24/04/2019 - 14h37

Palestra divulga bolsas para pesquisadores experientes na Europa

Oportunidades do Marie Skłodowska-Curie Actions é aberta a todas as áreas do conhecimento

Palestra, internacional, marie curie, daniel praeg

Professor Daniel Praeg explicou as facilidades e orientações do programa. Foto: Thais Gonçalves

Daniel Praeg, bolsista do programa Marie Skłodowska-Curie Actions (MSCA) – sistema internacional de bolsas no exterior financiado pela União Europeia –, ministrou uma palestra sobre as oportunidades de mobilidade entre Brasil e Europa para professores e doutores da PUCRS. O evento, ocorrido no dia 23 de abril, foi promovido pelo Escritório de Cooperação Internacional e informou sobre as inscrições para a próxima chamada anual do MSCA, que se encerram no dia 12 de setembro de 2019.

Dentro do programa, as Individual Fellowships (IF) são bolsas de pesquisa e pós-doutorado em instituições ou organizações europeias. O financiamento pretende aprimorar a carreira e as perspectivas acadêmicas de pesquisadores que atuam no exterior. A ação é voltada para investigadores promissores e experientes que já tenham doutorado ou pelo menos quatro anos de experiência em tempo integral de pesquisa.

De acordo com Praeg, o MSCA já financiou mais de 60 mil pesquisadores para ações de mobilidade internacional, de diferentes partes do mundo (130 nacionalidades) e mantém organizações anfitriãs em mais de 80 países. “O programa formou uma nova geração de pesquisadores na Europa e no mundo”, afirmou.

Praeg, que já atuou em pesquisas internacionais no Canadá, Itália, Irlanda e França, está na PUCRS para dar andamento em sua pesquisa no Instituto de Petróleo e Recursos Naturais (IPR) da PUCRS em colaboração com o Laboratório Géoazur, na França. Mais informações sobre o programa podem ser acessadas neste link.

Palestra Marie Curie, Daniel Praeg, Bolsa, Internacional, Pesquisa

O programa é destinado a professores e doutores da Universidade. Foto: Thais Gonçalves

Sobre as bolsas MSCA

• Esta ação é voltada para pesquisadores experientes de todo o mundo.
  • Para candidatar-se, o pesquisador precisa ter doutorado ou pelo menos quatro anos de experiência em pesquisa em tempo integral no momento do prazo de chamada.
  • Todas as áreas de pesquisa podem ser financiadas. Os bolsistas da MSCA vêm de uma ampla variedade de disciplinas.
  • O programa prevê um subsídio para cobrir despesas de moradia, viagem e família. Além disso, a UE contribui para os custos de formação, trabalho em rede e investigação.
  • Para se inscrever é preciso enviar uma proposta de pesquisa em conjunto com a organização de destino e currículo.