13/12/2018 - 10h48

Encontro com a Reitoria recordou realizações de 2018 e apontou desafios para 2019

Evento reuniu professores e técnicos administrativos para celebração de Natal e contou com apresentação do Coral

Encontro com a Reitoria, coral, Natal

Foto: Bruno Todeschini

O Encontro com a Reitoria 2018, realizado em 11 de dezembro, foi um momento de recordar as conquistas do ano e de vislumbrar os horizontes do futuro. O evento contou com uma retrospectiva de 2018, apresentação dos desafios de 2019, apresentação do Coral da PUCRS, com participação da diplomada Nani Medeiros, e celebração em preparação ao Natal.

Em sua fala à comunidade PUCRS, o reitor Ir. Evilázio Teixeira destacou inúmeras iniciativas que marcaram este ano, como a implementação das oito Escolas, a criação da Superintendência de Inovação e Desenvolvimento, com o desafio de lançar mil startups nos próximos 10 anos, a Aliança para Inovação de Porto Alegre, o programa de aprimoramento da gestão e a potencialização da agenda cultural da Universidade. Ainda, aplaudiu o compromisso coletivo de fidelização e captação de estudantes, com ações como o Open Campus, que recebeu cerca de 7 mil visitantes e estudantes da educação básica. “Renovamos o vestibular, ampliamos outras formas de ingresso, desburocratizamos as transferências diante de uma nova realidade que exige respostas mais rápidas”, comentou.

Destaques de 2018

Outras atividades desenvolvidas ao longo do ano lembradas no evento foram a inauguração do escritório Education USA; congressos como o Brispe e Cidu, que trouxeram à universidade pesquisadores, professores e estudantes do Brasil e do exterior; o lançamento da Universidade da Terceira Idade (Unati) e a intensificação do relacionamento com diplomados por meio da Rede Alumni. “Alcançamos um crescimento significativo nos cursos lato sensu, por meio do PUCRS Online, parceria com Uol Editech, com presença em todos os estados brasileiros. Hoje temos mais de 8 mil alunos matriculados nessa modalidade e para 2019 a meta é dobrar esse número”, ressaltou.

Em termos de cenário mundial, destacou-se a Política Institucional de Internacionalização, balizadora das principais diretrizes para que a PUCRS seja, cada vez mais uma universidade de classe mundial, ampliando o intercâmbio entre docentes e mobilidade entre estudantes. “Conquista importante a partir desta política foi o edital Capes/Print, que contemplou projetos de pesquisa que receberão aporte financeiro do governo federal”, garantiu.

Na área da saúde e assistência, foram destacados o voluntariado, reconhecimentos nacionais e internacionais que conferem à PUCRS o status de melhor universidade privada do Brasil e entre as melhores da América Latina, as melhorias implementadas no Hospital São Lucas, o planejamento do Campus da Saúde e a transformação do Centro Vila Fátima em uma unidade de saúde vinculado ao hospital. “Há muito a agradecer pelo trabalho e dedicação diários, que fazem desta universidade uma instituição de referência em educação, pesquisa e inovação, como também um lugar de realização profissional e pessoal. Certamente há muito a construir, temos desafios significativos, que exigirão de todos muita energia, criatividade e competência como comunidade engajada em uma mesma missão. Ao completar 70 anos de história, a PUCRS celebra não só o passado, mas o presente que se faz futuro.”

Compromisso com a inovação

Quatro iniciativas expressam o compromisso da Universidade com a inovação e o desenvolvimento nas áreas de educação, mobilidade urbana a e saúde. Entre as principais estão as entregas do movimento PUCRS 360°, com a remodelação total do prédio 15 como um espaço pensado para tecnologias inovadoras de ensino-aprendizagem e para atender as necessidades mais latentes apontadas pelos estudantes de hoje e de amanhã. Além disso, uma nova ponte na avenida Ipiranga facilitará o acesso ao HSL e demais serviços do Campus da Saúde, trazendo melhoras para o trânsito e mais segurança para a comunidade que circula na região. “A fase II do Instituto do Cérebro vai triplicar o tamanho do InsCer, consolidando-o como referência na pesquisa e diagnostico de doenças do cérebro e na produção de radiofármacos”, completou.

Desafios para 2018

O horizonte traçado para 2019 é de significativas conquistas, fruto do trabalho, planejamento e do compromisso de todos que integram a comunidade PUCRS. É também de desafios a serem superados. “O maior deles é contornar o decréscimo de alunos na graduação, ampliando o nível de satisfação dos estudantes, tornando nossa qualidade, em todos os espaços e âmbitos, cada vez mais perceptível, obtendo maior fidelização e captação”, ressaltou Ir. Evilázio.

Veja a apresentação com destaques e reconhecimentos de 2018.