22/04/2019 - 15h25

Professor da Escola Politécnica é considerado Educador de Destaque pela Apple

Rafael Chanin ingressou na comunidade global de educadores em 2019

Rafael Chanin, Escola Politécnica, Apple, Educadores de Destaque

O professor agora é parte de time com mais de 2,4 mil educadores. Foto: Divulgação Escola Politécnica

O professor Rafael Chanin, da Escola Politécnica, do Tecnopuc e do Apple Developer Academy passou a integrar a classe de 2019 dos Educadores de Destaque da Apple. O reconhecimento é concedido a líderes que transformam a experiência em sala de aula através das tecnologias e dispositivos Apple. O programa reúne profissionais de 45 países, com o objetivo de proporcionar soluções para a sociedade a partir da inovação na educação. Além de Chanin, o professor Afonso Sales, da Politécnica, compõe a equipe desde 2015.

Repensando rotinas na sala de aula

Em suas aulas nos cursos de Informática e no Apple Developer Academy (parceria entre a PUCRS, Apple e Instituto Eldorado para habilitar estudantes de informática a desenvolver aplicativos para iOS), Rafael Chanin utiliza o método Challenge Based Learning, onde os alunos precisam combinar o conteúdo exposto e tecnologia para solucionar desafios da vida real. “Identificamos situações do cotidiano que podem ser melhoradas e desenvolvemos alternativas para reduzir o problema, por exemplo: como garantir que idosos lembrarão de tomar suas medicações? Criamos um aplicativo para sistema iOS, onde o paciente pode cadastrar diversos medicamentos e dosagens, em diferentes dias e horários, e receber notificações como lembrete”, conta o professor. Segundo Chanin, a vantagem é que o aprendizado acontece na prática e proporciona um benefício social.

Indispensáveis para o mercado de trabalho, inovação e tecnologia também precisam estar presentes nas instituições de ensino. “Não faz mais sentido termos um mestre detentor de todo o conhecimento. Hoje os temas de estudo são trabalhados de forma multidirecional. Usamos dispositivos móveis para todas as outras situações sociais, porquê excluí-los do ambiente de aula? A Apple produz sistemas avançadíssimos, que nos permitem desbravar novos horizontes em sala, especialmente na linha da programação. Aproveito essas facilidades em muitas áreas – já elaboramos, inclusive, um sistema online de treinamento físico que alcançou os 30 mil downloads ao redor do globo”, explica.

Impactado com os resultados positivos nas turmas, Chanin inscreveu os cases no programa Educadores de Destaque. “Sabia do potencial do que produzimos aqui e que era interessante para a empresa conhecer esse trabalho, mas ser selecionado foi uma surpresa. São apenas 50 brasileiros com esse título. O importante, agora, é estar envolvido e em sintonia com as tendências, absorvendo tudo o que essa comunidade global de inovadores gera, para podermos aplicar na PUCRS e na sociedade”.

Rede global de inovação

Com um time composto por mais de 2,4 mil líderes internacionais, o programa Educadores de Destaque celebra a inovação na educação e auxilia professores a repensarem possibilidades em suas áreas de atuação com as tecnologias Apple. A cada dois anos, a empresa promove um encontro mundial entre esses profissionais, onde são apresentados trabalhos, cases de estudo e estabelecidas conexões acadêmicas. A meta do projeto é facilitar e melhorar os processos de aprendizagem em todos os continentes. Profissionais que desejem integrar a equipe devem ficar atentos às datas e critérios de inscrição no site.