13/08/2018 - 12h17

PUCRS participa de evento mundial da Apple

Professor da Escola Politécnica apresentou trabalho de alunos do Apple Developer Academy

Foto: arquivo pessoal

O professor da Escola Politécnica Afonso Sales representou a PUCRS no Worldwide ADE Institute 2018, realizado de 16 a 19 de julho em Austin, Texas (EUA). Sales foi o único docente do ensino superior dentre os 11 professores brasileiros participantes do evento promovido pela Apple. Os outros 10 são do Ensino Fundamental e Médio, distribuídos entre os estados de São Paulo, Brasília e Maranhão. Ao todo foram 371 educadores de 38 países.

O foco principal do evento foi o programa chamado Everyone Can Create, que terá lançamento até o final deste ano no Brasil, com a proposta de estimular o uso de iPads na sala de aula, empoderando professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem. “A Apple coloca à disposição, de forma gratuita, aplicativos para incentivar a criatividade nos alunos para o desenvolvimento e comunicação de ideias através da fotografia, criação de vídeos, música e desenho”, conta Sales.

Realizado a cada dois anos, o encontro apresenta produtos da marca ligados à educação e traz momentos de colaboração entre os participantes. O objetivo é dar início a um projeto para difundir mundialmente o trabalho do grupo. A programação contou com palestras, oficinas técnicas e um showcase, onde os professores tiveram cerca de três minutos para apresentar, no palco principal, algo sobre suas atividades com as tecnologias da Apple. Sales foi um dois 40 selecionados e fez uma explanação sobre um trabalho desenvolvido por seis alunos do Apple Developer Academy na PUCRS, sendo dois deles estudantes da Universidade:  Alana Weidmann (Publicidade e Propaganda, da Escola de Comunicação, Arte se Design – Famecos), e Fabrício Cordella (Engenharia de Computação, da Escola Politécnica).

Alana Weidmann participou de projeto no Apple Developer Academy Foto: divulgação

Alana Weidmann participou de projeto no Apple Developer Academy
Foto: divulgação

O trabalho consistiu no desenvolvimento de um aplicativo, que interage com uma placa de prototipação rápida (conhecida como Arduino) e estimula o cultivo de plantas e vegetais domésticos. Durante três semanas, os alunos construíram uma armação que permite controlar via aplicativo a quantidade e intensidade de luz, bem como agendar o fornecimento de água para um vaso com sementes. “O sucesso do trabalho foi tão grande que eles estão estudando uma maneira de profissionalizar o protótipo, de forma que vire um produto a ser vendido no mercado”, elogia Sales.

A PUCRS também teve representação no evento anterior, realizado em 2016 em Berlim (Alemanha). Veja reportagem.

Apple Distinguished Educator

Com forte preocupação no uso de suas tecnologias em ambientes de ensino, a Apple concede a professores e gestores, os quais utilizam as tecnologias da empresa em trabalhos inovadores na área da educação, o título de Apple Distinguished Educator (ADE). A cada dois anos, a Apple promove um encontro mundial entre estes educadores de modo que possam apresentar seus trabalhos aos demais pares, bem como estimular a troca de experiência e trabalhos colaborativos. Atualmente, existem mais de 2.000 educadores detentores desta distinção. Entretanto, o encontro mundial fica limitado a pouco menos de 400 educadores.

Apple Developer Academy

A Apple Developer Academy oferece capacitação para o desenvolvimento de aplicativos para os dispositivos da Apple. O programa é gratuito, aberto para acadêmicos de qualquer curso e tem uma carga horária de 20 horas semanais durante dois anos.

A iniciativa propõe uma série de desafios aplicados a questões do mundo real, de modo a estimular a capacidade criativa, conhecimento técnico e habilidades específicas na solução de problemas. O currículo engloba disciplinas de desenvolvimento de software, design, experiência do usuário e empreendedorismo. Todo esse conteúdo é preparado por profissionais altamente qualificados, sintonizados nas mais recentes novidades do crescente mercado de aplicativos.