Novo modelo do Vestibular de Verão

Candidatos serão divididos por curso, e prova será em um único dia, 27 de outubro

Vestibular_foto

Vestibulandos farão prova em um só turno/Foto: Camila Cunha

O Vestibular de Verão terá mudanças na composição das provas e na data de aplicação. O modelo segue tendências das propostas para o Ensino Médio, que preveem, além de um conjunto de aprendizagens essenciais, um maior aprofundamento por área de conhecimento, através de itinerários formativos. Também está em consonância com a nova estrutura da PUCRS, organizada em oito Escolas. Os candidatos serão divididos em dois grupos de acordo com o curso escolhido, e as provas serão realizadas em um único dia, 27 de outubro (domingo), à tarde. “Como parte do Movimento PUCRS 360°, a Universidade também está transformando seus processos pedagógicos e administrativos, dentre eles o Vestibular”, afirma a diretora acadêmico-administrativa, Ana Benso da Silva.

As provas

As provas terão dois núcleos: o comum, aplicado para o Grupo 1 (Medicina) e o Grupo 2 (demais cursos); e o específico, de acordo com o curso escolhido pelo candidato.

Núcleo comum: compreende uma prova com 30 questões objetivas – Língua Portuguesa (10), Língua Inglesa ou Espanhola (10), Matemática (10) – e uma prova de Redação.

Info_VestiNúcleo específico: é composto por uma prova objetiva que varia conforme a Escola a que o curso está vinculado.

• Medicina
    • 20 questões de Química, Biologia e Física
    • 20 questões de História, Geografia e Literatura
    • Totalizando 70 questões (30 do núcleo comum + 40 do núcleo específico) e Redação
  • Demais cursos
    • Cursos ligados às Escolas de Direito, de Negócios; de Comunicação, Artes e Design; e de Humanidades: 20 questões de História, Geografia e Literatura
    • Cursos ligados às Escola Politécnica, de Ciências da Saúde e de Ciências: 20 questões de Química, Biologia e Física
    • Totalizando 50 questões (30 do núcleo comum + 20 do núcleo específico) e Redação

Os candidatos à Escola de Medicina farão as questões em 5 horas e 30 minutos. As provas dos vestibulandos para os demais cursos terão 4 horas e 30 minutos de duração. As provas de ambos os grupos começarão no mesmo horário: 13h.

Definição da data

A PUCRS antecipará o Vestibular para o final de outubro para não colidir com as datas de eventos já programados. Neste ano, o concurso da UFRGS será realizado em dois finais de semana: nos dias 23 e 24 de novembro e nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro, mês em que também ocorre a realização do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Modalidades de inscrição

No momento da inscrição, o vestibulando poderá escolher entre três modalidades: realizar a prova da PUCRS; utilizar a nota do Enem; ou realizar a prova e utilizar o Enem. Neste último caso, prevalecerá a modalidade em que ele tiver melhor classificação.