01/07/2020 - 09h26

Clínica Predes promove práticas para prevenção e solução de conflitos

Serviço será aberto à toda a comunidade acadêmica, com o desenvolvimento de habilidades e competências colaborativas

Clínica Predes promove práticas para prevenção e solução de conflitos - Serviço será aberto à toda a comunidade acadêmica, com o desenvolvimento de habilidades e competências colaborativas

Foto: August de Richelieu/Pexels

A Clínica de Prevenção e Desenho de Soluções de Conflitos (Predes), da Escola de Direito da PUCRS, é uma ação inovadora que atenderá à toda a comunidade acadêmica. A proposta é disponibilizar o desenvolvimento de habilidades e competências para a solução de conflitos de forma adequada e estimular atividadecolaborativasO serviço começou a funcionar durante o período de quarentena causado pela Covid-19 e já conta com atividades através de plataformas online. 

Atualmente, estamos experimentando uma nova realidade nas relações, não apenas em decorrência da pandemia, mas principalmente por força de um movimento mundial para mudanças de paradigmas no que se refere à solução de conflitos”, explica Fernanda Medeiros, professora da Escola de Direito queao lado dos/as docentes Fernanda Pozzebon e do Jerônimo Roveda, compõe a equipe da Clínica. A iniciativa está de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Organização das Nações Unidas, que destaca na ODS 16 a necessidade da promoção de Paz, Justiça e Instituições Eficazes.  

A busca por soluções alternativas para conflitos também é incentivada pelo Código de Processo Civil, que estimula não só a procura pelo Poder Judiciário. “A utilização de formas adequadas para as soluções de conflitos é hoje o caminho mais efetivo para acesso à Justiça, por meio de uma atividade colaborativa e de uma cultura da paz”, conta Fernanda sobre o protagonismo do projeto. 

Cultura da paz 

Clínica Predes promove práticas para prevenção e solução de conflitos - Serviço será aberto à toda a comunidade acadêmica, com o desenvolvimento de habilidades e competências colaborativasAlém de ser um projeto inédito no meio acadêmico, a Clínica também estimula o desenvolvimento da pesquisa, da extensão e da transformação de uma nova geração de profissionaisCom a capacitação para atuar em diversocenários e a ampliação da formação, orientada pela cultura da paz, os/as estudantes se encontram muito mais preparados para o mercado de trabalho. 

Seja parte da solução 

Em um primeiro momento, a Clínica Predes trabalha com ênfase nos/as alunos/as da Escola de Direito. A participação poderá ocorrer de diversas formas, como cursos, seminários, pesquisas, grupos de estudos, atividades simuladas e práticas, entre outras. 

Porém, nesse momento de distanciamento físico, as atividades do projeto foram mantidas na modalidade online. As práticas estão funcionando através do compartilhamento de conteúdo pelas mídias sociais, eventos online e, assim que possível, com a implementação dos grupos de estudos. 

Fique por dentro

Acompanhe todas as novidades da Clínica Predes através do Instagram do projeto, @clinicapredes.pucrs!

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias