratório de ensaios, no Labelo – Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica, onde atua até hoje. A esses 16 anos de PUCRS, soma uma segunda graduação, em Engenharia Civil, via ingresso Diplomados, que concluiu em 2012 e para a qual contou com o incentivo à educação.

Seguindo seus passos, seus dois filhos, Vinícius (24) e Germano (21) ingressaram no Colégio Champagnat em 2005. O mais velho hoje cursa Ciência da Computação com conclusão prevista para o final de 2018 e faz estágio no Hospital São Lucas. Já o mais novo está no 4º semestre do curso de Psicologia. A mãe de seus filhos, Elis Regina Gomes Alfama, também embarcou na jornada marista e em 2015 concluiu o curso de Nutrição e hoje é professora no curso de Gastronomia.

“E por aí vamos, com quase uma vida inteira dentro das instituições de ensino marista, onde os valores humanos são cultivados em todas as relações. Eu e minha família temos o DNA da educação marista, trilhados nessa jornada de horas e horas aqui dentro desse Campus”, orgulha-se.