03/03/2020 - 17h14

Era uma vez, um Assis Brasil e a Escrita Criativa

Professor gaúcho e aulas são referências na área de Letras, cada vez mais valorizada mundialmente

Lançamento do livro Escrever Ficção, Luiz Antonio de Assis Brasil, Instituto de Cultura - Escrita Criativa

Foto: Bruno Todeschini

Após a visita de um amigo jornalista que havia passado por um período no exterior, a luz brilhou: Luiz Antônio Assis Brasil teve a ideia de produzir uma oficina de Criação Literária. Desde então, as aulas, que começaram em 1985, completam 35 anos, em 2020, e se estabeleceram como a oficina ininterrupta mais antiga do Brasil. Atualmente, o que começou como uma ideia, já é responsável pela formação de alunos também da graduação, mestrado e doutorado. Isso porque além do curso de ensino superior, Escrita Criativa também é ofertada como linha de pesquisa e área de concentração na Pós-Graduação da PUCRS. O pioneirismo do case de sucesso flerta com a contemporaneidade de suas técnicas, utilizadas no mundo todo, conhecidas nos países de Língua Inglesa como Creative Writing.

Em tempos anteriores aos da popularização da internet, Assis Brasil enviava cartas para Universidades de todas as partes do mundo, as quais ele sabia que possuíam cursos parecidos com o seu. Com o retorno das correspondências e a observação de outras práticas de grandes referências, o docente teve uma feliz confirmação: o que fazia em sala de aula, que na maioria eram metodologias de sua autoria, também estavam de acordo com o que o mercado praticava.

Assis Brasil, o Mestre dos Autores

Desde 1975, Luiz Antônio Assis Brasil é professor da PUCRS. Antes disso, cursou Ciências Jurídicas e Sociais, mas resolveu seguir o seu sonho e ingressar na área de Linguística, Letras e Artes. Ao ser questionado se imaginaria fazer algo diferente, responde sem pensar duas vezes: “Nunca, faz parte da minha vida!”. O docente já publicou 21 obras no Brasil, Portugal, Espanha e França. Entre eles, Escrever Ficção, que apresenta ferramentas indispensáveis para a formação de um escritor. Já foi homenageado, em 2015, com a publicação de Festschrift para Assis Brasil, nos 30 anos de funcionamento da Oficina de Criação Literária. Também foi o primeiro coordenador geral do Delfos, Espaço de Documentação e Memória Cultural da PUCRS.

O professor já foi reconhecido pela imprensa como o Mestre dos Autores e O Inventor de Escritores. Confira algumas reportagens que destacam o trabalho do docente:

Livro Luiz Antonio de Assis Brasil - Escrita Criativa

Livro Luiz Antonio de Assis Brasil

Um mergulho no universo narrativo

Michel Laub, Amilcar Bettega, Daniel Galera, Cíntia Moscovich, Carol Bensimon são apenas alguns de escritores renomados e alunos de Assis Brasil que já publicaram obras. Porém, Escrita Criativa não é apenas para quem quer atuar na área da Literatura, mas para todos que estão dispostos a mergulhar no universo narrativo. O curso possibilita trabalhar com escrita, edição, revisão de texto, redação ou roteiro, entre outros, em diferentes gêneros e linguagens, com meios convencionais ou digitais.

Vários dos alunos do curso de graduação em Escrita Criativa, assim como da oficina de Criação Literária são de áreas diferentes, que podem trabalhar de maneira interdisciplinar, se complementando. “O Jornalismo não deve perder o sentido, ou a sua função, mas é importante ter leveza para falar com o leitor”, conta Assis Brasil, como exemplo.

Uma ideia, muitas histórias

Assis Brasil destaca que o curso de Escrita Criativa é resultado de diferentes histórias de vida que se dedicaram e trabalham para o seu desenvolvimento. Entre eles, destaca os nomes de Bernardo Bueno, coordenador do curso e pesquisador da PUCRS, e Paulo Kralik, pesquisador e professor que, segundo o docente, foi fundamental para a implementação do curso de ensino superior na área.