25/06/2019 - 14h11

Entenda como funciona a Cipa

Os membros eleitos têm mandato de um ano

2019_06_25-Sipat

Funcionários participam da Sipat/Foto: Bruno Todeschini

Na última semana, elegemos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), que terão mandato de um ano. Uma exigência legal, o órgão tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho de modo a tornar compatível a atividade laboral com a preservação da vida e a promoção da saúde. Os integrantes da Cipa recebem treinamento de 20 horas, distribuídas durante o expediente normal da empresa.

Principais atribuições dos componentes:

  • Identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar um mapa com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do Sesmt;
  • Elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho;
  • Realizar, a cada reunião, avaliação do cumprimento das metas fixadas em seu plano de trabalho e discutir as situações de risco identificadas.

Em conjunto com o Sesmt, a Cipa realiza a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat). Também deve participar anualmente, com a empresa, de Campanhas de Prevenção da Aids e demais ações de promoção da saúde e da vida.

 

Conheça os novos eleitos da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA gestão 2019/2020*:
Titulares
José Givanildo de Lourenço Geope
Edmar Ebling da Silva Geope
Fabiano Franco Pedroso Geope
Orimar Guimarães da Costa MCT
Zita Judith Bonai Pedot Proex
Suplentes
Jeferson da Silva Rodrigues Gerfin
Elisângela de Lima Silveira Geope
Roberto Machado da Rosa Geinfra
Everton Zanini Machado Gerfin

 

* A comissão é composta por 18 membros. Nove são eleitos entre professores e funcionários e nove são indicados pela empresa.

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias