22/04/2019 - 08h40

Escola de Ciencias da Saúde lança aplicativo de inovação pedagógica para professores

Ferramenta traz metodologias e sugestões de aplicação de tecnologias em sala de aula

50Vida-Em_Pauta(App_site)O Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP) da Escola de Ciências da Saúde lançou um aplicativo para conectar professores e compartilhar questões referentes à inovação pedagógica. O evento foi realizado em dois momentos no dia 9 de abril, no Living 360°, e contou com a presença dos docentes da unidade acadêmica e de representantes de Nips de outras Escolas, como NegóciosHumanidades.

O app traz vídeos sobre metodologias inovadoras em sala de aula, artigos e textos e indicação de livros sobre inovação e docência, links úteis e sugestão de uso de tecnologia em aula. Além disso, trabalha o estabelecimento de objetivos de aprendizagem para alunos, apresentando vídeos explicativos, artigos e metodologias coerentes com métodos ativos de ensino e aprendizagem. Ainda, uma aba permite o compartilhamento de opinião, dúvidas e troca de informações, como em um chat, incentivando que todos os docentes se comuniquem.

A proposta é que seja uma ferramenta de construção coletiva. O NIP da Escola de Ciências da Saúde fica responsável pelo conteúdo, mas todos os professores podem sugerir ou indicar materiais, leituras e links. Os NIPs das demais Escolas, bem como docentes de todos os cursos, estão convidados a utilizar o app e a participar da construção.

Núcleo de Inovação Pedagógica

Todas as Escolas possuem um Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP), integrado à Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada, que tem como objetivo o desenvolvimento de professores, a partir do trabalho com metodologias ativas e apoio de tecnologias para transformar os processos de ensino e de aprendizagem.