17/12/2019 - 13h34

Professor tem livro publicado pela Unesco

Docente foi convidado para integrar Cátedra da organização em setembro

alexandre_anselmo_guilherme

Professor Alexandre Anselmo Guilherme / Foto: Bruno Todeschini

O professor das Escolas de Humanidades e de Ciências da Saúde e da Vida, Alexandre Anselmo Guilherme, teve seu livro publicado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A obra Filosofia, Dialogo e Educação: Nove Filósofos Europeus Modernos, estará disponível na página da Unesco para download gratuito na versão em inglês. O volume original foi publicado pela editora Routledge com o título Philosophy, Dialogue and Education: Nine Modern European Philosophers.

Em setembro, o professor foi convidado a integrar o corpo acadêmico da Cátedra Unesco de Juventude, Educação e Sociedade, da Universidade Católica de Brasília (Cátedra 812), como membro colaborador. Guilherme assumiu a função de coordenar pesquisas e atividades acadêmicas para a promoção de uma cultura de paz, sustentabilidade, educação à cidadania global e educação para os direitos humanos na sociedade contemporânea.

Sobre a obra

Filosofia, Diálogo e Educação é uma introdução avançada a nove importantes filósofos sociais europeus: Martin Buber, Mikhail Bakhtin, Lev Vygotsky, Hannah Arendt, Emmanuel Levinas, Maurice Merleau-Ponty, Simone Weil, Michael Oakeshott e Jürgen Habermas. Este trabalho acadêmico e detalhado, porém, altamente legível, posiciona as visões sociopolíticas de cada filósofo dentro de uma tradição europeia de filosofia dialógica e reflete sobre a relevância teórica contínua do trabalho de cada um para a educação em geral e para a pedagogia crítica. A discussão em cada capítulo é informada por materiais retirados de várias fontes acadêmicas em inglês e enriquecida por materiais de outros idiomas, principalmente francês, alemão e russo. Isso aprimora a perspectiva cultural europeia comparativa do livro e conecta o trabalho de cada filósofo a debates intelectuais, políticos e sociais mais amplos.